Getting your Trinity Audio player ready... |
Engana-se quem acha que Portugal é um destino apenas para os meses de Verão. A baixa temporada em Portugal, que decorre entre novembro a abril, é uma época cheia de vantagens e atrativos para visitar o país.
Portugal costuma receber turistas o ano todo, de norte a sul. Por isso, se está a pensar visitar o país e não sabe quando fazê-lo, pense primeiro na sua intenção. O que mais lhe interessa visitar em Portugal? Na alta temporada, o sol e calor estão garantidos. No entanto, Portugal é um país solarengo, por isso vai encontrar sol e temperaturas amenas, mesmo na baixa temporada.
Quando é a baixa temporada em Portugal?
A Baixa temporada em Portugal começa em novembro e termina em abril, tirando o Natal e o Ano Novo.
Uma maneira fácil de recordar é: saber que a baixa temporada em Portugal acontece quando não é Verão ou não há festividades.
Estes meses de outono, inverno e primavera não costumam ser tão quentes, mas ainda assim o sol é garantido em grande parte dos dias.
Vantagens de aproveitar a baixa temporada em Portugal
Pode pensar que esta não é uma boa época para visitar Portugal, mas está enganado. Visitar o país lusitano na baixa temporada tem inúmeras vantagens.
Apesar de receber muitos turistas durante o ano inteiro, a baixa temporada em Portugal é tipicamente uma época mais calma para as cidades do país. Para além de ter menos turistas a passear nas ruas, não irá encontrar filas infinitas para entrar em museus, restaurantes, ou outras atratividades.
Além disso, os preços são mais acessíveis do que na alta temporada. Por norma, na baixa temporada, a procura é mais reduzida pela diminuição do número de turistas. Por essa razão, a rede hoteleira vê-se obrigada a baixar os preços face aos períodos da alta temporada em Portugal.
A juntar aos baixos preços da estadia e restauração, também o valor das passagens aéreas para Portugal são mais baratas entre os meses de novembro a abril (exceto Natal e Ano Novo).
Portugal oferece uma grande diversidade de atrações e atividades que poderá visitar e/ou realizar durante esta época. Para além de ter dezenas de cidades e aldeias bastante características e com uma riqueza histórica incrível, ainda poderá participar nas vindimas, divertir-se no Carnaval, ou viver outras experiências inesquecíveis.
Embora possa haver dias chuvosos, as temperaturas são agradáveis para passear.
Por isso, se pretender visitar as cidades do país que não dependem do clima para oferecerem atrações, então esta é provavelmente a melhor época para visitar Portugal.
Clima na baixa temporada em Portugal
Portugal é um país de sol e praia, mas a verdade é que, nos dias mais frios, é possível até brincar na neve.
O Inverno é frio com temperaturas a rondar os 8ºC e os 15ºC. As exceções são as cidades e aldeias do interior, onde as temperaturas chegam a atingir os graus negativos. No entanto, Portugal tem um clima bastante mais ameno do que o resto da Europa, onde o sol espreita quase todos os dias. Se viajar até à Serra da Estrela (o ponto mais alto de Portugal), provavelmente irá encontrar neve.
Na baixa temporada em Portugal, o Outono e a Primavera têm um clima bastante agradável. É normal ter um pouco de frio pela manhã e à noite, mas durante o dia, as temperaturas tendem a ser mais quentes.
Há cidades do país em que o clima não é determinante para ter um bom dia de visita ou não. Cidades como Porto, Lisboa, Aveiro, Braga, Guimarães, Óbidos, entre muitas outras, não são destinos de praia e nem de montanha. Por esse motivo, as atividades podem ser aproveitadas em qualquer época do ano.
O que fazer na baixa temporada em Portugal?
Quando pensamos “O que fazer na baixa temporada em Portugal”, são muitas as opções que nos surgem. Neste artigo, vamos sugerir algumas, um pouco por todo o país (e para todos os gostos).
Óbidos
Óbidos é uma pequena vila, pertencente ao distrito de Leiria.
Uma vila medieval, que se encontra dentro de muralhas, com dezenas de casinhas brancas, um castelo bem conservado e um labirinto de ruas.
Dentro da vila vai encontrar restaurantes, lojinhas de artesanato e até locais para provar a tão famosa Ginjinha de Óbidos.
No Natal, realiza-se uma feira natalícia com dezenas de atividades, atrações e muita animação.
É um local encantador que vai adorar conhecer na baixa temporada em Portugal.
Serra da Estrela
Se por um lado, estamos atravessando a baixa temporada no país, na Serra da Estrela estes meses são considerados como alta temporada. Esta serra é a mais famosa do país, com cerca de 1993 metros de altitude. Aqui, poderá fazer snowboard, esqui ou andar de trenó. Existem vários hotéis ou casinhas tradicionais onde poderá ficar alojado.
Além disso, prepare bem o seu palato, pois vai provar comida de “comer e chorar por mais”.
Parque Peneda – Gerês
Situada entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, a Serra da Peneda e a Serra do Gerês constituem a única área protegida portuguesa, classificada como Parque Nacional.
Este Parque Nacional é um dos locais mais bonitos de Portugal. A Natureza ganha outro realce, pelas florestas, rios e animais em harmonia.
Se quer recarregar energias, aproveitar o ar puro e descansar, então este é o local indicado na baixa temporada em Portugal. No entanto, se também quiser queimar calorias, oportunidades não lhe faltam, desde canoagem às longas caminhadas pelos trilhos.
Pela sua beleza, este é um local bastante procurado por turistas e não só, sobretudo no Verão, o que faz com que os alojamentos estejam praticamente lotados. Por esse motivo, viajar até ao Parque Peneda – Gerês no Outono ou Primavera é a melhor solução.
Lisboa
A capital portuguesa dispõe de uma série de atrações e atividades incríveis para entreter os seus dias na baixa temporada em Portugal. Não lhe faltam locais de visita, assim como atividades que pode experimentar, como por exemplo andar de elétrico ou teleférico.
Não lhe faltam museus para apreciar a arte e história, assim como miradouros para se deixar deslumbrar pelas maravilhosas paisagens que Lisboa oferece.
Veja este guia que o ajudará a saber o que fazer em Lisboa:
Praia da Nazaré
Deve estar a estranhar este tópico. Afinal, estamos a falar de baixa temporada em Portugal e um dos pontos turísticos é uma praia. Mas é verdade. A praia da Nazaré é bastante procurada no Inverno, pelas suas ondas gigantes. Foi aqui que Garrett McNamara surfou a maior onda do mundo, com cerca de 30 metros de altura.
Vale do Douro e cidade do Porto
O Vale do Douro é uma região vinícola, com paisagens deslumbrantes. É uma região muito diferente de todas as outras do país. VAle muito a pena visitar na baixa temporada em Portugal.
Iniciando a rota no Porto, onde o rio desagua, é possível conhecer esta Paisagem Cultural (classificada como Património Mundial), através de carro, trem, ou até de barco de cruzeiro. No Porto, existem muitas empresas que organizam viagens de cruzeiro pelo Rio Douro. É uma maneira bastante interessante de conhecer as encostas onde são produzidos os vinhos, e maravilhar-se com as paisagens.
No percurso terrestre, vai encontrar Miradouros que lhe oferecem as melhores vistas. Poderá, ainda, visitar vinhas, vilas e aldeias, até chegar a Miranda do Douro, onde o rio Douro entra em Portugal.
E estando pelo norte, não deixe de visitar a cidade do Porto. Nesta cidade, atrações não faltam!
Veja aqui tudo o que pode fazer e visitar no Porto na baixa temporada em Portugal
Vindimas
Estar na baixa temporada em Portugal, em Setembro e não visitar a região do Douro para apreciar ou participar nas vindimas é uma falha que não vai querer assumir.
O mês de Setembro é o mês das vindimas em Portugal. É a época em que colhem as uvas e as paisagens ganham ainda mais beleza.
Pode inclusive participar na produção do vinho, pisando as uvas. É uma experiência bastante engraçada, mas com a responsabilidade de estar a contribuir para o famoso vinho da região do Douro.
Além disso, pode aproveitar para conhecer toda esta região do país e fazer um cruzeiro pelo rio Douro. Neste local, são muitos os alojamentos locais e hotéis, com vistas deslumbrantes.
Caves de vinho do Porto
Estando pelo Douro, na baixa temporada em Portugal, não deixe de visitar as famosas caves de vinho do Porto e, claro… provar também!
Existem muitas caves, sobretudo na zona de Vila Nova de Gaia, onde poderá visitar e conhecer os instrumentos utilizados para a confecção deste vinho.
Feiras de Natal
Como já referimos acima, Óbidos tem uma incrível feira de Natal (Óbidos Vila Natal) que vale a pena conhecer.
Mas não é a única. Na baixa temporada em Portugal, o Natal é repleto de magia, luzes, brilho e muita animação.
Em Lisboa, tem o famoso Wonderland Lisboa, com muitas atrações, roda gigante e pista de gelo.
Também poderá visitar o Perlim, em Santa Maria da Feira. E o maior Pai Natal do Mundo, em Águeda (é mesmo gigante).
Conheça mais sobre os mercados de Natal em Portugal:
Carnaval
O quê? Carnaval em Portugal? Sim, na baixa temporada em Portugal também festeja-se o Carnaval, mais propriamente o Entrudo. Apesar de pequeno, Portugal reúne uma grande diversidade de culturas, tradições e manifestações de arte. Mas não é em todo o país! Apenas algumas cidades celebram esta época do ano, com grandes desfiles carnavalescos, seja um carnaval tradicional ou carnaval luso-brasileiro.
Por exemplo, Estarreja, Ovar, Figueira da Foz, Mealhada e Sesimbra são destinos onde o samba e os grupos de folia reinam.
Já o Carnaval de Torres Vedras é um exemplo de um carnaval tradicionalmente português.
Seja qual for a sua preferência, locais não faltam para se divertir e dar um pezinho de samba (sim, não é só no Brasil).
Portanto, visitar Portugal é obrigatório! Mas à pergunta “quando visitar”, ficará ao seu gosto, pois depende muito do que pretenda fazer em Portugal. Se quiser aproveitar o sol e o calor e visitar as várias praias do país, é melhor a alta temporada (meses de Verão).
Caso contrário, se quiser visitar o Interior de Portugal, as cidades e aldeias, e muitas outras atrações que não dependem do clima, então visite a baixa temporada em Portugal. Além disso, ainda vai poupar nas passagens aéreas, na estadia e, muito provavelmente, nas suas refeições diárias.
Seja como for, aproveite Portugal! É um país pequenino, mas cheio de magia.