Getting your Trinity Audio player ready... |
Fazer um curso superior em uma instituição internacional agrega bastante valor ao currículo dos profissionais brasileiros. Se você tem essa intenção, certamente fará um bom investimento ao estudar fora, neste contexto a Universidade Lusófona do Porto em Portugal é uma boa opção.
Por conta do idioma e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal, as universidades portuguesas estão entre as mais consideradas pelos estudantes brasileiros.
Entre elas, está a Universidade Lusófona do Porto, que você vai conhecer melhor a partir de agora, com informações sobre a instituição, seus cursos, bolsas de estudos, documentos necessários e onde pesquisar valores. Boa leitura.
Sobre a Universidade Lusófona do Porto
A Universidade Lusófona do Porto é a maior universidade privada portuguesa, com unidades no Porto e em Lisboa. Quando foi fundada, em 1994, a instituição se chamava Universidade Moderna do Porto.
Em 2005 foi transmitida para a COFAC (Cooperativa de Formação e Animação Cultural), e seu nome mudou para Universidade Lusófona no Porto.
A Instituição oferece cursos de licenciatura, mestrado, mestrado integrado, doutorado, pós-graduação e outras formações complementares.
Onde fica a Universidade Lusófona do Porto e como chegar?
A unidade do Porto está localizada na Rua Augusto Rosa, nº 24. Para chegar lá é possível utilizar todas as redes de transportes públicos da cidade.
- Se for de autocarro (ônibus) da empresa STPC (que gere a rede de ônibus no Porto), pode pegar uma dessas linhas: 200, 201, 202, 207, 301, 303, 305, 400, 500, 600, 900, 901, 904, 905 e 906.
- Se for de comboio (trem), pode pegar para a Estação São Bento, que fica a alguns metros da Universidade.
- Se for de metrô, pode pegar a Linha D/ Laranja e a Estação São Bento.
- Se for de carro, de acordo com a sua localização, pode pegar as estradas A1: Lisboa – Porto (Saída Porto Freixo); A3: Valença – Porto (Saída Porto / Antas / Freixo); A4: Amarante Porto; IC 1: Caminha Porto; IC 2: IC 24 Porto.
Cursos oferecidos pela Universidade Lusófona do Porto
Os cursos oferecidos são divididos por unidades, conforme as áreas de atuação:
- Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias;
- Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação;
- Faculdade de Direito e Ciência Política;
- Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto;
- Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa.
Licenciatura
Artes
Artes Dramáticas – Formação de Atores;
Ciência Política e Relações Internacionais
Ciência Política e Estudos Eleitorais;
Estudos Europeus, Estudo Lusófonos e Relações Internacionais;
Comunicação
Ciências da Comunicação;
Comunicação Aplicada;
Comunicação Visual e Multimédia;
Design de Comunicação;
Videojogos e Aplicações Multimédia;
Desporto
Educação Física e Desporto;
Direito
Direito;
Engenharias e Tecnologias
Ciências de Engenharia Aeroespacial;
Engenharia Civil;
Engenharia do Ambiente;
Engenharia Elétrotécnica de Sistemas de Energia;
Engenharia Informática;
Gestão
Gestão;
Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos;
Psicologia e Educação
Psicologia;
Serviço Social
Serviço Social;
Turismo
Turismo e Gestão de Empresas Turísticas.
Mestrado Integrado
O mestrado integrado é diferente do mestrado normal porque permite ao aluno ainda estar cursando matérias da licenciatura enquanto inicia esse curso. É como uma fase de passagem para o mestrado e custa mais barato do que o mestrado. Nessa categoria há apenas o curso de Mestrado Integrado em Arquitetura.
Mestrado
Comunicação
Comunicação, Redes e Tecnologias;
Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital;
Desporto
Exercício e Saúde;
Treino Desportivo em Futebol;
Direito
Ciências Jurídico-Criminais;
Direito;
Educação
Ciências da Educação;
Engenharias e Tecnologias
Proteção Civil;
Psicologia e Educação
Justiça Juvenil e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;
Psicologia Clínica e da Saúde;
Psicologia da Justiça.
Pós-graduação
Ciência Política e Relações Internacionais
Relações Internacionais e Diplomacia Política e Económica;
Comunicação
Marketing Digital;
Direito
Direito Internacional Público e Privado;
Economia e Gestão
Escola Austríaca de Economia;
Engenharia e Ciências Naturais
Projeto e Liderança nas Ações de Prevenção, Segurança e Emergência de Proteção Civil;
Engenharias e Tecnologias
Cartografia de Risco e Planeamento de Proteção Civil;
Projeto, Certificação e Peritagem de Proteção Civil;
Reabilitação de Infraestruturas;
Gestão
Formação Executiva em Gestão da Restauração – Oportunidades em Tempos de Crise;
Gestão de Turismo;
Gestão Hoteleira;
Informática e Sistemas de Informação
Usabilidade e Acessibilidade;
Psicologia e Educação
Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.
Doutoramento
Arquitetura
Arquitetura;
Artes
Artes dos Media;
Comunicação
Comunicação e Ativismos;
Direito
Direito;
Psicologia
Psicologia Clínica, Orientação Cognitivo-Comportamental.
A Universidade Lusófona do Porto aceita nota do ENEM?
Sim, a nota do ENEM é válida para alunos brasileiros que queiram fazer curso universitário na Universidade Lusófona do Porto e de Lisboa. Para dar início a esse processo, o aluno interessado deve apresentar sua candidatura através do Concurso para Estudantes Internacionais, que se aplica a alunos não residentes da União Europeia e desejam frequentar um curso de graduação em Portugal.
Documentos necessários para aluno estrangeiro se candidatar à Universidade Lusófona do Porto
Assim como mencionado no tópico acima, o processo de candidatura do aluno interessado em estudar na Universidade Lusófona do Porto começa pelo Concurso para Estudantes Internacionais.
É válido para alunos de fora da União Europeia, que não tenham curso superior completo e que queiram fazer uma Licenciatura ou Mestrado Integrado. Veja quais são os documentos necessários para apresentar ao Concurso para Estudantes Internacionais, conforme consta no site da Universidade:
- Diploma ou certificados têm de evidenciar as circunstâncias da sua emissão de forma fidedigna e devem ser autenticados pelo Consulado Português no país emitente ou, se for caso disso, apostilados, nos termos da Convenção de Haia e traduzidos para a língua portuguesa por tradutor ajuramentado quando estiverem elaborados em língua diferente da portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa;
- Dos diplomas e certificados tem de constar, obrigatoriamente, a escala de classificação e a classificação final obtida no programa de ensino bem como que confere aos estudantes internacionais o direito de se poder candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;
- Ficha ENES, no caso de serem titulares do ensino secundário português;
- Documentação exigida pela legislação aplicável, no caso de serem titulares de habilitação legalmente equivalente ao ensino secundário;
- Uma fotografia 3×4 com fundo branco;
- Documento de identificação pessoal e fiscal exigido pela legislação portuguesa (original e fotocópia) e declaração de compromisso de entrega posterior de autorização de residência.
Programas de bolsa de estudos para brasileiros
Para conseguir uma bolsa de estudos na Universidade Lusófona do Porto, o estudante brasileiro, que ainda está no Brasil, deve entrar em contato com algum dos órgãos brasileiros que disponibilizam o acesso a bolsas, como:
Agências de financiamento do governo brasileiro CAPES e CNPQ;
Fundações estaduais de amparo à pesquisa, que oferecem, em alguns casos, bolsas de pesquisa ou ensino no exterior, como FAPESP (São Paulo), FAPERJ (Rio de Janeiro), FAPESB (Bahia).
Além dessas opções, o Banco Santander Totta tem programas de bolsas que podem ser utilizados por estudantes brasileiros que queiram frequentar a Universidade Lusófona do Porto e de Lisboa durante um semestre. O candidato interessado deve falar com a diretoria da sua universidade no Brasil.
Se o aluno brasileiro já mora na Europa, pode consultar o Guia de Financiamento Europeu que oferece cerca de 12 mil programas de apoio financeiro, conforme o perfil de cada candidato, como despesas diárias, estágios e mensalidades do curso.
Existe, ainda, o Programa Erasmus + em Portugal para estudantes que desejam conseguir bolsa para mestrado ou doutorado. Para ser um candidato elegível é necessário comprovar graduação/licenciatura completa, e não estar morando na Europa há mais de 15 meses até a data de início do curso.
É importante informar, no início do processo de candidatura, se quer concorrer como estudante de Partner Country (para brasileiros sem cidadania) ou Programme Country (para brasileiros com cidadania europeia).
O Brasil é um dos países parceiros desse Programa, e pode ser muito vantajoso, pois em geral é possível receber ajuda de custo para passagem, mensalidades do curso, seguro saúde e uma quantia mensal.
Mensalidades na Universidade Lusófona do Porto
Em Portugal, mensalidade se chama propina, e taxas se chamam emolumentos. É importante saber disso na hora de verificar os valores sem gerar confusão.
De acordo com a Universidade Lusófona do Porto, os estudantes brasileiros pagam o mesmo valor que todos os outros alunos.
Entretanto, é válido saber de algumas condições para realização de matrícula e pagamento de mensalidades, como consta no documento Propinas de Alunos Estrangeiros emitido pela COFAC (proprietária da universidade).
Quanto aos valores, são variáveis conforme o curso. Então, você pode acessar a página de mensalidades no site da Universidade para procurar os valores do curso que deseja.
Dica de intercâmbio pela Universidade Lusófona no Brasil
Para quem ainda está na fase de ingresso ao ensino superior, escolhendo a instituição brasileira na qual pretende estudar, e com pretensão de fazer intercâmbio, essa dica é interessante.
O Grupo Lusófona compreende faculdades e universidades nos países que falam a língua portuguesa. Então, se você estudar na Faculdade Lusófona brasileira, seja em São Paulo, no Rio de Janeiro ou na Bahia, terá mais facilidade na hora de fazer um intercâmbio na Universidade Lusófona do Porto ou de Lisboa.
Atenção ao ano letivo em Portugal
Não só na Universidade Lusófona do Porto, mas em todas as instituições de ensino portuguesas, o primeiro semestre vai de setembro até janeiro, e o segundo semestre vai de fevereiro até junho. Então, fique atento ao período de inscrição e seleção, que costuma ser de abril a junho, para dar tempo de separar e enviar todos os documentos necessários.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para reunir todos os documentos, entregá-los nos locais certos e sem perder prazos? Entre em contato conosco.