Getting your Trinity Audio player ready... |
Fazer um passeio diferente muitas vezes é tudo o que se espera quando se tem um tempo de folga. E, na região Norte de Portugal, o que não faltam são belezas naturais e experiências exclusivas a serem exploradas. Um dos exemplos é o Cruzeiro no Rio Douro, no Porto, que pode ser aproveitado em família ou entre amigos. Acompanhe o texto e entenda mais a respeito dessa região, dos cruzeiros fluviais de um dia, de fim de semana e de luxo, como são as empresas que comercializam os passeios, dicas e mais informações.
A região do Douro e sua importância histórica e cultural em Portugal
Localizada na parte norte do país, a região do Douro é destaque especialmente por suas belas paisagens, dignas de cartões postais, ricas vinícolas e tradições preservadas. A importância desta área em terras portuguesas ultrapassa o ponto de vista histórico e cultural já que, cada vez mais, começa a ser conhecida por muitos como um destino turístico imperdível.
Assim, a região do Douro é a mais antiga região vinícola demarcada do mundo, e foi oficialmente estabelecida em 1756, por Marquês de Pombal. Sua fama se dá também por ser responsável pela produção do vinho do Porto, que é um dos mais famosos e apreciados em Portugal e pelo mundo.
Além disso, este pedaço de Portugal é um verdadeiro patrimônio cultural. A cidade do Porto, localizada na foz do Rio Douro, é uma das mais antigas e importantes do país, com uma história que remonta à época romana. As pontes, a arquitetura histórica, a culinária e a cultura do café foram alguns dos aspectos que sempre chamaram a atenção e os olhares para a cidade.
E, mais uma atração da região do Douro é o Alto Douro Vinhateiro, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2001. Trata-se de uma região montanhosa, com vinhedos em terraços que se estendem por centenas de quilômetros ao longo do Rio Douro. Esses vinhedos são cultivados há mais de 2.000 anos, um exemplo único da relação entre o homem e a natureza.
A experiência única de explorar o Douro por meio de cruzeiros fluviais
Aventurar-se num cruzeiro no Rio Douro é a garantia de apreciar paisagens deslumbrantes ao longo do percurso, bem como vinícolas históricas e cidades encantadoras. O visitante desfruta, ainda, de todo o conforto e comodidade oferecidos pelos cruzeiros.
Os cruzeiros fluviais no Douro geralmente partem da cidade do Porto e seguem em direção ao Alto Douro Vinhateiro, passando por vilarejos pitorescos, vinícolas tradicionais e cenários deslumbrantes. As degustações de vinho, visitas a adegas e outros passeios turísticos fazem parte da experiência.
As acomodações são confortáveis, a gastronomia é de qualidade e há entretenimento a bordo. Algumas empresas de cruzeiros oferecem até mesmo atividades, como aulas de culinária, degustações de vinhos e passeios de bicicleta.
E, além de tudo, uma das principais vantagens de viajar pelo Douro num cruzeiro fluvial é a possibilidade de visitar locais que são difíceis de alcançar por terra.
Opções de cruzeiros no Rio Douro
Cruzeiros de um dia: passeios rápidos para conhecer a região e apreciar as paisagens
Os cruzeiros de um dia formam uma alternativa popular para aqueles que desejam conhecer a região do Douro de maneira rápida. Esses passeios oferecem a oportunidade de experimentar um pouco do charme da região e visitar algumas das principais atrações locais.
Os cruzeiros de um dia, mais comumente, partem da cidade do Porto e seguem em direção à região do Alto Douro Vinhateiro, onde estão localizados os famosos vinhedos em terraços e vinícolas históricas. Durante o cruzeiro, os turistas apreciam a vista e ficam conhecendo mais detalhes sobre a história e a cultura da região, com guias habilitados para concederem essas informações.
Alguns cruzeiros de um dia incluem visitas a vinícolas locais, com degustação de vinhos de alta qualidade e aprendizado relacionado ao processo de produção do vinho do Porto. Demais opções de roteiros abrangem visitas a cidades ao longo do rio, como Peso da Régua, Pinhão e Lamego.
Cruzeiros de fim de semana: viagens mais longas com pernoites e visitas a vinícolas
Se a intenção é fazer um cruzeiro no Rio Douro ao fim de semana, a boa notícia é que há pernoites a bordo e visitas a vinícolas locais. Esses cruzeiros oferecem uma experiência mais completa, permitindo que os visitantes experimentem a cultura, a gastronomia e os vinhos locais, de forma intensa.
As atividades são muitas e, dentre elas, a pessoa pode visitar vinícolas e adegas, aprender como ocorre a produção de vinhos do Porto e experimentar algumas das melhores variedades da região. Mais um ponto positivo é que esses cruzeiros também permitem que os turistas visitem cidades históricas ao longo do rio.
Acomodações confortáveis a bordo dos cruzeiros de fim de semana possibilitam uma experiência relaxante e luxuosa. Neste contexto, estão incluídas refeições diferenciadas preparadas por chefs, juntamente com vinhos locais e outras bebidas. O entretenimento, com música ao vivo e atividades interativas, também será algo disponível ao turista.
Cruzeiros de luxo: experiências exclusivas com acomodações e serviços de alto padrão
Com acomodações espaçosas e elegantes, os cruzeiros de luxo contam com suítes com varanda e outras comodidades premium. Os tratamentos de spa, as aulas de culinária, e as degustações de vinhos são apenas alguns exemplos das atrações que esperam pelo visitante.
Existem as refeições gourmet, preparadas por chefs premiados e servidas em ambientes sofisticados. Os menus são criados com ingredientes locais frescos e harmonizam com vinhos locais selecionados.
As excursões em terra durante os cruzeiros de luxo contemplam visitas a vinícolas e adegas locais e passeios com explicações culturais e históricas da região. Os turistas podem desfrutar, também, de passeios de helicóptero ou passeios em carros de luxo.
Principais empresas de cruzeiros no Rio Douro
DouroAzul
Uma das companhias que atuam com cruzeiro no Rio Douro é a Douro Azul, uma das principais empresas de cruzeiros fluviais desta área, com sede em Portugal. Fundada em 1993, tem uma ampla gama de opções de cruzeiros, desde passeios de um dia até viagens mais longas, com pernoites em grandiosos navios.
A frota é composta por diversos tipos de navios, desde os mais tradicionais até os mais modernos. Sob este aspecto, o mais recente e luxuoso navio da empresa é o Spirit of Chartwell. De modo geral, os navios são equipados com quartos confortáveis, restaurantes, bares, salões, piscinas e spas.
CroisiEurope
Fundada em 1976, esta empresa atualmente possui uma frota de mais de 50 navios, que navegam em diferentes destinos do mundo.
A CroisiEurope possibilita aos seus clientes desde viagens curtas de um dia, até itinerários mais longos quando o assunto envolve o cruzeiro no Rio Douro. Os navios da empresa são confortáveis, com restaurantes de alta qualidade e uma variedade de áreas de lazer, dispondo de bares, salões e decks ao ar livre.
A CroisiEurope é conhecida por seus preços acessíveis e pela qualidade dos serviços oferecidos. A empresa ganhou diversos prêmios ao longo dos anos, incluindo o título de “Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais” pela Travel Weekly, em 2019.
Magnífico Douro
Em operação desde 2013, a Magnífico Douro é conhecida por sua atenção aos detalhes e pelo ótimo serviço apresentado aos passageiros. A empresa é elogiada por sua equipe amigável e experiente, que está sempre disponível para ajudar os passageiros a aproveitarem ao máximo a viagem.
De acordo com o seu site, a Magnífico Douro atende a todos os gostos e necessidades, desde viagens de um dia até passeios mais longos e de categoria premium.
Tomaz do Douro
Os cruzeiros da Tomaz do Douro abrangem passeios de um dia, viagens de fim de semana e itinerários mais longos, que podem durar até sete dias. Durante as viagens, os passageiros têm a oportunidade de conhecer a história e a cultura da região, visitando vinícolas, quintas e cidades históricas, como Porto, Régua e Pinhão.
A empresa também oferece excursões opcionais para os passageiros, permitindo que eles explorem a região com ainda mais profundidade. As excursões são compostas por visitas a museus, igrejas, castelos e outros locais de interesse turístico.
Viking River Cruises
Variando de viagens de 8 dias a 13 dias, um cruzeiro no Rio Douro com a Viking River envolve itinerários com visitas a cidades históricas, como Porto e Salamanca, bem como excursões a vinícolas e adegas locais, onde os passageiros podem desfrutar de degustações de vinhos e outras iguarias.
Além disso, a Viking River Cruises dispõe de diversas excursões opcionais em terra. A empresa também possui serviços de guias locais experientes e especialistas em vinhos, para garantir que os visitantes possam aproveitar da melhor maneira a experiência no Douro.
Uniworld Boutique River Cruises
Os cruzeiros da Uniworld variam de viagens de 8 dias a 12 dias, com rotas que também passam pelo Porto, Régua e Pinhão. Existe a alternativa de excursões opcionais em terra, lideradas por especialistas que compartilham suas impressões e seus conhecimentos relativos à história e à cultura da região.
A Uniworld tem como serviços, ainda, os passeios de bicicleta guiados, sessões de ioga a bordo e degustações de vinhos com enólogos renomados.
Sugestão de cruzeiros imperdíveis no Rio Douro:
Cruzeiro de um dia com visita à Quinta do Bomfim
Uma indicação válida para esse passeio é embarcar no Porto e contemplar a parada na Quinta do Bomfim. Esta é uma das vinícolas mais famosas da área, localizada em Pinhão. Lá, a pessoa terá a oportunidade de conhecer o processo de produção de vinho e participar de uma degustação.
Para complementar o dia, o turista pode fazer uma visita guiada pelas vinhas e pelo interior da adega da Quinta do Bomfim. Após a visita à vinícola, há a ideia de retornar ao cruzeiro e desfrutar de um almoço a bordo.
Durante o restante do cruzeiro, o visitante pode relaxar e apreciar as vistas do Douro, enquanto desfruta de uma sobremesa típica da região, como o pastel de nata ou o bolo de amêndoa. É algo certamente convidativo e é uma boa pedida!
Cruzeiro de fim de semana com roteiro enogastronômico
Partindo do Porto ou outra cidade próxima, você pode utilizar o cruzeiro para degustar os pratos da culinária portuguesa que ainda não conhece. E, o mais curioso, perceber como o vinho exerce efeito e é melhor apreciado a depender do alimento escolhido nas refeições.
Durante o trajeto, você pode explorar as cidades e vilas pitorescas do Douro, experimentando iguarias famosas internacionalmente, como o cozido à portuguesa, a francesinha e os famosos doces conventuais.
Ao fim, você pode fazer uma visita guiada a pé pelas ruas históricas das cidades portuárias e descobrir toda a riqueza cultural da região e de seu povo.
Cruzeiro de luxo com roteiro cultural e histórico
Se o seu desejo é fazer um cruzeiro de luxo com roteiro especial, embarque em um cruzeiro no Porto, em um navio de alto nível.
Durante a viagem, aproveite para priorizar paradas em lugares pitorescos e interessantes, como o Mosteiro de São João de Tarouca, o Museu do Douro e o Castelo de Lamego. Em cada local, você encontrará surpresas diferentes.
A bordo do navio, as refeições requintadas e os pratos que combinam os sabores locais com a alta gastronomia são algumas das vantagens oferecidas ao turista. As refeições podem ser acompanhadas de vinhos do Douro selecionados para a ocasião.
Além de ter acesso a visitas às vinícolas, você pode ter a oportunidade de participar de atividades incríveis, como a colheita das uvas ou a pisa das uvas.
Para completar a experiência, você pode desfrutar de entretenimento a bordo, como música ao vivo ou performances culturais locais.
Outras dicas para aproveitar ao máximo os cruzeiros no Rio Douro:
Escolher a melhor época do ano para o cruzeiro
Na intenção de fazer um cruzeiro no Rio Douro, é importante que seja evitada a alta temporada, entre junho e setembro. Nestes meses, o clima é mais quente e ensolarado. No entanto, isso também significa que os preços são mais altos e que há mais turistas na região. Se você preferir evitar as multidões, considere viajar na baixa temporada, que vai de outubro a maio.
Acompanhe a época das colheitas! É no final do verão ou no início do outono que elas acontecem. E, ainda, considere as condições climáticas. Por exemplo, se você se sente melhor com um clima mais ameno, a primavera e o outono podem ser as melhores alturas para conhecer o Douro.
Reservar com antecedência
O ideal é sempre garantir a disponibilidade dos passeios, visto que um cruzeiro no Rio Douro pode ser bastante popular, a depender do trajeto e duração de sua preferência.
Ao reservar com antecedência, torna-se viável encontrar preços mais competitivos e ofertas especiais, como descontos em cabines ou pacotes com refeições e excursões inclusas.
Assim, você pode planejar melhor a sua viagem e garantir que terá tempo suficiente para explorar todas as atrações do cruzeiro e da região do Douro, principalmente se a sua viagem for em grupo ou por motivo e data específicos.
Considerar a inclusão de atividades extras
Mesmo que você já saiba sobre as excursões em vinícolas, considere que há muitas trilhas de caminhada e ciclismo que percorrem a região do Douro, oferecendo vistas panorâmicas deslumbrantes do rio e das montanhas. Adicionar uma caminhada ou um passeio de bike ao seu itinerário pode ser uma excelente maneira de estar em contato com a natureza.
Outra ideia é optar por jantares temáticos, como jantares de degustação de vinhos ou jantares com música ao vivo. Portanto, não há desculpa para não se divertir ao mesmo tempo em que está a bordo de um barco que navega pelo Rio Douro.
Que essas dicas e esse conteúdo sirvam para motivá-lo (a) na busca por passeios turísticos nesta região tão encantadora de Portugal!