Getting your Trinity Audio player ready... |
A cidade de Caminha em Portugal, faz parte da região do Alto Minho, localizada ao norte do país. Então, se você estiver com passagem comprada para as terras lusitanas, e ainda montando o seu roteiro conforme as regiões, aproveite para saber o que fazer em Caminha, quando for visitar.
Neste artigo vamos falar sobre a localização de Caminha em Portugal, assim, você aproveita para conhecer as lindas cidades vizinhas.
Também vamos ver como é o clima na cidade, já que faz toda diferença aproveitar o passeio por completo, escolhendo a época certa. E, claro, vamos falar um pouco sobre os principais pontos turísticos que vão marcar a sua viagem.
Onde fica Caminha em Portugal?
Para você entender certinho onde está Caminha no mapa de Portugal, vale a pena saber como é dividida a região do Minho.
Ela é subdividida entre Alto Minho, Cávado e Ave, que são os nomes dos rios que fazem divisa por essas regiões.
O Alto Minho é onde ficam as cidades pertencentes ao distrito de Viana do Castelo – do qual Caminha faz parte. O Cávado e o Ave, também chamados de Baixo Minho, são as áreas onde estão as cidades que pertencem ao distrito de Braga.
Ao Cávado pertencem as cidades de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde. Ao Ave pertencem as cidades de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.
Junto com Caminha, no distrito de Viana do Castelo, estão Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo (cidade) e Vila Nova de Cerveira.
Para ter uma ideia das distâncias entre cidades de referência, Caminha em Portugal fica a 409,1km de Lisboa (cerca de 4 horas de carro pela A1), a 98km do Porto (cerca de 1 hora de carro pela A28), a 33,5km de Viana do Castelo (cerca de 30 minutos de carro pela A28) e a 28,6km de Valença (cerca de 35 minutos de carro pela N13).
Como é o clima em Caminha?
Caminha em Portugal é uma cidade que tem praias, então, vale a pena ir na primavera/verão. Sim, essa é a recomendação para quase todas as cidades do país, exceto para quem quer ir no inverno para apreciar os encantos do frio europeu e para ver a neve na Serra da Estrela.
Mas, a Serra fica a uns 300km de Caminha, então, não é o caso. O melhor mesmo é aproveitar os meses mais quentes do ano, quando chove menos e o clima é mais gostoso para curtir as diversas atividades ao ar livre, como há muitas em Caminha. A temperatura média mais alta em Caminha é de 23 °C em agosto e a mais baixa é de 13 °C em janeiro.
O que fazer em Caminha?
Portugal nasceu na região do Minho, mais precisamente em Guimarães, que faz parte da subdivisão do Ave. Portanto, não faltam construções históricas e eventos culturais para visitar e conhecer a fundo as heranças do país, começando pela cidade de Caminha, que é o nosso foco.
Rotas e Itinerários
Não apenas em Caminha, mas, em todo o território do Alto Minho tem várias Rotas turísticas, temáticas e transversais à região. Em Caminha há quatro rotas turísticas com castros e castelos, natureza e cultura, centro histórico e monumentos religiosos.
Castros e Fortes do Litoral
Nesta rota você conhece os castros e fortes que ficam no cordão litoral do território. Em Caminha, o percurso inclui a visita ao Forte do Cão (Âncora), ao Dólmen da Barrosa, ao Forte da Lagarteira (Vila Praia de Âncora) e à praia de Moledo, de onde se avista o Forte do Ínsua.
Natureza e Cultura do Litoral
Para conhecer as áreas protegidas do litoral e outros espaços com algum tipo de proteção legal, essa é a rota certa. Fazem parte deste roteiro as duas áreas protegidas existentes, acrescidas da Serra d’Arga e do cordão litoral entre Caminha e Viana do Castelo, incluindo a Mata Nacional do Camarido. O percurso em Caminha passa pelo Centro de Interpretação da Serra D’Arga, Miradouro da Fraga, Mata Nacional do Camarido e Praia de Moledo.
Centros Históricos do Litoral
Aqui você visita os Centros Históricos de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima. No caso de Caminha, a rota inclui uma visita ao Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, uma passagem pelo centro histórico da vila medieval de Caminha, e a visita ao Mosteiro de S. João d’Arga.
Litoral Religioso
Para os amantes dos Mosteiros e Igrejas, essa rota mostra a riqueza do patrimônio arquitetônico religioso fora dos centros urbanos. Em Caminha, o percurso visita o Mosteiro de S. João d’Arga, a Igreja Matriz, a Misericórdia e o Monte Calvário, em Vila Praia de Âncora.
igreja matriz de caminha
Patrimônio Histórico
Em Caminha há história em cada ruazinha, construção e natureza. Aqui temos uma lista com os patrimônios históricos da cidade para você pesquisar mais a fundo sobre aqueles que pretende conhecer.
Calvário – Vila Praia de Âncora
Dólmen da Barrosa – Vila Praia de Âncora
Forte da Lagarteira – Vila Praia de Âncora
Cividade de Âncora
Forte do Cão – Âncora
Capela de S. Pedro Varais – Vile
Capela N. Sra. Lurdes/Monte do Calvário
Cruzeiro da Independência – Lanhelas
Forte da Ínsua – Moledo
Igreja Velha – Vilarelho
Mosteiro de S. João D’Arga
Casa dos Pitas
Chafariz
Igreja da Misericórdia
Igreja Matriz
Muralhas Seiscentistas de Caminha
Paços do Concelho
Ponte Medieval de Vilar de Mouros
Rua Direita
Torre do Relógio
foto da torre do relogio
foto Ponte Medieval de Vilar de Mouros
foto chafariz central da cidade
Patrimônio Ambiental
Praias, espaços verdes de lazer e miradouros encantam aos turistas e nunca deixam os residentes cansados de admirar sua beleza. Confira alguns, pois a lista é extensa e todos valem a visita.
Praia da Foz do Minho
Praia de Moledo
Praia de Vila Praia de Âncora
Praia do Forte do Cão
Praia Fluviais das Azenhas
Parque de Merendas da Avenida Dr. Ramos Pereira
Parque de Merendas da Beirada do Rio
Parque de Merendas das Azenhas
Parque de Merendas das Camboas
Parque de Merendas da Senhora das Neves
Parque de Merendas da Arga de Baixo
Parque de Merendas da Arga de Cima
Parque de Merendas de Santo Antão
Por fim, depois de um dia cheio de visitas pela natureza exuberante e pelos patrimônios históricos de Caminha em Portugal, a vida noturna da cidade também fica de portas abertas. Bom passeio!