Você já ouviu falar sobre os Oriundi? Tem alguma relação com descendência italiana? Sim! Oriundi é o termo designado para se referir aos muitos descendentes de italianos fora da Itália. Entre os anos de 1880 e 1960 a imigraçao italiana foi um enorme movimento em todo o globo. Dos imponentes portos situados em Nápoles e em Gênova na Itália estima-se que quase 30 milhões de italianos deixaram seu país, seja para fugir da guerra que atingia a Europa quanto o sonho de uma vida melhor e próspera em uma nova terra. Seus principais destinos foram as Américas, se concentrando grande parte nos EUA, Argentina e Brasil, na Oceania Austrália e na Europa ocidental.
Essa grande quantidade de italianos gerou uma massa de descendentes com enormes comunidades italianas fora da Itália. Por definição, descendência é a proveniência baseada em laços de sangue de um ancestral ou ramo familiar comum.
E por que esse tema é tão importante com a cidadania italiana?
Porque perante a lei italiana lei n. 91, de 5 de fevereiro de 1992 e relativos regulamentos de execução, em particular o D.P.R. n. 572, de 12 de outubro de 1993, a descendência italiana é uma relação reconhecida no tempo pela transmissão geracional iure sanguinis entre o indivíduo e o seu antepassado italiano. A lei reconhece a descendência seja pelo registro dos pais italianos no comune da Itália e jurisdições representativas como os Consulados Italianos, não importando a distância da geração na árvore genealógica que se encontra o ancestral, o direito à cidadania permanece no sangue de cada oriundi esperando para ser reconhecido. Portanto, se estava curioso para saber mais sobre a influência italiana nas descendências dos brasileiros e descobrir se você possui ou não, este artigo foi preparado para você.
Desejamos uma boa leitura.
Qual a diferença entre ascendente e descendente?
Para falar das diferenças, primeiramente vamos trazer o significado de cada um deles para maior clareza sobre esses dois termos que podem causar certa confusão com relação ao seu entendimento:
Ascendência se trata da linha de gerações que vieram anteriormente a uma determinada pessoa ou família, ou seja, se trata da origem, dos ascendentes relacionados aos pais, avós, bisavós e por diante.
Descendência Refere-se à concessão reconhecida entre um indivíduo e seus ancestrais tanto maternos quanto paternos. Significa dizer que nesse conjunto, aparecem os filhos, netos, bisnetos e assim sucessivamente.
Com base nas duas definições citadas acima, ilustramos um exemplo para melhor compreensão da diferença entre os dois termos.
Vejamos abaixo:
Mario tem ascendência italiana, pois ele descende de italianos.
Dica para se recordar melhor:
A Ascendência começa com “a” de antes.
Descendência começa com “d” de depois.
A descendência italiana dá direito a dupla cidadania?
A cidadania italiana iure sanguinis é transmitida a partir do (a) ascendente italiano (a) – nascido na Itália – aos descendentes, desde que não tenha havido perda da cidadania italiana por aquisição de cidadania estrangeira, sem interrupção e sem limite de gerações, como descrito na lei n. 91, de 5 de fevereiro de 1992.
Portanto, em linhas gerais, sim a descendência da o direito à cidadania, pois a Itália aceita apenas o Iure Sanguinis em sua constituição. A lei também diz que a descendência pode ser requerida e adicionada ao indivíduo, não sendo necessário se abdicar de sua outra nacionalidade, terra de nascimento, como por exemplo o Brasil, permitindo haver a dupla nacionalidade.
O direito a dupla nacionalidade italiana pode ser perdido mesmo para aqueles descendentes de italianos nas situações citadas abaixo:
- Quando existe revogação da nacionalidade italiana, que é o processo de naturalização do italiano em outro país. Por exemplo, aqueles italianos que imigraram ao Brasil e se naturalizaram brasileiros.
- Para aqueles descendentes de mulheres italianas nascidas antes de 1948, onde a lei ainda não permitia a passagem da cidadania italiana através da mulher. Lei essa abolida a partir da constituição italiana de 1948.
- Antigos descendentes do império austro-hungaro, região Trentino Alto-Adige que perderam a data de apresentação para reivindicar a nacionalidade italiana e não a austríaca.
Para a questão de manter a nacionalidade obtida de nascimento e acrescentar a italiana, no caso dos brasileiros não existe nenhum tipo de interferência legal ou restrição pela lei italiana, uma vez reconhecida sua cidadania italiana, você mantém a brasileira e se torna um cidadão ítalo-brasileiro.
Como descobrir se tenho descendência italiana?
Só podemos saber para onde estamos indo, se soubermos de onde partimos. Algo simples mas de muito valor para quem busca informações para cidadania italiana através de descendência. A maneira mais eficaz de descobrir se possui, é fazendo a sua própria árvore genealógica.
Por definição, a árvore é uma série cronológica que apresenta a ascendência de um indivíduo ou a origem de uma família, com a indicação dos casamentos e das sucessivas gerações que o vinculam aos ancestrais, descobrindo assim sua origem. A árvore pode ser feita através de tabelas ou diagramas.
Para executar essa tarefa de busca dos seus antepassados, o primeiro passo é identificar o local de origem de sua família italiana.
O local é de grande importância, pois é dali que partem as primeiras pesquisas em arquivos.
Um bom ponto de início, é conversar com os seus familiares mais antigos, amigos e também vizinhos de avós para encontrar um possível local de proveniência da Itália do seu antenato.
O Importante nesse passo é conseguir extrair o máximo de informação para preencher o maior número de lacunas possíveis e a partir daí, iniciar pesquisas mais complexas e miradas.
Uma vez identificada a região do ancestral italiano, você já consegue detalhar de modo mais preciso suas fontes de pesquisa e direcionar para uma área específica. Isso se deve a grande parte dos documentos e inscrições de imigrantes quando chegavam ao Brasil como hospedarias, passagens dos navios de chegada no porto, em que eram declaradas apenas as regiões da Itália de onde eram provenientes e não a cidade em específico onde habitavam.
Para fornecer uma ideia do valor dessa informação, a Itália é dividida em 20 regiões com mais de 8.000 Comuni – Cidades, desta forma, com a descoberta da cidade, você poderá avançar e muito a sua montagem da árvore genealógica.
Após a localização da cidade do antepassado italiano, será necessário averiguar os registros italianos e para realizar esta pesquisa, é necessário que você tenha uma base de informações das quais possa pesquisar nos registros, que são:
1. Nome completo;
2. Data de nascimento;
3. Data de casamento, caso houver;
4. Data de óbito.
As pesquisas podem ser iniciadas em sites de pesquisa genealógica. Como reforçamos o fato da certeza de possuir sua árvore de ascendentes clara para o seu processo de cidadania, acreditamos que é importante buscar as informações com todas as ferramentas disponíveis, as quais elencamos abaixo em uma lista, alguns dos principais sites de busca para ancestrais italianos, confira abaixo:
1) My Heritage – plataforma de genealogia online que permite aos usuários montarem suas árvores genealógicas, podendo a busca ser realizada a partir do nome e sobrenome do ancestral italiano.
2) FamilySearch – plataforma de pesquisa que oferece inúmeros registros genealógicos. Assim como o My heritage, esse site possibilita a realização de pesquisas através de datas e sobrenomes.
3) Arquivos e registros de imigrantes – Registro de entrada e saída de imigrantes. As informações são armazenadas em arquivos do estado pelo qual o ancestral e familiares chegaram no Brasil. Nele é possível, por exemplo, encontrar dados do seu ancestral quando ele pisou pela primeira vez em solo brasileiro.
Os principais são:
1. Arquivo Histórico de Joinville e de Itajaí (SC)
2. Arquivo Público do Estado de São Paulo
3. Arquivo Público do Paraná (PR)
4. Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (RS) possuem listas de colonos dos séculos 18 e do século 19.
Dentre os inúmeros bancos de dados para a realização da pesquisa genealógica, é possível também realizar pesquisas como a chegada do italiano de sua família no Brasil, o que auxiliará na composição das pesquisas do seu ancestral.
Um bom site de pesquisa é o Arquivo Nacional – Sistema de desembarques de estrangeiros no Brasil. Nele é possível fazer pesquisas por meio de nome, sobrenome, idade e ano de partida da Itália nos diferentes portos espalhados pelo Brasil que receberam imigrantes.
É possível também verificar a lista de estrangeiros recém chegados em hospedarias perto dos portos.
Confira o site através do link:
Dica: Uma outra possibilidade também para fazer uma pesquisa rápida é com o seu sobrenome. Exatamente, se por acaso você suspeita que seu sobrenome é italiano, que não tenha mudado por gerações e pode representar a origem de sua família, é possível pesquisá-lo e descobrir sua origem na Itália.
Com essa aplicação, você poderá inserir o sobrenome para realizar a pesquisa.
O site irá encontrar o maior foco desse sobrenome na Itália e qual a origem dele. Vale a pena conferir. Clique aqui
Como montar a minha árvore genealógica para cidadania italiana?
Vimos anteriormente como realizar pesquisas e descobrir sobre o seu ascendente italiano da família. Agora, porém, para construir a árvore genealógica da família, é necessário reconstruir com uma quantidade maior de dados de nomes e datas de cada pessoa do diagrama da árvore. Aconselhamos a começar por você, o requerente da cidadania italiana, uma vez que com as suas informações completas de certidões mais atuais, é possível iniciar a construir o nível de ascendência com maior riqueza de informações, que poderão fazer toda a diferença quando chegar o momento de encontrar a certidão do italiano.
Um exemplo, são as certidões em inteiro Teor, em que no documento de um bisavó poderá apresentar uma informação de residência e naturalidade que era desconhecida. E visando lhe auxiliar a fazer essa primeira varredura e acrescentar dados a sua árvore, elencamos abaixo uma lista de locais para buscas de certidões:
Registros civis
São os registros de certidões em inteiro teor emitidos pelo cartório de competência na residência dos registros. Com as certidões de nascimento, casamento e óbito, será possível encontrar grande parte das informações que necessita, a fim de reunir a documentação para então reconhecer a cidadania italiana, uma vez que nas certidões sempre possuem informações dos parentes de primeiro grau. Dessa forma será possível fazer as pesquisas passando a cada geração e construindo então a árvore genealógica.
Registros religiosos
São registros contidos em paróquias da Igreja Católica.
Essa sem dúvida, poderá ser uma boa fonte para a pesquisa genealógica de seus ascendentes, visto que existe a possibilidade de serem os únicos registros disponíveis antes da implementação do registro civil.
Temos como exemplo, que nas igrejas onde realizavam os sacramentos do batismo e casamentos, os registros originais paroquiais foram mantidos no arquivo paroquial ou no arquivo diocesano.
Esses arquivos estão disponíveis nos seguintes locais:
1 – Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro;
2 – Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo.
Arquivos públicos – O registro de imigrantes italianos mencionados no início do artigo, encontra-se nos arquivos públicos. Neles é possível encontrar informações primordiais como os registros do porto de embarque na Itália.
Evidenciamos que em alguns casos, os nomes das cidades, são referentes aos Portos e não à proveniência natural do italiano.
Com essa grande quantidade de dados, você poderá dar início a sua árvore genealógica para a cidadania italiana e aconselhamos a fazer de forma gráfica, para que fique evidente o avanço do trabalho de pesquisa realizado e possíveis pontos que possam faltar.
Na internet possuem vários formatos visuais, como planilhas para criação da árvore. Deixamos aqui no artigo como referência a indicação de um exemplo diretamente do consulado geral da Itália de São Paulo, que está disponibilizado gratuitamente no site do consulado, acesse aqui:
Uma vez montada a árvore genealógica, é possível entender se ainda faltam certidões ou se sua Pasta para o requerimento está pronta.
É claro que nem todos os casos são simples dessa maneira e muito menos fáceis de encontrar. Mas isso não significa desistir, visto que existe a possibilidade de contratar um genealogista profissional já que é um trabalho que pode durar um tempo, exigir paciência e muita dedicação.
Portanto essa é uma possibilidade para você que possui um sonho de se tornar um cidadão italiano e buscar um novo futuro na Europa ou em tantas outras possibilidades que a dupla cidadania te concede.
Existem genealogistas que oferecem o serviço de pesquisa, criação da árvore genealógica e a busca de certidões italianas em solo europeu.
Vale ressaltar que a contratação de um serviço de pesquisa genealógica terá um bom êxito, partindo dos documentos base de pesquisas fornecidas pelo requerente, portanto, quanto maior o número de informações disponíveis, melhor poderá ser o êxito da pesquisa.
Concluindo nosso artigo, esperamos ter dado a base e o combustível necessário para você descobrir a sua ascendência, descobrir de quem é descendente e construir sua árvore genealógica. Aconselhamos que você usufrua desse tempo dedicado a história de sua família, aproveite para estar com eles, escutar histórias e dar valor a esses momentos especiais.
Que você tenha um êxito positivo em sua pesquisa Oriundi.