Getting your Trinity Audio player ready... |
Viajar, passear e se desconectar do mundo digital. Geralmente esse é um dos objetivos de quem sai de férias, mas vamos combinar que a tecnologia facilita muita coisa, e em uma viagem não é diferente. Existem inúmeros aplicativos que fazem a viagem ficar mais prática, entre eles os de transporte, de hospedagem ou compra de ingressos. Preparamos uma lista com os melhores aplicativos turísticos sobre Portugal para deixar a sua estadia em terras lusitanas muito mais divertida e agradável.
Aplicativos de Transporte em Portugal
CP (Comboios de Portugal)
Para quem pretende andar de trem, que em Portugal são chamados de comboio, este é um App obrigatório, tem as informações das linhas, horários, preços, além de informações de descontos, roteiros turísticas para fazer de trem e muito mais. É possível comprar passagens adicionar os passageiros que o acompanham nas viagens, escolher o lugar e consultar os horários em modo off-line. O app é intuitivo e está entre os melhores aplicativos turísticos, pois ainda mostra as linhas que passam perto de onde o passageiro estiver, através de georreferenciação, e envia alertas e informações sobre promoções. Disponível em iOS e Android. Visite o site oficial.
Uber, Bolt, Kapten, Cabify e Izzy Move
Os aplicativos de motoristas particulares já é uma realidade presente para os brasileiros, principalmente o Uber. Em Portugal existem alguns outros que podem ser alternativas mais baratas para quem está passeando em terras lusitanas. Em Lisboa estão em maior número, e conforme menor a cidade menos são as opções, e há as pequenas cidades ou aldeias que só ofereçam os tradicionais táxis e olhe lá. O Uber, pioneiro neste tipo de serviço, opera há cinco anos em Portugal e ainda é o que conta com maior número de motoristas disponíveis. Bolt está disponível em Lisboa, Porto e Braga. Cabify é encontrado na região de Lisboa e Porto. Kapten por enquanto só atende Lisboa.
Izzy Move é o app oficial dos taxistas da Associação Nacional de Transporte Rodoviário em Automóveis Ligeiros (Antral), é o irmão mais novo dos apps deste tipo no país, é a forma com que os tradicionais táxis tem se atualizado em um mercado onde a tecnologia é cada vez mais necessária. Mas atenção, os taxistas estão aderindo aos pouco a este sistema e a maioria ainda trabalha com o vovô taxímetro, que costuma cobrar valores mais salgados do que os moderninhos aplicativos. Todos oferecem as opções de uso em iOS e Android.
Ônibus e metrô
Os ônibus de urbanos são chamados em Portugal de autocarros. Nas cidades maiores as empresas que oferecem o serviço disponibilizam aplicativos com os horários, linhas, preços e demais informações. Uma dica é procurar de acordo com a cidade que você pretende visitar, baixar durante a estadia e depois apagar para não ficar ocupando espaço no celular. Em Lisboa e Porto o mesmo app serve para ônibus e metrô. Na capital o cartão para circular nos transportes urbanos tem o nome de Viva e o app é encontrado por Lisboa Viagem. No Porto você precisará adquirir o cartão Andante e o app para baixar é o Anda, mas por enquanto é compatível apenas com Smartphone com sistema android na versão 5.0 ou superior, e equipados com tecnologias NFC e Bluetooth. Nas demais cidades uma dica é procurar pelo nome da empresa que oferece o serviço, por exemplo, em Braga o app é o Tub (Transportes Urbanos de Braga). Em Coimbra, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) é encontrado como Coimbra.Move-Me. Nestes dois exemplos os aplicativos são oferecidos em iOS e Android.
Hospedagem
Se hospedar de forma tradicional, em hotéis, pousadas e resorts ainda é uma opção para muitos turistas, mas já faz tempo que deixou de ser a única em Portugal. Aplicativos de hospedagens como AirBnb, Booking e Hostelworld tem intermediado milhares de estadias por todo país.
Booking – um dos pioneiros da categoria, ajuda o turista a encontrar hospedagens de todos os estilos e ainda oferece filtros para personalizar as buscas.
AirBnb – revolucionário no conceito de oferecer hospedagem, faz a intermediação do proprietário do imóvel com o hóspede e é considerado um dos mais confiáveis aplicativos de hospedagem do mundo.
Hostelworld – o queridinho do pessoal que adora economizar e não se importa em dividir o banheiro. Especialista em hostels mas também conta com hospedagens mais tradicionais em hotéis e pousadas.
Trivago – intitula-se como o maior comparador de preços de preços de hotéis do mundo. Não é possível reservar diretamente no aplicativo, mas é uma ótima forma de buscar alternativas, sobretudo nos preços.
Hotéis.com – funciona como um clube de vantagens e quanto mais hospedagens o hóspede tiver maiores são as recompensas. Fora isso tem as mesmas funcionalidades que os demais na hora de comparar preços e serviços.
Ryanair – a mesma empresa famosa pelas viagens aéreas low cost, também oferece no aplicativo uma série de serviços de apoio à viagem e estadia, como aluguel de carro, transfers e ofertas de alojamento.
Todos oferecem as opções de uso em iOS e Android.
Diversão e Turismo
Fever – Para os mais indecisos o aplicativo Fever pode ser um grande achado, ou então um grande problema (pois são muitas as opções). A proposta da Fever, startup de entretenimento e experiências baseada em dados, é oferecer ao usuário as melhores programações de eventos, festas, shows, cinema, apresentações culturais e mais um montão de coisas bacanas. Por enquanto está disponível apenas para Lisboa, e tem sido comparada com a Netflix dos eventos. Além de oferecer o serviço a rede utiliza os dados de preferência do público para criar um grande banco de dados e se antecipar nas promoções de eventos. Em Portugal promete investir cinco milhões de euros nos próximos meses. A cidade do Porto está na mira da startup que tem na lista de atuação algumas das principais metrópoles mundiais como Paris, Nova Iorque, Londres e Madrid).
Lisbon Street Art – Mais uma exclusividade da capital, o Lisbon Street Art reúne mais de 160 locais, geo referenciados em mapas e identificados com fotos, endereços e nomes dos artistas, além de outras informações. Também informa o visitante com as atrações de artes mais próximas da localização em que ele se encontra. O diferencial é que também mostra locais onde ali existia uma arte, qual era e por quanto tempo ficou ali exposta.
Rewind Cities Lisbon – Essa é para os visitantes que adoram viajar pelo muno e pelo tempo. Através de realidade virtual o app mostrar os edifícios, monumentos e até acontecimentos históricos através de imagens, vídeos ou animações em 3D. Um novo conceito com base em tecnologia de realidade aumentada exibe o que já esteve em um determinado local e que já não mais existe. Na seção Lisboa Agora, apresenta informações do tempo presente com eventos, comércio e serviços mais próximos da localização.
Guide4u Lisbon – Um app originalmente português. Com ele é possível descobrir tudo sobre a cidade usando fones de ouvido. Na prática, é um audioguia com gravações sobre locais históricos e emblemáticos da cidade. São apresentadas duas versões para cada local, uma sobre o local em si e outra sobre o seu passado, está disponível em cinco línguas: português, inglês, espanhol, francês e italiano.
Time Out – Um app completão, originalmente criado em Londres por um grupo de mídia entretenimento e que existe nas principais capitais do mundo e outras cidades turísticas.
Há versão para a região de Lisboa que também traz atrações na grande Lisboa e no Porto onde também apresenta atividades da região norte do país. Disponível em iOS e Android.
Quinta da Regaleira 4.0 – Neste caso a exclusividade é de Sintra e este é outro aplicativo que é uma verdadeira viagem no tempo. Os visitantes são guiados pelas dependências da quinta por personagens da história, tudo é possível graças a realidade aumentada. Personagens como Carvalho Monteiro (fundador), Luigi Manini (arquiteto), Luís Vaz de Camões (poeta) e El Rei D. Sebastião, entre outros, são os anfitriões. O projeto é essencialmente português e é o único em Portugal neste formato, reúne mais de 70 experiências com 40 animações, 30 filmes e 100 áudios em português, inglês e espanhol.
VisitPortugal – Uma ótima dica para quem quer um único aplicativo e para quem está na fase do planejamento da viagem. As funcionalidades vão desde organizar o itinerário, obter informação turística em tempo real, acessar uma conta pessoal e conteúdos favoritos, além de pesquisa na base de dados a nível nacional. Tem ainda a possibilidade de descarregar informação para acesso offline. O usuário pode utilizar em smartphone e tablet, nos sistemas iOs, Windows e Android. Disponível em dez idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, holandês, russo, japonês e mandarim.
Curiosidade: em Portugal o termo “aplicativo” é chamado de “aplicação”, a abreviação é a mesma utilizada no Brasil – app.