Getting your Trinity Audio player ready... |
O Algarve é uma região de encher os olhos, com suas belíssimas praias, faixas de areia fina e formações rochosas que não deixam nada a desejar para qualquer outra praia da Europa. É justamente por isso que essa parte de Portugal recebe tantas pessoas ano a ano, ainda mais no período Primavera/Verão. Selecionamos, portanto, um roteiro de 7 dias no Algarve, pensando em turistas que estão na expectativa de conhecer melhor esse maravilhoso território, situado em Portugal. Fique atento (a) ao conteúdo e saiba o que fazer no Algarve em 7 dias!
Onde fica o Algarve e como chegar
O Algarve é uma região situada no sul de Portugal, que se estende ao longo da costa do Oceano Atlântico. Para chegar ao Algarve, existem várias opções de transporte.
Para iniciar o roteiro de 7 dias no Algarve, vale saber que o aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Faro, que recebe voos internacionais e nacionais. Por isso, apanhar o avião é uma alternativa, a depender de onde a pessoa estiver. A boa notícia é que há voos diretos de muitas cidades europeias para Faro, e a partir do aeroporto, é possível pegar um táxi ou alugar um carro para se deslocar pela região.
Também pode-se chegar ao Algarve de carro através das autoestradas A2 ou A22. A região é acessível a partir da Espanha através da ponte internacional que liga Ayamonte, na Andaluzia, à cidade portuguesa de Vila Real de Santo António.
Por outro lado, existe uma linha de trem que liga Lagos, no extremo oeste do Algarve, a Vila Real de Santo António, na fronteira com a Espanha. Os trens são operados pela CP (Comboios de Portugal) e podem ser uma opção confortável e conveniente para se chegar ao Algarve.
Ainda assim, há empresas de ônibus que operam rotas para o Algarve a partir de outras cidades portuguesas e espanholas. As companhias de ônibus mais conhecidas são a Rede Expressos e a EVA Transportes.
Dia 1: Faro e arredores
Após a chegada a Faro, a capital do Algarve, muitas atividades podem ser programadas, conforme a disposição do turista e o tempo que ele tem disponível para os passeios.
Desse modo, o primeiro dia deste roteiro de 7 dias no Algarve abrange a visita ao centro histórico de Faro e suas principais atrações, como a Sé Catedral e o Arco da Vila.
A começar pela Sé Catedral, que é um dos principais pontos turísticos desta área, é uma catedral construída no século XIII em estilo gótico. A catedral tem uma arquitetura impressionante, com torres altas e uma fachada ornamentada. O seu interior é deslumbrante, com teto de madeira pintado e azulejos do século XVIII.
O Arco da Vila é outro local imperdível. Construído no século XIX, é uma das principais portas de entrada para o centro histórico da cidade. O Arco é uma obra de arte, com arquitetura em estilo neoclássico e uma fachada diferenciada. É um lugar popular para tirar fotos e explorar o centro histórico da cidade.
Além desses dois locais, há outras atrações que valem a pena explorar no centro histórico de Faro. Por exemplo, a Praça da Sé, que é muito agradável para se sentar e desfrutar da vista para a catedral. Já o Jardim Manuel Bivar, em contrapartida, é um jardim público que oferece uma vista privilegiada da Ria Formosa.
Por falar nisso, um passeio de barco pela Ria Formosa é uma excelente maneira de observar a fauna e flora local. A partir dessa verdadeira reserva natural que abrange uma área de 18.000 hectares ao longo da costa algarvia, desde a praia de Garrão até a Manta Rota, você pode observar uma grande variedade de espécies de aves, como flamingos, cegonhas, garças, entre outras.
Além disso, você pode ver várias espécies de peixes, crustáceos e moluscos que vivem nas águas calmas da Ria Formosa. A bordo do barco, apreciar a diversidade de vegetação que cresce nas dunas, nas ilhas e nas áreas de pântano, é algo que enche os olhos de qualquer turista.
Dia 2: Olhão e Ilha da Culatra
Olhão é uma cidade localizada na região de Faro, no sul de Portugal. O mercado tradicional de Olhão é um lugar encantador para se visitar e experimentar a cultura e a gastronomia locais.
No segundo dia dessa sugestão de roteiro de 7 dias no Algarve, a ideia é que se chegue a Olhão a partir de Faro. Para essa finalidade, existem várias opções de transporte. A maneira mais fácil e conveniente é pegar um ônibus ou um trem, que leva cerca de 20 minutos. Também é viável alugar um carro e dirigir até Olhão.
Lá, você encontrará o mercado tradicional bem no centro da cidade, perto do porto. O mercado é um grande edifício de estilo neoclássico. Dentro da construção imponente, você verá uma grande variedade de produtos locais, como peixe fresco, frutas e legumes, pão e doces tradicionais.
Além de fazer compras, o mercado é um ótimo lugar para experimentar a culinária local. Nas várias barracas de comida, provar pratos típicos da região é quase que mandatório, como o famoso “arroz de lingueirão”, um prato de arroz com amêijoas locais.
Outro passeio interessante é aquele que vai até a Ilha da Culatra. Cabe lembrar que este é um destino popular para turistas que buscam praias paradisíacas e paisagens naturais intocadas. A ilha é acessível apenas por barco, o que torna a viagem para lá uma aventura emocionante.
O trajeto de barco leva cerca de 30 a 40 minutos, dependendo da empresa e das condições do mar. Os horários de partida e os preços mudam de acordo com a época do ano.
Dessa maneira, ao chegar na ilha, você terá tempo livre para explorar as praias e as paisagens naturais. A Ilha da Culatra é um lugar ideal para desfrutar de um dia tranquilo. E uma das praias mais populares é a Praia da Ilha de Faro, com suas águas cristalinas e areias brancas. A Praia da Culatra é mais uma opção popular, com sua generosa extensão de areia e águas calmas.
Dia 3: Lagos e Ponta da Piedade
Inicialmente, é preciso dizer que Lagos é uma cidade histórica com uma grande variedade de atividades turísticas e atrações. Algumas das praias mais bonitas da região são as praias Dona Ana e do Camilo e devem estar incluídas no roteiro de 7 dias no Algarve.
No caso da Praia Dona Ana, uma série de atividades podem ser desfrutadas no mar, como natação, mergulho, canoagem, entre outras. Já, a Praia do Camilo, possui uma pequena enseada de águas cristalinas e um pequeno trecho de areia dourada. É composta por falésias íngremes, o que a torna um lugar bastante pitoresco. Para ter acesso à praia, é preciso descer uma escadaria com cerca de 200 degraus. Mas a vista vale o esforço!
Para completar a aventura, um conselho é explorar a Ponta da Piedade, uma formação rochosa que oferece vistas panorâmicas do Oceano Atlântico. A exploração da Ponta da Piedade pode ser realizada com caminhadas pelas trilhas que cortam as falésias, passeios de barco ao longo da costa e até mesmo a prática de mergulho.
Posteriormente, o centro histórico de Lagos é mais um local que merece atenção. Então, no terceiro dia dessa lista que esclarece o que fazer em 7 dias no Algarve, você pode ir até a Igreja de Santo Antônio. Para resumir, esta é uma igreja barroca do século XVIII, localizada no coração do centro histórico de Lagos. Tornou-se famosa por seus belos azulejos azuis e brancos, que retratam cenas da vida de Santo Antônio.
Demais pontos turísticos relevantes a serem visitados são o Forte da Ponta da Bandeira , que data do século XVII e foi construído para defender o porto de Lagos dos ataques dos piratas; e a Praça do Infante.
Dia 4: Sagres e Cabo de São Vicente
Que tal dar uma volta por Sagres? No quarto dia do roteiro de 7 dias no Algarve, a dica é ir até esta pequena cidade na ponta ocidental do Algarve, conhecida por suas paisagens e pelo seu papel histórico na Era dos Descobrimentos Portugueses. Uma das principais atrações turísticas de Sagres é a Fortaleza de Sagres.
A construção foi edificada no século XV como uma fortificação para proteger a costa dos ataques de piratas e invasores. Durante a Era dos Descobrimentos, a fortaleza tornou-se um importante centro de navegação, onde os exploradores portugueses planejavam suas expedições marítimas.
Hoje, a fortaleza é um museu que oferece uma visão fascinante da história marítima de Portugal. Os visitantes podem explorar o local e seus diversos edifícios, como a Torre de Menagem e a Igreja de Nossa Senhora da Graça. Confira também, nesta área, as exposições que retratam a vida dos marinheiros e dos exploradores portugueses, além de um observatório astronômico que é aberto ao público.
Depois, vale se deslocar ao Cabo de São Vicente. É um lugar místico que desde a antiguidade foi considerado sagrado pelos antigos romanos e pelos navegantes que se lançavam ao oceano.
Atualmente, os visitantes podem desfrutar de vistas incríveis do oceano e das falésias íngremes enquanto conhecem o farol e as ruínas da antiga fortaleza que se encontram ali. O farol em si é uma estrutura com mais de 100 metros de altura!
Dia 5: Albufeira e Praia da Falésia
Albufeira é uma das cidades mais populares do Algarve, especialmente porque reserva a Praia da Falésia, que se estende por cerca de 6 km.
A Praia da Falésia é uma praia de tirar o fôlego, com falésias altas e avermelhadas que se erguem acima da areia dourada e do mar azul-turquesa. No roteiro de 7 dias no Algarve este é um lugar perfeito para relaxar, curtir o sol e dar um mergulho refrescante nas águas cristalinas do oceano.
Além da beleza natural, a Praia da Falésia oferece muitas comodidades para os visitantes, incluindo restaurantes, bares, lojas e aluguel de equipamentos de praia, como guarda-sóis e espreguiçadeiras. Se o intuito é aproveitar as atividades na praia, como vôlei, futebol e esportes aquáticos, como o jet ski, o visitante tem acesso a isso tudo, sem problema algum.
Após passar o dia na Praia da Falésia, aproveitar mais tempo em Albufeira pode ser algo ideal. Com sua vibrante vida noturna, muitos bares e discotecas, Albufeira também tem uma rica história e uma série de atrações culturais, incluindo, paralelamente a isso, a Igreja Matriz de Albufeira, o Museu de Arqueologia e a Torre do Relógio.
É importante falar a respeito da Marina de Albufeira, que é uma das mais movimentadas e modernas marinas do Algarve, bem como do centro histórico da cidade, onde estão a Igreja Matriz de Albufeira e a Torre do Relógio, um dos pontos de referência mais famosos da cidade. A Torre do Relógio foi construída no século XVIII como parte das muralhas da cidade, e hoje é um símbolo da história e cultura locais.
Dia 6: Lagoa, Praia da Marinha e Praia de Benagil
Se você resolver ir até a Lagoa, no sexto dia do roteiro de 7 dias no Algarve, não deixe de passar na Praia da Marinha, que é considerada uma das mais belas praias do Algarve e até mesmo do mundo.
A Praia da Marinha, com suas águas cristalinas e calmas, torna-se o local propício para nadar e mergulhar, enquanto as formações rochosas únicas, como o famoso arco natural, possibilitam um cenário perfeito para fotos.
Sem contar, ainda, as trilhas e caminhadas que podem ser feitas. Uma das trilhas mais populares é a Trilha dos Sete Vales Suspensos, que começa na Praia da Marinha e segue ao longo da costa, passando por enseadas escondidas e desfiladeiros íngremes.
Para conhecer mais a fundo a região, aconselha-se o passeio de barco ou caiaque para explorar a Gruta de Benagil, destaque por sua caverna em forma de cúpula com um buraco no topo, permitindo que a luz do sol entre e ilumine o interior. Um verdadeiro show da natureza.
Existem muitas empresas que oferecem passeios de barco pela costa do Algarve, e muitas delas incluem uma visita à Gruta de Benagil em seu itinerário. Esses passeios podem variar em duração e preço, mas geralmente levam cerca de duas horas e permitem que os visitantes experimentem a beleza da costa algarvia de uma perspectiva única.
Dia 7: Tavira e Ilha de Tavira
Tavira está localizada a cerca de 30 km a leste de Faro e tem uma rica arquitetura histórica, pontes dignas de várias fotos e uma atmosfera tranquila e relaxante.
Ao chegar em Tavira, uma das primeiras atrações que vale a pena visitar é a Ponte Romana, que remonta ao século II d.C. A ponte é um marco histórico da cidade e oferece vistas incríveis do Rio Gilão, que atravessa o centro da cidade.
Outro ponto turístico muito comentado pelos turistas é o Castelo de Tavira, que remonta ao século XIII. O castelo está localizado no topo de uma colina e é palco para vistas espetaculares da cidade e dos arredores.
Para desfrutar de um pouco de natureza, neste roteiro de 7 dias no Algarve, os visitantes podem se dirigir ao Parque Natural da Ria Formosa, nas proximidades de Tavira. O parque é um dos tesouros naturais mais preciosos do Algarve e oferece uma variedade de trilhas para caminhada e ciclismo, além de oportunidades para observar a vida selvagem local.
A Praia do Barril e a Ilha de Tavira são demais lugares que merecem atenção especial do visitante, além da possibilidade de se fazer a travessia de barco para a Ilha de Tavira, que é uma atração por si só.
A travessia permite vistas que nem parecem reais, tamanha é a beleza que pode ser apreciada. Uma vez na ilha, você pode aproveitar o tempo livre para andar pelas praias e paisagens naturais.
Melhor época para visitar o Algarve
Se você quer cumprir com sossego essa lista de atividades que informa o que fazer no Algarve em 7 dias, saiba que o melhor período para deslocamento à região é de abril a junho e de setembro a outubro, quando as temperaturas estão agradáveis e as multidões de turistas são menores. Durante esses meses, a temperatura média fica em torno de 20-25°C, ideal para desfrutar das praias e paisagens naturais da região.
No entanto, se você prefere viajar durante a alta temporada, que ocorre durante os meses de julho e agosto, é importante reservar a sua estadia com antecedência, para garantir a disponibilidade de acomodações e evitar preços mais altos. Durante esses meses, as temperaturas podem chegar a 30°C ou mais, o que torna-se desconfortável para algumas pessoas, além de haver mais multidões de turistas.
Sugestão de atividades opcionais
O Algarve é um dos melhores lugares em Portugal para observar golfinhos selvagens em seu habitat natural, sendo assim, esta é uma das principais atividades que podem ser realizadas, além dos passeios tradicionais abordados ao longo do texto. Há empresas que oferecem passeios de barco com guias especializados para a observação cuidadosa desses animais.
Aos que gostam de desfrutar de um bom vinho, o Algarve é, do mesmo modo, conhecido por seus vinhos regionais, como o Vinho Verde e o Vinho do Algarve. São diversas as vinícolas abertas para visitação na região, onde é possível aprender sobre a produção de vinho e realizar degustações.
Outra forma interessante e curiosa de explorar a paisagem natural do Algarve é a cavalo. Ao entrar em contato com companhias especializadas da região, você consegue adquirir passeios guiados a cavalo pela região, com opções para todos os níveis de habilidade.
Essas são apenas algumas das muitas atividades opcionais que você pode realizar durante sua visita ao Algarve. Como pode ver, são alternativas para todos os gostos e preferências, desde as atividades mais tranquilas até as aventuras mais radicais.
Este é um roteiro de 7 dias no Algarve que, acreditamos, vai lhe fazer pensar e considerar um projeto de viagem para esse paraíso do Sul de Portugal!