Getting your Trinity Audio player ready... |
O azul cristalino das águas do mar cruzando com o verde da Natureza, faz da Serra da Arrábida um cantinho especial de Portugal.
Entre os trilhos e caminhos para percorrer, praias paradisíacas, paisagens e miradouros deslumbrantes, às misteriosas grutas e castelos para visitar, a Serra da Arrábida traz para você uma grande diversidade de atividades. Vamos conhecer melhor o que de bom este lugar nos traz.
Onde fica a Serra da Arrábida?
A Serra da Arrábida integra o Parque Natural da Arrábida e está localizado perto da cidade de Setúbal (cerca de 10 km), a 45 km de Lisboa e aproximadamente a 17km de Sesimbra. O Parque Natural da Arrábida é constituído por terrenos muito acentuados das várias serras: Serra do Louro, Serra do Risco, Serra de São Luís, Serra dos Gaiteiros, Serra de São Francisco e Serra da Arrábida.
O seu ponto mais alto fica a 501 metros de altitude, permitindo que você veja uma parte da costa vicentina portuguesa. Com uma extensão de cerca de 10.800 hectares, a Arrábida abrange os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Como chegar à Serra da Arrábida?
Chegar à Serra da Arrábida é fácil, pois os acessos são bastantes simples e fáceis de aceder. Porém, ao chegar ao destino, pode deparar-se com algumas restrições na circulação de carros particulares, sobretudo no Verão.
Desde 2018, a Câmara Municipal de Setúbal implementou o Projeto “Arrábida sem carros”, para evitar o condicionamento do trânsito perto das praias. Assim, de junho a setembro, não poderá passar para além da Praia da Figueirinha com o seu carro particular. Além disso, o estacionamento nesta praia é muito reduzido, pelo que deve ir muito cedo. Entre as praias da Figueirinha e do Creiro, circulam somente os transportes públicos e veículos autorizados.
Outra solução, mais fácil e eficaz, é utilizar os transportes públicos ou fazer caminhadas de mais de 30 minutos. Poderá deixar o seu carro nos estacionamentos gratuitos (por exemplo, na fábrica de cimento SECIL) e aguardar pelo autocarro que passa a cada 15 minutos. Os preços dos bilhetes variam de acordo com o ponto de partida, mas em média custam entre 1,40€ e 4,70€. Em Setúbal, os pontos de partida são nas estações rodoviária e ferroviária, no centro comercial Alegro e na Casa da Baía.
O que visitar na Serra da Arrábida?
O Parque Natural da Arrábida é rico em praias, fauna, flora, mas também tem muitos pontos turísticos e históricos de interesse para visitar. Vamos conhecer alguns destes locais deslumbrantes:
Praias da Serra da Arrábida
As praias da Arrábida são muito conhecidas pelas suas águas azuis e transparentes que contrastam com o pano de fundo verde da vegetação. São praias paradisíacas de areias brancas e finas que vale a pena conhecer.
Além disso, o clima que se faz sentir no Verão é bastante quente (em média 27ºC), por isso é só aproveitar!
Praia da Figueirinha
A praia da Figueirinha tem um areal extenso, águas calmas e fácil acesso. É possível chegar de carro particular. No entanto, tem um estacionamento pequeno e pago, por isso o autocarro continua a ser uma boa opção.
Esta praia situa-se entre o Forte de Santiago do Outão e a Praia dos Galapos. Tem uma vista magnífica para a Península de Tróia e para o Portinho da Arrábida. Quando a maré está baixa, é possível apreciar uma pequena formação de areia no mar, muito semelhante a um ilhéu.
Além disso, dispõe de boas infraestruturas como balneários, bar/restaurante e atividades aquáticas.
Praia dos Galapos e dos Galapinhos
As praias dos Galapos e dos Galapinhos são duas praias mais pequenas, mas deslumbrantes e exóticas.
O acesso até estas praias pode ser feito através de transportes públicos ou então a pé, pelos trilhos e percursos íngremes disponíveis. No final, vale um mergulho nas águas refrescantes e cristalinas!
A praia dos Galapinhos foi considerada a melhor praia da Europa, em 2017, pela European Best Destination. Não é por acaso! Estas praias são maravilhosas e transportam-nos até às Maldivas, sem sairmos de Portugal.
Praia dos Coelhos
A praia dos Coelhos é considerada por muitos uma das praias mais bonitas e paradisíacas da Arrábida. Esta praia é selvagem e costuma ser mais isolada e escondida que as restantes. O seu acesso não é feito por estrada, sendo apenas possível lá chegar através de um pequeno trilho junto à N10-4.
Esta praia delicia aqueles que gostam de locais mais sossegados para relaxar. Não existem infraestruturas nenhumas. Apenas mar, areia branca e natureza. Um sonho!
Praia do Creiro
A praia do Creiro, a 20 km de Setúbal, é uma das mais famosas e mais visitadas da Serra da Arrábida. Aqui, pode encontrar várias acessibilidades como vigilância, bandeira azul, aluguer de espreguiçadeiras e guarda-sóis, restaurantes, balneários e até desportos aquáticos. Ideal para umas férias em família!
Na praia do Creiro é possível avistar a emblemática Pedra da Anicha, uma pequena ilhota rochosa no meio do mar, em frente à praia.
Portinho da Arrábida
Quem vai à praia do Creiro vai, obrigatoriamente, ao Portinho da Arrábida. Uma das maiores atrações da Serra da Arrábida e, com certeza, percebemos o porquê.
O Portinho da Arrábida é a porta de acesso ao litoral, para quem chega pelos lados do Azeitão.
Trata-se de uma pequena baía com uma vila de pescadores. De águas azuis e cristalinas e com uma areia fina e branca, transforma-se num cenário ideal para ser fotografado.
Serra da Arrábida – uma das 7 maravilhas de Portugal
Nem só de mar se faz esta Serra. A Serra da Arrábida dispõe de uma grande diversidade de atrações que surpreende quem a visita. Ora veja:
Miradouro do Portinho da Arrábida
O Miradouro do Portinho da Arrábida é um dos principais locais de paragem. Não só pela sua paisagem arrebatadora, mas sobretudo porque se tornou um dos locais mais instagramáveis da Serra. É de fácil acesso através da estrada N379-1 e tem espaço para deixar o carro. Aproveite a vista de tirar o fôlego e tire umas fotografias nos famosos estrados de madeira.
Sétima Bataria
As ruínas da Sétima Bataria do Regimento de Artilharia de Costa (7ª Bataria) é um dos locais mais históricos da Serra da Arrábida. Tem uma das melhores vistas sobre a costa da Arrábida.
Esta unidade de defesa está desativada desde 1998 e, desde então encontra-se abandonada. No entanto, vale a pena parar para conhecer e até mesmo visitar os bunkers ou as peças de artilharia abandonadas.
Ao lado, poderá também visitar o Forte de Santiago do Outão.
Convento da Nossa Senhora da Arrábida
Situa-se no interior da serra e é também de fácil acesso. No entanto, apenas é possível visitá-lo às quartas-feiras, sábados e domingos, mediante marcação prévia.
É rodeado de vegetação protegida e fica bem no alto da serra. É de dimensão grande por isso, é rapidamente identificável.
O Convento da Nossa Senhora da Arrábida pertence a um grande grupo de conventos construídos pela Ordem Franciscana em pleno século XVI.
Lapa de Santa Margarida
A Lapa de Santa Margarida está secretamente localizada dentro de uma gruta natural, junto ao mar azul da Serra da Arrábida.
Esta capela pitoresca é absorvida pela natureza que a envolve. Por não estar nos planos turísticos das agências, é um local pouco visitado e gratuito, por isso pode desfrutar do sossego e paz.
A cave e a capela estão localizadas a cerca de 500 metros da Praia do Portinho da Arrábida. O percurso é feito por um caminho estreito com mais de 200 degraus que descem até quase ao nível do mar.
Forte de São Filipe
O Forte de São Filipe foi construído em 1582, pela ordem de Filipe II de Espanha. Uma fortificação com uma localização estratégica, cujo objetivo era proteger a cidade e a foz do rio Sado.
Desfrute da vista panorâmica para o Estuário do Sado ou para a beleza da península de Tróia.
Mercado do Livramento
Antes de ir embora, não se esqueça de passar pelo tradicional Mercado do Livramento, considerado um dos mercados de peixe mais famosos do mundo.
Já com 142 anos de história, este mercado oferece uma grande variedade de produtos frescos, desde o peixe e marisco, frutas e legumes, doçaria conventual, artesanato, entre outros.
As cores das bancas contrastam com um enorme painel de azulejos portugueses, com ilustrações de pesca e de agricultura, alusivas à História da cidade de Setúbal.
Ali perto da Serra da Arrábida, pode ainda aproveitar para visitar outros castelos e/ou monumentos que vale a pena conhecer! São eles:
– Castelo de Palmela;
– Moinhos Vivos de Palmela;
– Castelo de Sesimbra;
– Cabo Espichel;
– Estação arqueológica do Creiro.
Como pode ver, tem muitos motivos para visitar a tão famosa Serra da Arrábida, uma das 7 maravilhas de Portugal! Seja pelas suas praias paradisíacas, seja pela sua cultura, história ou natureza.