Portugal é o 7º país mais seguro do mundo e o 5º mais pacífico da União Europeia. Um dos principais motivos para a escolha de se viver em um país é, sem dúvida, a segurança. Por isso, a segurança em Portugal tem sido o ponto forte do país para que muitas famílias brasileiras o escolham para viver.
Em 2019 e 2020, Portugal alcançou o 3º lugar na lista de países mais pacíficos do mundo, segundo o Global Peace Index (Índice Global da Paz). Já nos rankings de 2022 e 2023, o país ficou em 6º lugar e, no levantamento de 2024, passou para o 7º lugar, ainda se mantendo nos top 10 países mais seguros do mundo.
Então, se para você o fator segurança também está entre os mais importantes na hora de escolher onde viver, neste artigo você verá como Portugal tem se destacado nos últimos anos nesse quesito.
Melhora da segurança em Portugal nos últimos anos
Em 2014, a segurança em Portugal era considerada pior, pois o país ocupava o 18º lugar no ranking. Essa é uma ótima notícia, pois, em 10 anos, a subida de nível foi grande. Embora Portugal tenha caído um nível – já que estava em 6º lugar em 2022 e 2023, passar a ocupar o 7º lugar, entre 163, ainda é excelente.
Investimentos do Governo na segurança em Portugal
O Governo de Portugal tem demonstrado um compromisso significativo com a segurança interna, alocando recursos substanciais para a modernização e operacionalidade das forças de segurança. Entre 2022 e 2026, está previsto um investimento total de 607 milhões de euros, distribuídos da seguinte forma:
Infraestruturas: 236,9 milhões de euros
Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação: 251,9 milhões de euros
Veículos: 64,5 milhões de euros
Armamento: 11,5 milhões de euros
Equipamento de Proteção Individual: 15,3 milhões de euros
Equipamentos para Funções Especializadas e Apoio à Atividade Operacional: 27,1 milhões de euros
Este plano de investimento visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais das forças de segurança, aumentando a operacionalidade e a qualidade do serviço público prestado aos cidadãos. Além disso, busca assegurar a coesão territorial, garantindo que todas as regiões do país beneficiem destas melhorias.
Em termos de remuneração, desde 2021, a componente fixa do suplemento de risco aumentou de 31€ para 100€, representando um investimento anual permanente superior a 50 milhões de euros. Entre 2022 e 2026, está previsto um aumento médio de 20% nos salários e abonos: 29% para Guardas/Agentes, 16% para Sargentos/Chefes e 14% para Oficiais. Adicionalmente, foram pagos 114 milhões de euros em retroativos por suplementos remuneratórios não pagos em períodos de férias entre 2010 e 2018.
Estes investimentos mostram a prioridade do governo em fortalecer a segurança pública, garantindo recursos adequados para a atuação eficiente das forças de segurança em todo o território nacional.

Percepção da população sobre a segurança em Portugal
Os portugueses, cada vez mais, têm a percepção de viverem em um país pacífico. Portugal, que tem recebido todos os dias centenas de imigrantes, destaca-se pela aceitação de povos de outras culturas e não sofre com terrorismo, qualidades que justificam o fato de que Portugal é o 7º país mais seguro do mundo.
No que diz respeito à percepção dos brasileiros que vivem em Portugal, a segurança no dia a dia traz uma sensação de liberdade que muitos já não tinham quando moravam no Brasil.
“Nos surpreendemos com a tranquilidade e segurança que temos aqui, o que deveria ser normal em qualquer lugar, mas estamos mal acostumados com uma realidade diferente no Rio. E para nós, isso aqui é o paraíso”, relata Teresinha de Jesus, carioca, aposentada, que vive em Cascais.
Cidades como Rio de Janeiro, que sofrem diariamente com cenas de violência e conflitos internos, levaram o Brasil a ficar em 130º lugar no ranking de 2022. É comum encontrar brasileiros que se mudaram para Portugal por quererem que seus familiares possam apreciar a vida com mais liberdade e segurança.
“Quando cheguei em Portugal, foi logo visível que o país luso proporciona segurança àqueles que vivem ou passeiam por aqui. Policiamento nas ruas, câmeras em locais públicos e um sistema judiciário eficaz, lhe garantem andar nas ruas sem sentir medo. Muitas são as vezes em que volto para casa tarde e reflito sobre o impacto que isso tem em nossa vida. Ter liberdade de ir e vir, ser respeitada por suas diferenças culturais e sentir-se segura. Entender que isso não é nada além do que um direito do cidadão”, conta Bárbara Fernanda Jacobowsky, catarinense que já viveu nos Estados Unidos e atualmente vive em Portugal.
Segurança em Portugal: as 10 cidades mais seguras
A PORDATA trouxe, em abril de 2020 (levantamento mais atual até o momento), a lista das cidades mais seguras de Portugal. Os dados foram medidos pelo número de crimes gerais, tais como assaltos e furtos, que aconteceram nas cidades portuguesas, considerando o estudo a cada 1.000 habitantes.
- 10º – Alter do Chão (Alentejo)
- 9º – Oeiras (Grande Lisboa)
- 8º – Velas (Açores)
- 7º – Fundão (Castelo Branco)
- 6º – Caldas da Rainha (Leiria)
- 5º – Vila Franca de Xira (Grande Lisboa)
- 4º – Góis (Coimbra)
- 3º – Alvito (Alentejo)
- 2º – Seixal (Setúbal)
- 1º – Torres Novas (Santarém)
Segurança em Portugal continua melhorando, de acordo com o RASI 2023
O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2023, publicado em 28 de maio de 2024, apresenta uma análise detalhada da criminalidade em Portugal. De acordo com o relatório, a criminalidade geral aumentou 8,2% em relação a 2022, totalizando 371.995 ocorrências. A criminalidade violenta e grave também registrou um aumento de 5,6%, com 14.022 casos reportados – fatos que justificam a pequena queda do país no ranking de segurança.
A criminalidade geral aumentou na maioria dos distritos, com exceção de Coimbra, que registou uma ligeira diminuição. Os aumentos mais significativos ocorreram em:
Faro: +13,5%
Setúbal: +12,9%
Beja: +12,3%
Leiria: +12,1%
Melhores e piores países no Índice Global da Paz 2024
Nessa edição de 2024, Índice Global da Paz mostrou que o nível médio de paz global se deteriorou 0,56%, representando o 5º ano consecutivo em que a paz se deteriorou. Mas, a Europa continua sendo a região mais pacífica do mundo e abriga sete dos dez países mais pacíficos.
Os 10 países que ocupam o topo do ranking são:
1- Islândia
2- Irlanda
3- Áustria
4- Nova Zelândia
5- Singapura
6- Suíça
7- Portugal
8- Dinamarca
9- Eslovênia
10- Malásia
Dos 10 países que ocupam esse topo, 6 são europeus. Nesta edição, a Suíça deixou de fazer parte dos 10 países mais seguros, sendo substituída pelo Japão, que voltou a entrar para o topo da lista.
Já entre as 10 nações menos pacíficas do mundo estão:
1- Iêmen
2- Sudão
3- Sudão do Sul
4- Afeganistão
5- Ucrânia
6- República Democrática do Congo
7- Rússia
8- Síria
9- Isael
10- Mali
O que é o Índice Global da Paz que classificou a boa segurança em Portugal
O Índice Global da Paz teve a sua 18ª edição em 2024 classificando 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de paz, cobrindo 99,7% da população mundial.
Esse índice é produzido pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), e é considerado o medidor líder mundial de paz global, por utilizar 23 indicadores quantitativos e qualitativos de fontes respeitadas e reconhecidas.
A pontuação de cada país é calculada usando três domínios temáticos: nível de segurança e proteção social, extensão do conflito interno e internacional e o grau de militarização de cada nação.
Em sua décima quinta edição, o Índice Global da Paz trouxe, também, uma análise econômica, tendências e formas de desenvolver sociedades pacíficas, e um alerta para as mudanças climáticas que, no futuro, podem interferir no cenário de paz mundial.
O Instituto de Economia e Paz tem sua base em Sidney, na Austrália, e escritórios em mais 5 cidades do mundo. O IEP é independente, não possui fins políticos nem lucrativos, e se dedica a mudar o foco da paz como algo positivo, alcançável, e uma maneira tangível de medir o bem-estar e progresso da humanidade. Para saber mais sobre a pesquisa e o ranking geral, acesse o link aqui.
Se ainda estiver na dúvida sobre qual país escolher para morar, tenha a certeza de que, como Portugal é o 7º país mais seguro do mundo, é uma das suas melhores opções para encontrar tranquilidade e qualidade de vida.
Se ainda está com dúvidas sobre Portugal, como conseguir o seu visto ou obter a Nacionalidade Portuguesa, entre em contato conosco.