Getting your Trinity Audio player ready... |
Um típico cenário de filme, com cenas que começam com um mar azul anil e um céu de brigadeiro. Os personagens são felizes e bronzeados. As bebidas refrescantes dividem espaço com os chapéus de praia nas espreguiçadeiras que se multiplicam na areia branquinha. Assim é o paraíso chamado Algarve.
A mais badalada região de Portugal no verão fica localizada no extremo sul do país e recebe milhares de turistas por ano. A costa do Algarve tem cerca de 50 km de extensão a oeste e 150 km a sul. Com 16 municípios e tendo Faro como capital regional é beneficiada com um clima mediterrâneo com muitas horas de Sol. As temperaturas ficam entre 24C° e 29C° no verão, enquanto a temperatura da água do mar fica na média dos 22C°.
Escolher as praias preferidas do Algarve não é tarefa fácil, as paisagens são de tirar o fôlego a cada quilômetro percorrido. Vamos tentar identificar os pontos que mais costumam aparecer nos roteiros de quem se apaixona pela região mais iluminada de Portugal.
Veja também: Como é morar em Faro – custo de vida, lazer e mais
As Tops Praias do Algarve
Supra sumo seria um bom termo para definir as praias mais bonitas do Algarve, até porque lá não tem lugar feio. O que fizemos aqui foi pincelar o TOP 3:
Praia de Odeceixe
– é a praia mais setentrional do Algarve, fica bem na divisa entre o Algarve a Costa Alentejana. É banhada pela ribeira de Odeceixe, calminha e própria para passar bons momentos com as crianças, do outro lado é banhada pelo mar aberto, mais revolto e com ondas, própria para os surfistas. Ao lado de Odeceixe há uma praia mais discreta, é a Praia das Adegas e é discreta apenas na localização: é frequentada por nudistas.
Como Chegar: vindo do norte pela EN120 (Odemira-Aljezur), pegue à saída da ponte sobre a ribeira de Seixe e em seguida estará ao lado algarvio, vira à direita, 3 km depois voilá.
Praia da Marinha
– é um dos cartões postais da região. Está na lista das 100 mais belas praias do mundo, tem túneis incríveis desenhados pela água e o vento e um visual inesquecível do alto da falésia. É uma praia pouco frequentada e tranquila.
A praia é rodeada por falésias proeminentes de tons dourados e é banhada por águas azuis transparentes. E por causa da nitidez da água é escolhida por muita gente para a prática de snorkeling, uma verdadeira terapia que proporciona avistar ouriços, estrelas-do-mar, cavalos marinhos, entre outras inúmeras espécies de fauna e flora marinha.
O acesso à praia é feito por uma escadaria feita de madeira que se inicia no topo da falésia, junto ao estacionamento, e continua até chegar finalmente a areia. A longa escadaria acaba por reduzir naturalmente os visitantes a esta praia, já que nem todos têm fôlego ou paciência para este esforço, principalmente no fim do dia, depois de muitos banhos de mar e sol.
Como Chegar: Saia da EN 125 perto da Escola Internacional do Algarve, para Sul. Siga as indicações em placas e painéis.
Praia do Ancão
– localizada entre Loulé e Tavira, a Praia do Ancão integra o Parque Natural da Ria Formosa. É um dos destinos mais frequentados por celebridades nacionais e internacionais. Conta com uma excelente infraestrutura com bares e restaurantes que servem de frente para o mar.
Há ainda possibilidade de alugar equipamento para atividades e esportes náuticos, a areia fina é boa para a prática de caminhadas, vôlei e futebol. Depois da praia há um bosque repleto de pinheiros e sombreiros, que pintam de verde os penhascos baixos. Não se surpreenda se encontrar por ali muitos coelhos, antigos moradores do local.
Como Chegar: Saia em Almancil e siga pe a EM527 até chegar à Avenida do Ancão.
Visite também
Praia da Quarteira
era antigamente um reduto de pescadores, mas hoje se tornou uma vila turística movimentada e é uma das que mais recebe turistas portugueses. A estrutura é completa com restaurantes, bares, lojas e artesanato.
Entre Lagos e Faro estão as praias mais cosmopolitas e com vida noturna mais intensas. Se você não abre mão de baladas noturnas e agitação inclua em seu destino a praia da Rocha em Portimão, praia da Galé e da Oura em Albufeira e em Vilamoura. Casas noturnas, restaurantes cool e bares bem decorados completam o ambiente. Já se a sua vibe é a natureza siga em direção ao Parque Natural da Ria Formosa, santuário natural e tesouro ambiental feito de águas tranquilas, amplos areais e ilhotas quase desertas.
Embarcações para grupos ou barcos privados povoam em grande número a costa do Algarve. Os passeios são realizados com guias e podem durar desde uma hora até um dia inteiro com paradas em ilhas paradisíacas ou praias quase desertas.
A praia do Barril fica na incrível Ilha de Tavira, para chegar lá é possível ir de trenzinho turístico ou a pé mesmo. Depois de um quilômetro chegará a paradisíaca praia, no caminho a dica é observar a variedade de plantas e pássaros que habitam a região.
Confira: Como são as praias de Portugal
O Golfe no Algarve
Nem só de praias vive o Algarve, a região conta com campos de golfe premiados internacionalmente e por diversas vezes foi considerada o melhor destino de golfe do mundo por revistas da modalidade e associações internacionais de operadores turísticos especializados.
A maioria dos campos de golfe está implantada em zonas preservadas, com vistas incríveis. O que mais chama atenção dos especialistas é a qualidade das instalações. A arquitetura é assinada por jogadores prestigiados e campeões lendários, como Sir Henry Cotton, Rocky Roquemore, Arnold Palmer e Ronald Frea. A diversificada rede de hotéis e boas acessibilidades, que vão desde as ligações aéreas diretas com diversos destinos do mundo à facilidade dos transfers entre o aeroporto internacional de Faro e os vários resorts, destacam a região entre os jogadores mais exigentes.
Entre Lagos, Sagres e a Serra de Monchique existem circuitos com vários graus de dificuldade, em que os greens e fairways são emoldurados por belos cenários naturais. É nesta zona, perto de Portimão que está o primeiro campo inaugurado no Algarve, o Penina Hotel & Golf Resort premiado por diversas vezes como um dos melhores da Europa.
A região mais central, entre Vilamoura, Quinta do Lago e Vale do Lobo, é uma das mais luxuosas do Algarve e também uma das mais bem equipadas para a prática de golfe. Os campos combinam links e fairways com falésias, lagos e bunkers, proporcionando buracos de elevada categoria. É o caso do buraco 16 do Royal Golf Course em Vale do Lobo o mais fotografado da Europa: um exigente Par 3 em que três espetaculares falésias sobre o mar se interpõem entre o tee e o green. Ou o buraco 6 do Pine Cliffs à beira de uma ravina a exigir uma tacada sobre a praia.
Além dos famosos e completos campos de golfe, o Algarve também proporciona ao visitante um grande número de centros de estética, spas luxuosos e termas relaxantes. Resorts e hotéis de luxo estão espalhados pela costa e recebem hóspedes de todo mundo em busca de exclusividade.
Confira também: Costa Vicentina em Portugal
Curiosidades do Algarve
A palavra “Algarve” tem origem na expressão árabe “Algarbe”, que significa “O Oeste”, “O Ocidente”.
Dados do governo português, atualizados em 2019, apontam que o Algarve é a região do país que registra maior crescimento populacional.
Gastronomia: na mesa do Algarve os destaques são peixes frescos e mariscos, grelhados ou em cataplanas. Na sobremesa predominam doces com amêndoas e figos e licor de amêndoa amarga.
A região ocidental do Algarve é chamada de Barlavento e a oriental de Sotavento.
Fonte: www.visitportugal.com