Getting your Trinity Audio player ready... |
A região centro de Portugal é a terceira mais populosa, com quase 2,3 milhões de habitantes, de acordo com o Censo 2021. Sua capital é Coimbra – cidade e também distrito do qual fazem parte outras cidades do litoral centro de Portugal.
Mas, não é apenas no Distrito de Coimbra que há belíssimas praias para visitar. Ao longo do litoral centro, muitas paisagens são marcadas por um areal largo, de areia fina e dourada, com encostas resguardadas por pinhais e dunas, e um mar azul-profundo.
Há também outras praias fluviais e nascentes, além de albufeiras e barragens, oferecendo aos seus visitantes encontros únicos com a natureza, mesmo nas cidades que não são banhadas pelo mar.
Mas, hoje vamos listar as principais cidades do litoral centro de Portugal e conhecer melhor algumas de suas praias. Então, se estiver em dúvida sobre qual região de Portugal visitar na próxima viagem, chegou a hora de se inspirar.
Distrito de Aveiro
No Distrito de Aveiro há 19 concelhos (cidades), mas a maioria não é banhada pelo mar. Para fazer um roteiro pelas cidades do litoral centro de Portugal, você deve considerar as cidades de Aveiro, Murtosa, Ovar, Ílhavo, Vagos e Espinho.
Aveiro
Vamos começar nosso passeio pela cidade de Aveiro, considerada a Veneza Portuguesa, por conta dos seus canais e moliceiros, que é como as gôndolas são chamadas.
Aveiro fica a 75 quilômetros da cidade do Porto (50 minutos), onde fica o aeroporto mais próximo. De Coimbra são 50 minutos para baixo, numa distância de 65 quilômetros. Já da capital Lisboa são 2 horas e 30 minutos de viagem de carro, em uma distância de 253 quilômetros.
No concelho de Aveiro há apenas uma praia – São Jacinto. Está localizada entre uma Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, a Ria de Aveiro e o Oceano Atlântico.
Para chegar a essa localidade pode ir até o Forte da Barra, seguindo uma bela travessia na Ria de Aveiro, que pode ser feita de lancha ou de ferryboat.
Além de tudo o que pode visitar na Reserva Natural, a praia em si conta com um extenso areal, com balneários totalmente equipados, café e acessibilidade para todos.
Murtosa e Ovar
Começamos pela Praia da Torreira, localizada em Murtosa, mas que se insere no cordão litoral que separa a Ria do mar. É um areal contínuo sem interrupção que se estende ao longo de 25 quilômetros desde a Praia de São Jacinto e prossegue até a Praia do Furadouro, em Ovar.
Aqui, há atividades aquáticas para todos. Do lado do mar, que é mais agitado, é ideal para esportes como surf. Do lado da Ria, mais tranquilo, é perfeito para vela e windsurf.
Ainda nas cidades do litoral centro de Portugal, continuamos em Ovar, onde temos a Praia da Cortegaça com um vasto areal, boas infraestruturas de apoio e um Parque de Campismo, e a Praia de Esmoriz conhecida como Barrinha, que também oferece boa infraestrutura e é muito procurada por surfistas, com mar mais perigoso fora das áreas vigiadas.
Ílhavo
A Praia de Costa Nova está localizada na cidade de Ílhavo, onde ficam os palheiros de madeira (as casinhas) pintados às riscas em cores vibrantes que se transformam em um lindo cartão postal.
Em meados do século XIX esse local começou a ser uma praia de banho muito frequentada, pela influência do político José Estevão que construiu aqui o seu próprio palheiro e onde costumava reunir intelectuais e outros políticos.
Vagos
Na cidade de Vagos tem a Praia da Vagueira, com extenso areal, muito procurada pelos banhistas no verão, principalmente na área mais abrigada dos ventos fortes, junto ao pontão. O mar batido, como gostam os surfistas, não é muito perigoso. Nessa praia, até hoje, pescadores desenvolvem a sua pesca de forma artesanal.
Espinho
Visitar Espinho é poder contemplar cerca de 8 quilômetros de belíssimas praias que atendem desde famílias com crianças até apreciadores de esportes náuticos.
A cidade fica a pouco mais de 20 quilômetros do Porto e a cerca de 300 quilômetros de Lisboa. É um lugar que não tem como esconder sua identidade praiana, já que os pescadores e surfistas estão “em casa”.
Desde 1830 que as praias de Espinho são procuradas por oferecerem um clima ameno, areais extensos de areia fina, conjuntos de rochas marinhas e o deslumbrante mar azul.
Com o tempo, as praias foram sendo qualificadas com infraestrutura e vigilância para garantir a segurança dos banhistas.
Em Espinho há praias para todos os gostos. Algumas são propícias para esportes radicais, como surf e bodyboard, e outras oferecem mais calmaria para um passeio a pé ou a cavalo. Vamos conhecer algumas.
Praia Pop
Como o nome sugere, essa é uma praia muito popular porque fica na zona urbana, toda adaptada para os turistas, com calçadão, bem movimentada, um extenso areal fino e muitas barracas coloridas que chamam a atenção e emanam alegria.
Praia da Baía
Apesar do nome, a Praia Pop não é a mais concorrida. Esse posto fica com a Praia da Baía, que oferece um passeio marítimo bem amplo na zona central da cidade. É uma praia que recebe competições de surf e bodyboard e um local acolhedor para a família, com toda a infraestrutura necessária.
A Praia da Baía conta com o selo Bandeira Azul de qualidade da água, é uma praia com acessibilidade (com cadeira anfíbia e acesso de cadeira de rodas), é vigiada e tem aluguel de barracas para passar o dia com mais tranquilidade e conforto.
Praia de Paramos
Essa é uma praia pouco movimentada, segura e de fácil acesso, então, ótima para quem deseja ter momentos de descanso e tranquilidade, sozinho, em casal, com a família ou amigos.
A Praia de Paramos fica em frente ao Aeródromo de Espinho e oferece um imenso areal que é dividido por um pontão artificial que rodeia uma capela.
Por mais que tenha sido adaptada para garantir mais conforto aos seus visitantes, sendo uma praia vigiada, com infraestrutura para as famílias e com o selo Bandeira Azul, ainda conserva uma beleza pura, sem igual.
Praia de Silvade
Essa praia tem um extenso areal e é recomendada para os surfistas. Fica ao extremo sul da área urbana de Espinho, em frente ao Oporto Golf Club, o mais antigo campo de golfe da Península Ibérica.
Também é uma praia muito popular entre os pescadores desportivos que se posicionam nos pontões para conseguir uma posição estratégica para a prática da pesca à linha.
Essa praia tem selo Bandeira Azul, que garante sua qualidade, também é vigiada, tem aluguel de barracas, bar, banheiros e duchas.
Distrito de Coimbra
Assim como Aveiro, Coimbra é distrito e também uma das cidades do litoral centro de Portugal, capital do distrito. Aqui, vamos falar de Coimbra como distrito, pois na cidade em si não há praias (apenas fluviais). Conheça as cidades que fazem parte da região de Coimbra e que são banhadas pelo mar.
Mira
A Praia de Mira, localizada no município de mesmo nome, com certeza vale a visita. Nesse lugar também há palheiros coloridos que encantam os visitantes num ambiente que ainda é uma vila de pescadores, mas que recebeu urbanização e tem infraestrutura para a família.
É uma praia que costuma ser bem frequentada no verão, pois oferece areias brancas e finas, é protegida por dunas e banhada pelo Oceano Atlântico com ondulações muito atraentes aos surfistas.
Outro benefício muito bom dessa praia é que ela possui o selo Bandeira Azul da Europa desde 1987, ano em que se iniciou essa campanha mundial. É a única praia que, desde sempre, tem esse mérito.
Cantanhede
A Praia da Tocha se localiza no concelho de Cantanhede. É mais uma praia onde se pode apreciar as casinhas dos pescadores, sobre estacas, que antigamente serviam para guardar utensílios mas, agora, foram transformadas em casas de férias.
Essa praia merece destaque porque em 2015 completou 25 anos consecutivos de reconhecimento da sua qualidade balnear e ambiental com a Bandeira Azul.
A Praia também ostenta a Bandeira das Acessibilidades – símbolo das boas condições de acesso à praia às pessoas com mobilidade reduzida. Para ser merecedora dessa bandeira, a praia passou por uma intervenção de requalificação urbana.
Foram eliminadas barreiras arquitetônicas por meio do rebaixamento dos passeios, foi feito o prolongamento das passadeiras no areal, onde passou a existir também uma cadeira anfíbia para transportar as pessoas com dificuldades de movimentação até o mar.
Figueira da Foz
A cidade de Figueira da Foz é mais banhada pelo mar do que Mira e Cantanhede, por isso, tem mais praias para oferecer. Aliás, tem muitas, então, vamos ver algumas das mais conhecidas e recomendadas.
Praia da Torre do Relógio
Também conhecida como Praia da Claridade, fica na Avenida 25 de Abril (marginal). Os passadiços de madeira marcam o seu percurso até o mar. É uma praia muito convidativa com seus toldos e espreguiçadeiras onde vale a pena ficar para apreciar o pôr do sol.
Praia de Buarcos
Essa praia também fica na Avenida 25 de Abril, e é uma praia muito frequentada por famílias, também pelos jovens que gostam de praias mais urbanas, cercadas por bares e restaurantes com decoração típica e onde se pode acompanhar atividades esportivas na praia.
Praia do Cabedelo
Basicamente, podemos descrevê-la da mesma forma que as duas anteriores, pois a Praia do Cabedelo também fica na Avenida 25 de Abril, é uma praia urbana e onde há mais agito e movimentação.
Praia da Tamargueira
Localizada na Avenida Infante Dom Pedro (Buarcos), essa é uma boa praia para os pais levarem as crianças quando a maré está baixa, pois se formam várias piscinas naturais. Além disso, tem a praticidade de ser uma praia urbana, com toda a infraestrutura necessária para as famílias.
Distrito de Leiria
As próximas cidades do litoral centro de Portugal que vamos listar pertencem ao Distrito de Leiria, a oeste, que é onde o Distrito se limita com o Oceano Atlântico.
Nas outras direções, limita a norte com o Distrito de Coimbra, a leste com o Distrito de Castelo Branco e com o Distrito de Santarém, e a sul com o Distrito de Lisboa. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre as cidades com praias em Leiria.
Peniche
Situada na zona litoral, Peniche é fortemente marcada pelo oceano Atlântico, onde dominam as praias, o surf, a cultura e a atividade agrícola e piscatória. A cidade fica a cerca de 100km de Lisboa e a pouco mais de 80 km da cidade de Leiria.
Não por acaso é conhecida como a Capital da Onda, a cidade oferece onze praias, algumas para prática de esportes náuticos e outras mais tranquilas.
Praia dos Supertubos
A praia dos Supertubos, também chamada de Praia do Medão, é considerada uma das melhores praias para surfar na Europa. Recebe anualmente, em outubro, o MEO Rip Curl Pro Portugal, um evento que traz os melhores surfistas do circuito mundial.
Praia do Baleal
Essa praia fica a uns 5 km a nordeste da cidade. O Baleal é uma ilha ligada à terra por uma estreita faixa de areia. Na ilha existem duas praias: Baleal Sul e Baleal Norte que se encontram viradas em direções opostas. Com isso, quando achar que o vento está muito forte em uma das praias é só ir para a outra, pois estará perfeita.
Praia da Consolação
A consolação fica a cerca de 7 km a sul de Peniche. É uma longa faixa de areia dourada, conhecida pela riqueza do seu iodo que é usado como tratamento natural para quem tem problemas reumáticos ou de ossos.
Ao norte pode-se ver o forte da Consolação, que divide a praia em duas. A parte que se estende até Peniche tem uma forte ondulação, ideal para os praticantes de windsurf, surf e outros esportes aquáticos.
Reserva Natural das Berlengas
Não é praia, mas vale a pena mencionar a primeira reserva natural de Portugal a ser considerada como Reserva Mundial da Biosfera da Unesco. As Berlengas são um arquipélago perto da costa, onde só é possível chegar de barco.
Uma vez na ilha, poderá apreciar belas paisagens naturais, mergulhar no oceano e visitar o Forte de São João Batista das Berlengas.
Óbidos
Para quem gosta de pequenas vilas medievais, visitar ou morar em Óbidos será um sonho realizado. A cidade se destaca de longe por ser murada, cheia de construções centenárias, com chão de pedra e janelas floridas.
Óbidos é uma cidade com 7 freguesias (bairros), e apenas duas são banhadas pelo Oceano Atlântico, que são Vau e Amoreira.
Mas, não pense que vai conseguir visitar algumas praias e ir embora, pois a cidade é muito convidativa e acolhedora, repleta de lugares para visitar e se encantar. Então, tire um dia inteiro para a visita, e as praias escolhidas podem ser estas sugestões:
Praia do Pico da Antena
Essa praia tem um areal extenso, delimitado a sul pela fronteira entre os concelhos de Óbidos e Peniche.
O topo da falésia é onde estão as habitações do Praia D’el Rey Golf & Beach Resort e o respectivo campo de golfe Praia D’el Rei Golf. É uma praia muito procurada por pescadores e amantes de esportes náuticos.
Praia de Covões
Também conhecida por Praia da Cova do Covão, fica na zona norte do Praia D’el Rey Golf & Beach Resort. Conta com um areal extenso e, em dias de mar mais agitado, as águas ganham um belíssimo tom mais profundo.
Praia do Barroco da Adega
Se quiser visitar uma praia mais remota, aqui está uma boa opção. É possível chegar por uma trilha de terra batida que termina num pequeno aglomerado de casas. A partir daqui, caminha-se cerca de 100 metros para norte até a reentrância na falésia.
Praia da Fincha Grande
A Praia da Fincha Grande oferece um areal muito extenso com cerca de 1 Km. No topo da falésia tem um sistema dunar, e o acesso principal também é por uma estrada de terra batida que atravessa a mata e culmina na reentrância.
Praia do Bom Sucesso
A Praia do Bom Sucesso, também conhecida por Praia do Vau, fica na margem Sul da Lagoa de Óbidos, junto à barra. As águas no interior da lagoa são calmas, exceto durante a maré alta, podendo formar correntes fortes.
Caldas da Rainha
Em Caldas da Rainha, é certo que vamos recomendar a visita à Praia da Foz do Arelho. Mesmo que esteja passando de carro na avenida, já vai poder ver esta praia lindíssima logo ao lado, que chama a atenção pela confluência da lagoa de Óbidos com o Oceano.
Assim, a Praia de Foz do Arelho oferece atividades para todos: do lado do Oceano, o mar agitado é para os adultos e aventureiros, praticantes de esportes na água. Já o lado da lagoa é mais tranquilo para as famílias com crianças.
Em Caldas também tem a Praia de Salir do Porto, conhecida pela sua enorme duna com cerca de 50 metros de altura, a mais alta de Portugal.
Alcobaça
Alcobaça é mais uma das cidades do litoral centro de Portugal que precisa entrar na lista, pois existem várias praias para visitar, localizadas entre a Serra dos Candeeiros e o Oceano Atlântico. São reconhecidas por suas belezas naturais e por oferecerem atividades a todos os públicos, desde amantes de esportes radicais até famílias com crianças. Conheça algumas.
São Martinho do Porto
Essa costuma ser a primeira da lista de praias a visitar em Alcobaça. São Martinho do Porto tem selo Bandeira Azul e certificação Praia Acessível – Praia Para Todos. Assim, oferece infraestrutura com vigilância, bar, banheiros, Chuveiros, aluguel de barracas na praia e parque infantil.
Praia da Gralha
Essa é uma praia mais remota e de difícil acesso. O caminho é íngreme, em terra batida. É uma praia de areias douradas, de uma paisagem exuberante, mais apreciada por pescadores e praticantes de asa delta e parapente.
Praia da Falca
Essa praia tem um extenso areal que começa junto à praia da Légua e termina na Praia do Norte, no município de Nazaré. Não é uma praia para famílias, pois não conta com infraestrutura nem posto de salvamento. É mais recomendada para praticar windsurf, surf, pesca desportiva, voleibol e futebol de praia.
Praia da Légua
Seu areal é bastante extenso e, na zona central, junto à escadaria de acesso à área de banhos, corre um ribeirinho. Para quem gosta de sentar e apreciar a natureza, aqui é presenteado com a vista das dunas cheias de vegetação junto à encosta da falésia e a mata.
Praia de Vale Furado
Essa praia tem um areal fino, porém, muito extenso, com cerca de 1,5km. Em algumas áreas da zona central, a areia fica submersa pelos avanços do mar. Tem também diversas nascentes de água doce ao longo do seu comprimento.
Nazaré
Quando se fala em Nazaré é comum lembrar das famosas ondas gigantes onde os surfistas e espectadores ficam alucinados.
Com um pouco mais de 15 mil habitantes, a vila de Nazaré é um lugar acolhedor, que transmite paz, tranquilidade e simplicidade. Você verá as nazarenas – mulheres que se vestem de roupas típicas para vender os famosos peixes secos de Nazaré, também muitas barracas de artesanatos, bons restaurantes, o elevador de Nazaré e o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Mas, a vila tem atraído cada vez mais pessoas do mundo todo por causa das famosas ondas gigantes que costumam aparecer em outubro e também no período de inverno – temporada do surf.
O lugar mais famoso de Portugal por suas ondas gigantes é a Praia do Norte, uma das mais extensas, decorada com uma linda vegetação ao redor. Por sua beleza e por expressar a força da natureza, é considerada uma das mais belas praias do país. Não pode ficar de fora da lista de cidades do litoral centro de Portugal para conhecer ou morar.
O fenômeno das ondas gigantes se dá no local em razão da sua geografia. Há um cânion submarino profundo e de grande expansão que, ao chegar mais perto da costa, fica mais raso, propagando água do mar, de modo que forma como se fossem paredes, é conhecido como o “Canhão de Nazaré”.
Além da Praia do Norte, vai gostar de visitar a Praia da vila de Nazaré (com infraestrutura), a Areeira (mais remota), a Praia do Sul (mais remota) e a Praia de Vale Furado (mais remota).
Pombal
Das cidades do litoral centro de Portugal, Pombal tem grande importância por causa do Marquês de Pombal. De fato, ao visitá-la, irá encontrar um grande apelo turístico dedicado à vida e obra desta, que é uma das figuras mais importantes da história de Portugal.
Depois de passear pela cidade e conhecer seu rico patrimônio histórico e religioso, vai querer conhecer a Praia do Osso da Baleia, um autêntico reduto natural que permanece no seu estado selvagem e livre da urbanização.
Praia do Osso da Baleia
A Praia do Osso da Baleia é a única praia oceânica de Pombal, situada em plena Mata Nacional do Urso. Ganhou esse após o aparecimento de um esqueleto de baleia no início do século XX.
É uma praia para todos, que em 2004 recebeu o selo Bandeira Azul, renovado até hoje. Desde 2005, a praia recebe também o selo Praia Acessível, oferecendo condições e infraestruturas para pessoas com mobilidade condicionada poderem aproveitar tudo o que esse maravilhoso lugar tem a oferecer.