A árvore genealógica italiana é o principal instrumento para fundamentar o reconhecimento da cidadania italiana, esse passo de extrema importância para o processo de reconhecimento da dupla cidadania, pode ser também uma viagem emocionante no tempo e com um significado afetivo.
É por meio da pesquisa da linhagem de descendência do ancestral italiano, que se comprova o direito de sangue para a obtenção da tão sonhada dupla cidadania e também vale dizer que perante lei italiana, a comprovação é feita somente por meio de reconstrução de linhagem por certidões de toda árvore genealógica.
Conforme previsto na lei italiana, a transmissão do direito por sangue, ou seja através dos pais aos filhos é feito apenas por Jus sanguinis, a Itália não reconhece o direito de nascimento em solo italiano, embora existam casos muito particulares onde o governo italiano concede a nacionalidade italiana, porém são para requisitos muito especiais como apátridas e legitimação de perda da antiga nacionalidade por nascimento fora de seu país. Mas também segundo à mesma jurisdição italiana, que atualmente é regulamentada pela lei n. 91, de 5 de fevereiro de 1992 e relativos regulamentos de execução: em particular o D.P.R. n. 572, de 12 de outubro de 1993 e o D.P.R. diz que para o requerimento da cidadania italiana não existe limite de geração para a sua transmissão.
E por esse motivo que a pesquisa e construção da árvore genealógica da família é tão importante. A árvore genealógica constitui para o processo de cidadania italiana uma importância enorme, por se tratar do primeiro passo para o entendimento e verificação da elegibilidade da família a cidadania italiana e nesse ponto, vem para fechar lacunas da linhagem do ancestral italiano até o requerente ou os requerentes a depender da via que será seguida o seu processo, validar o direito do cidadão com constatação irrefutável de sua descendência e, por fim, um êxito positivo no processo de cidadania italiana. Por ser uma etapa primordial, é necessário uma grande atenção para sua construção. Uma informação importante para validar a importância da árvore genealógica italiana é que alguns Comunes italianos, que são os órgãos competentes para a obtenção de algumas das certidões do ancestral italiano que irá compor a pasta de documentos, estão colocando como imposição para a liberação da certidão seja do nascimento ou casamento do italiano, a comprovação com a árvore genealógica do requerente até o italiano requerido naquele Comune.
Este artigo foi preparado com todas as informações necessárias para entender o que é a árvore genealógica, como fazer e quais os benefícios.
Boa leitura.
O que é uma árvore genealógica?
Uma árvore genealógica italiana é a construção de uma representação visual das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, sendo ela o histórico que conecta os dados sobre os ancestrais e descendentes de um mesmo grupo de forma que fiquem conhecidas as linhas geracionais estabelecidas entre eles. Sua definição pelo dicionário Aurélio é:
1. Série cronológica, normalmente em forma de diagrama, que apresenta a ascendência de um indivíduo ou a origem de uma família, com a indicação dos casamentos e das sucessivas gerações que o vinculam aos ancestrais.
A árvore genealógica é uma maneira eficaz de documentar a história familiar, preservar as tradições e compreender a herança genética que estabelece a identidade de uma pessoa.
A maneira básica de sua construção é inserir o nome do ancestral mais antigo de que se possui dados concretos e, a partir dele, construir a linha de seus descendentes até chegar ao membro mais novo da família ou então até na pessoa que se tem interesse em ter conhecimento.
Qual a diferença entre árvore genealógica e genealogia?
Para entender a diferença entre ambos, como já explicamos o significado da árvore genealógica, vamos definir o que é genealogia:
1. Estudo que tem por objetivo estabelecer a origem de um indivíduo, ou de uma família, determinando-lhes os ancestrais, especialmente nas linhagens nobres;
Podemos então afirmar que: A genealogia é o estudo que mapeia a história de descendência de uma família ou indivíduo baseando-se em documentos como: Certidões e informações históricas que possam comprovar a veracidade daquela árvore genealógica. Por sua vez, a árvore genealógica já é então o resultado da pesquisa realizada, onde é construído e apresentado cada geração da família.
A genealogia pode ser apresentada por meio de histórias contadas, muito presentes em reuniões de familiares principalmente aqueles mais antigos, onde são contadas dos mais antigos para os mais novos. Estas informações são passadas através das gerações e podem perder sua precisão em relação às datas de nascimento e aos lugares de origem. Contudo, são um ótimo ponto de partida, pois a partir dessas informações podem ser realizadas pesquisas aprofundadas para encontrar os dados corretos.
Para a construção da árvore genealógica italiana, aconselhamos a verificação dos documentos impressos ou manuscritos históricos que poderão fornecer informações precisas como datas de nascimento, local de casamento, local de batismo, possível nome sem correção em Portugues do ancestral italiano. Os registros de identificação civil, os documentos eclesiásticos, e também os arquivos do Estado podem fornecer maiores detalhes sobre a genealogia de sua família.
Importância da árvore genealógica italiana para a dupla nacionalidade
Como visto anteriormente, a montagem da árvore genealógica é fundamental para o processo de cidadania italiana. Ela é a comprovação do direito à nacionalidade e o primeiro passo de pesquisa que deve ser realizado.
E para entender melhor a importância da árvore para o processo de reconhecimento, fizemos uma lista com os principais pontos com relação a sua importância e principalmente, o valor agregado para um processo de cidadania italiana:
- É a fase determinante para quem está iniciando o processo de reconhecimento da cidadania italiana e tem dificuldades para encontrar o seu antenato ou o seu italiano. Isso pode acontecer por inexatidão das informações passadas, onde não se encontra a origem do italiano por exemplo, documentos muito datados que não possuem detalhes suficientes para uma busca mais profunda. Com a árvore é possível fechar o cerco de pesquisa cruzada e minimizar lacunas;
- É importante para verificar e atestar a veracidade da origem italiana, e comprove o direito à cidadania por descendência;
- Importante para aqueles que precisam descobrir e traçar toda a linha de seus descendentes até o requerente, sendo possível identificar cada um deles, assim como onde nasceram, casaram-se e morreram;
- Extremamente importante em caso de necessidade de um estudo genealógico para começar do zero o processo de reconhecimento da cidadania italiana, uma vez desprovido de informações básicas para iniciar a pesquisa, a construção da árvore genealógica é o ponto de start.
Deixaremos uma informação relevante para você que não possui nenhuma informação do seu ancestral italiano, como o sobrenome e tenha dúvidas de sua real condição de descendência.
O Brasil recebeu uma quantidade enorme de imigrantes no final do século XIX, onde os anos entre 1835 e 1920 caracterizam os mais volumosos em questões demográficas. Com base nisso, reforçamos e incentivamos a você que tem o objetivo de obter a dupla cidadania italiana a não desistir por dificuldades de encontrar informações precisas, visto ser realmente possível que você possua um ancestral italiano em sua árvore genealógica. E se necessitar de um suporte profissional para o estudo e construção de sua árvore genealógica, estamos à disposição com profissionais altamente capacitados no assunto para lhe auxiliar nesta importante etapa.
Requisitos para solicitar a cidadania italiana por descendência
Os requisitos necessários para requerer a cidadania italiana por descendência é definida nos termos descrito no artigo 1 da Lei nº. 91/1992 de 5 de Fevereiro, que o direito a cidadania italiana por descendência vem através:
Por filiação
Filho de pai ou mãe cidadão italiano, que não tenha renunciado a sua cidadania, independente de onde ocorra o nascimento, ou seja, toda a geração que descenda de um italiano que nasceu na Itália e migrou para o Brasil.
Descendência por linha materna
Filhos de mulheres italianas com estrangeiros se atentando as datas:
– Nascidos antes de 01.01.1948, onde seu modelo de requerimento é pela via judicial;
– Nascidos após 01.01.1948 e a mãe se casou após 01.01.1948 não existem restrições para abertura do processo, pois pela lei de 1948 as mulheres passaram a ter igualdade na transmissão da nacionalidade italiana para os seus filhos.
Se um dos dois pontos abordados acima for o seu caso, nós te convidamos a acessar o nosso artigo dedicado a esse tema!
Requisitos necessários:
- Verificar sua elegibilidade – Controlar por qual meio de reconhecimento de sua cidadania será feito o processo, pela materna ou paterna que é possível verificar após a construção da árvore genealógica italiana;
- Pesquisa e busca dos documentos para comprovação da linhagem italiana – Será feita a coleta de todas as certidões desde o requerente até o ancestral italiano. Os documentos requisitados estão detalhados abaixo.
Documentos necessários do antepassado Italiano:
- Certidão de nascimento emitida na Itália;
- Certidões de registro civil emitidas no Brasil (casamento e óbito);
- CNN – Certidão Negativa de Naturalização
- Certidão que comprova a não naturalização no Brasil.
- Certidões de registro civil dos familiares descendentes até o requerente no formato Inteiro Teor:
- Certidão de nascimento;
- Certidões de casamento;
- Eventual certidão de óbito.
A lista dos documentos essenciais podem sofrer alterações dependendo da forma como seguirá o processo e de acordo com cada caso.
- Retificação de certidões – Verificação minuciosa dos nomes contidos em cada certidão, para eventuais erros, haverá a necessidade de retificação;
- Tradução e apostilamento dos documentos – Tradução juramentada em italiano e realização do apostilamento de Haia para validação dos documentos na Itália;
- Por fim, dar entrada no processo de reconhecimento da cidadania italiana.
Como realizar a pesquisa da árvore genealógica
Para a construção da árvore genealógica, a primeira coisa a se fazer é identificar se é possível o local de origem de sua família italiana. Essa Informação será o ponto de partida para a construção.
Para essa fase, o ideal é que se aproveite nas reuniões familiares, para conversar e abordar sobre o tema com seus familiares, a fim de extrair o máximo de informações, porque certamente alguns ou algum de seus familiares se recordará do possível local de proveniência do seu ancestral italiano. A partir desse passo, será possível aprofundar nas pesquisas com demais fontes, como apresentaremos a seguir.
Uma outra dica legal é verificar se na sua família ainda possui o sobrenome italiano, se caso houver essa suspeita, é possível pesquisar através de um site a origem na Itália desse sobrenome, falaremos mais adiante sobre.
Localizada a região de nascimento do ancestral italiano, já é possível afunilar suas fontes de pesquisa e direcionar para uma área específica.
Grande parte das inscrições de imigrantes que chegaram ao Brasil, eram declaradas apenas a região da Itália de onde vieram e não a cidade em específico. A Itália é constituída em 20 regiões com mais de 8.000 comuni (cidades).
Após encontrar o município do antepassado italiano, ou seja, o Comune, você pode começar a se aprofundar e analisar os registros civis italianos. Para a realização desta pesquisa, será necessário saber os seguintes dados:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Data de casamento;
- Data de óbito.
Com todas essas informações em mãos, será possível iniciar a construção de sua árvore genealógica realizando pesquisas em sites de pesquisa genealógica. Como acreditamos que é importante buscar as informações com todas as ferramentas disponíveis, abaixo fizemos uma lista de alguns dos principais sites de busca para preencher sua árvore genealógica, que são:
Essa plataforma, possui um vasto acervo com mais de 9 bilhões de registros históricos globais, incluindo fotos e cópias de certidões manuscritas, que possibilitará uma vasta pesquisa para encontrar o seu ancestral italiano.
Também permite aos usuários a construção das suas árvores genealógicas.
Esse é um site de dados para pesquisas de sobrenomes, locais e datas de ancestrais italianos sem fins lucrativos, que oferece registros genealógicos disponíveis.
Arquivos e registros de imigrantes
Os registros de entrada e saída de imigrantes são feitos há muito tempo e as informações são armazenadas em arquivos do estado pelo qual a pessoa chegou no Brasil. Nele é possível encontrar dados do seu ancestral quando ele pisou pela primeira vez em solo brasileiro. Os principais são:
- Arquivo Histórico de Joinville e de Itajaí (SC)
- Arquivo Público do Estado de São Paulo
- Arquivo Público da Bahia (BA)
- Arquivo Público do Estado do Espirito Santo (ES)
- Arquivo Público Mineiro (MG)
- Arquivo Público do Paraná (PR)
- Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (RS) possuem listas de colonos dos séculos 18 e do século 19.
DICAS Bônus para êxito positivo de sua árvore genealógica italiana
Caso seja necessário pesquisar de forma mais genérica a chegada do italiano de sua família no Brasil, por motivos de ausência de informações completas, possuir apenas fragmentos da origem, um site de pesquisa que pode ser de grande auxílio é o Arquivo Nacional – Sistema de desembarques de estrangeiros no Brasil. Aqui você poderá pesquisar por meio de nome, sobrenome, idade e ano de partida da Itália de um familiar seu nos diferentes portos espalhados pelo Brasil que receberam imigrantes, é possível também verificar a lista de estrangeiros recém chegados em hospedarias perto dos portos. Confira o site através do link:
Como mencionamos anteriormente a respeito da suspeita do sobrenome italiano, deixaremos o link de um site muito interessante, que auxiliará nas pesquisas da origem de sobrenomes provenientes de regiões italianas de seu ancestral.
É uma ferramenta muito simples de se utilizar e que pode lhe dar uma indicação da direção onde pesquisar e até a Província e Comune para auxiliar na busca da certidão de seu italiano. Para aqueles que não possuem muitos dados como fonte primária de pesquisa, ou que apenas possuam a curiosidade de saber de onde vem o sobrenome, o site pode ser muito útil.
Aqui está o link para a realização da pesquisa.
Quando e por que contratar um especialista
Importante explicar, que para se fazer uma pesquisa ou mesmo construir uma árvore genealógica não será um trabalho de um dia somente.
Esse processo leva algum tempo que poderá exigir muita paciência e dedicação por conta dos obstáculos que poderão ser encontrados no caminho, pois há famílias que a descendência não está de forma tão clara e simples descritas nas certidões por mudanças de sobrenomes, alteração na escrita do nome do Italiano que na maioria das vezes dificulta a pesquisa para encontrar o nome correto do ancestral, falta da localidade exata de onde o italiano nasceu dentre outras situações. Para muitos que estão buscando o reconhecimento da cidadania italiana acaba se tornando inviável uma dedicação com um tempo plausível para pesquisas complexas e ainda mais difícil de se dedicar ao processo de construção da árvore visando o objetivo da cidadania italiana. E aqui entra o primeiro argumento para contratar um especialista no assunto, pois se você possui o objetivo de se tornar um cidadão italiano e buscar uma nova possibilidade de vida seja na Itália, Europa ou em tantas outras possibilidades que a dupla cidadania te concede é viável contratar um especialista com experiência em genealogia para fornecer um trabalho satisfatório a sua necessidade.
Mas existe também a possibilidade de um requerente da cidadania possuir muitas dificuldades com as pesquisas sendo feitas de maneira autônoma e não havendo resultados positivos, há casos em que requerentes perderam anos tentando fazer de forma autônoma, sem êxito e isso pela escassez nas informações basilares, como nomes e sobrenomes invertidos ou até mesmo a ausência de um ente da família próximo que possa fornecer detalhes da história da família. Nestes casos também pode ser interessante contratar um especialista profissional capacitado com maiores fontes e ferramentas de busca.
Os profissionais para esse trabalho são os genealogistas que oferecem o serviço de pesquisa de descendência e linhagem familiar, criação da árvore genealógica e a busca de certidões italianas em solo europeu. Mas é importante salientar que a contratação de um serviço de pesquisa genealógica terá um bom êxito também partindo dos documentos base de pesquisas, pois quanto mais informações conseguir a respeito da origem dos seus antepassados, menos custosa será uma pesquisa genealógica e mais dados poderão ser fornecidos ao pesquisador, agilizando o processo para dar entrada no requerimento da cidadania italiana.
Vale ressaltar que o processo para o reconhecimento da cidadania italiana, poderá ser feito através de uma empresa especializada que fará a avaliação técnica de toda documentação, a construção de sua árvore genealógica e seguirá com a abertura do processo com advogados e profissionais especializados cuidando de toda burocracia até a concessão da sua cidadania Italiana.
Concluindo nosso artigo, a árvore genealógica é a base de tudo que autentica o direito à reconhecimento de cidadania italiana por descendência. Esperamos que as informações passadas tenham sido claras sobre o tema, porque acreditamos que nossos leitores com informações precisas e conhecimento adequado sobre o assunto, tomarão decisões assertivas para o seu processo e terão sucesso nessa empreitada.
Ciao e a presto