Getting your Trinity Audio player ready... |
A cidade de Évora em Portugal é uma das relíquias portuguesas. Muito bem preservada, a pequena cidade do Alentejo atrai muitos turistas por causa das sua gastronomia e atrações turísticas. Confira a seguir como chegar em Évora, o que fazer e se vale a pena morar.
Onde fica Évora?
A cidade de Évora em Portugal está localizada no Alto Alentejo. Desse modo, a distância entre Évora e Lisboa é de 134 quilômetros. O trajeto é feito em 1h30 minutos e a melhor forma para chegar na cidade é de carro.
Além disso, também existe a opção de chegar em Évora de transporte público, de ônibus ou trem. Os trens saem da capital Lisboa quatro vezes ao dia e duram cerca de 1h30 minutos (mesmo tempo que de carro).
De trem (comboio), o transporte é feito pelos Comboios de Portugal e os bilhetes podem ser comprados pela internet.
Já de ônibus (autocarro), a empresa que faz o trajeto a partir de Lisboa é a Rodoviária do Alentejo. O bilhete custa € 11,90 o trajeto ou € 21,20 ida e volta.
Para quem está em Setúbal, a distância até Évora é menor, são 100 quilômetros, em 1h10 minutos de viagem.
Já para quem mora no Algarve, a distância de Faro é de 227 quilômetros, em uma viagem de carro de 2h30 minutos.
Contudo, quem mora no norte e vai para Évora a partir do Porto são 407 quilômetros pela autoestrada A1. Uma viagem de 407 quilômetros, mas com ótima infraestrutura. Importante saber que a estrada possui pedágios.
Guia do Alentejo – conheça a maior região de Portugal.
Porque colocar Évora no seu roteiro de viagem?
Com 56 mil habitantes, Évora é uma cidade-museu. Por onde você olha há alguma coisa interessante para ver. A arquitetura típica do Alentejo com as casas brancas e detalhes em amarelo, o Templo Romano, as muralhas.
Sendo considerada um museu a céu aberto, o centro histórico de Évora foi classificado como Patrimônio Mundial pelo UNESCO. Além disso, ela está presente na Rede de Cidades Europeias mais antigas, sendo habitada pelos romanos.
Se você está programando uma viagem por Portugal não deixe de colocar Évora no seu roteiro. Tenho certeza que você vai se encantar pela cidade. Você pode fazer um bate e volta de Lisboa e conhecer os principais pontos turísticos em um dia.
Além disso, não deixe de provar a gastronomia típica alentejana e comer as tradicionais Queijadas de Évora, a Siricaia, o Pão de Rala, é para comer rezando!
Veja também tudo sobre como morar em Portugal: com todas as dicas que você precisa saber.
O que fazer em Évora?
Se você já conversou com alguém que visitou Portugal, com certeza já ouviu falar sobre a Capela dos Ossos, uma das atrações mais curiosas e até macabras de Portugal. Mas essa é apenas uma das atrações de Évora, conheça as principais:
Templo Romano
O Templo Romano de Évora é sem dúvida a principal atração de Évora. Também conhecido como Templo de Diana, é a comprovação da presença romana em Portugal. É considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e sua construção é do século I d.C.
Bem em frente ao Templo, também fica um lindo jardim, chamado Jardim Diana, com uma vista incrível da cidade.
Muralhas de Évora
As muralhas de Évora protegiam a cidade de inovações nas batalhas. Ela foi mandada construir pelo Rei Afonso IV de Portugal, no século XIV.
Desse modo, ao visitar Évora é possível fazer uma viagem ao tempo. As muralhas que protegem a cidade são quase intocadas e muito bem preservadas.
Além das muralhas, existem torres de observação e as Portas de Aviz.
Capela dos Ossos
A Capela dos Ossos é visita obrigatória para quem visita Évora e programa uma viagem para Portugal. Localizada na Igreja de São Francisco, a frase escrita na sua entrada já assusta:
“Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.
Se por um lado, há algo muito macabro em ver ossos, crânios humanos e esqueletos, a mensagem que queria ser transmitida na época é sobre a fragilidade da vida humana.
Estima-se que tenham cerca de 5.000 caveiras humanas, que estavam enterradas em cemitérios da cidade. Como os cemitérios ocupavam muito espaço, a ideia dos monges foi decorar a capela com ossos.
Mesmo que você ache macabro, vale a pena a visita. A luz que entra na capela e a luz direcionada para os esqueletos vai te surpreender.
Jardim Público de Évora
Já o Jardim Público de Évora é outra atração da cidade. Com jardins magníficos, um coreto e muitos monumentos históricos, vale a pena a visitar. No local estão os restos da muralha medieval, o Palácio de D. Manuel e as Ruínas Fingidas.
Sé de Évora
A Sé Catedral de Évora é a maior catedral medieval de Portugal. O início da sua construção foi no ano de 1186, mas ela só ficou pronta no ano de 1250.
Toda feita de granito, a igreja é caracterizada pelo estilo gótico e românico.
Custo de Vida em Évora Portugal: que tal morar no Alentejo?
Praça do Giraldo
Esta é uma praça centralizada em Évora, e que leva o nome de Geraldo Geraldes, o “Sem Pavor”. Tal alcunha foi alcançada por ter cedido seus préstimos por combater e ajudar a retirar os mouros do território português.
A praça contempla diversos cafés e restaurantes, assim como uma gama de serviços para turistas que visitam Évora.
Vale visitar a praça de dia e a noite, principalmente para fotografar a fonte de mármore. Esta em estilo barroco, tem 8 bicas de água que representam todas as ruas que convergem na praça.
Como é morar em Évora?
Morar em Évora é ter bastante tranquilidade. É uma cidade bastante pacata e é possível fazer quase tudo a pé.
O clima em Évora é extremo, os verões no Alentejo são bem quentes, com muitos dias de sol e temperaturas que chegam aos 40°C.
Por outro lado, os invernos em Évora são bem frios, com chuva e temperaturas que chegam a 0°C durante a noite.
É uma das cidades portuguesas para morar no interior do país, ter bastante qualidade de vida e estar a pouco tempo de Lisboa.
Muitos estrangeiros também escolhem a cidade para estudar por conta da sua universidade.
Conheça as cidades do interior de Portugal: como é morar e o incentivo do Governo.
Universidade de Évora
A Universidade de Évora é uma das mais antigas da Europa e a segunda universidade fundada em Portugal (ano de 1559), depois da Universidade de Coimbra.
Atualmente conta 7.800 alunos, sendo 1.500 estudantes estrangeiros. A universidade possui 40 opções de cursos de licenciatura, 55 mestrados e 31 doutorados. As quatros escolas da Universidade de Évora são nas áreas de Artes, Ciências Sociais, Ciências e Tecnologia e Enfermagem. Além disso, conta com um Hospital Veterinário.
Universidade de Évora – como estudar no Alentejo de Portugal
Conheça também a lista das melhores Universidades de Portugal e saiba como se candidatar.