Getting your Trinity Audio player ready... |
Portugal em Abril é um mês de festa já que marca a importante queda do Estado Novo, na Revolução dos Cravos em 25 de abril. Além disso, celebra um mês completo da primavera e dias mais longos devido ao horário de verão iniciado no final de março.
Apesar de chover bastante, Portugal em abril é um mês com temperaturas mais agradáveis e festividades espalhadas pelo país.
Como é o clima em Portugal em abril?
Portugal em abril é poder desfrutar de todas as estações em um só dia. O início da primavera, que começa bem no final de março, tem temperaturas mais agradáveis, em torno dos 18ºC durante um dia de sol, mas ainda frio durante a noite, com temperaturas beirando os 13ºC.
Por isso, é sempre bom ter em mãos casaco, cachecol e também um guarda-chuva.
Portugal em abril é conhecido como “abril, águas mil”, ou seja, é um mês bem chuvoso. Por outro lado, não é uma chuva persistente, que leva dias para ir embora, mas sim aguaceiros, como dizem em Portugal, alternados com dias de sol.
Festividades em Portugal em abril
Páscoa
Se coincidir da Páscoa cair em abril, é este o feriado e a festa mais importante do mês. Como muitos sabem, Portugal é um país de maioria católica, sendo assim, todos os feriados católicos são marcados por grandes comemorações.
É durante a Páscoa que a família se reúne, desfruta de um bom almoço e oferece chocolates, mas ao contrário do Brasil, em Portugal não há tantos ovos de Páscoa. A tradição são amêndoas envoltas por açúcar ou chocolate e algum ovo ou mimo para as crianças.
Apesar de ser um feriado voltado à família, há quem prefira visitar e assistir às missas da Semana Santa. O Santuário de Fátima possui uma vasta programação para a semana.
Revolução dos Cravos
Um outro feriado muito comemorado em Portugal em abril é a Revolução dos Cravos. Ela aconteceu em 25 de abril e marca a queda do regime ditatorial de Salazar, conhecido como Estado Novo. Em 25 de abril de 1974, explodiu a revolução e o golpe militar que depôs o ditador. O auge da revolução aconteceu em Lisboa e é por isso que o feriado é fortemente comemorado na região. Conta-se que neste dia os soldados se recusaram a lutar e a população distribuiu cravos aos rebeldes como forma de agradecimento, estes colocaram os cravos nas armas.
Assim, em 25 de abril, você verá muitos cravos espalhados por Lisboa e pelo país, além de comemorações e desfiles nas principais ruas e avenidas. Para se aprofundar mais sobre o tema, visite o Museu do Aljube, em Lisboa, que, neste dia, tem entrada gratuita.
Contudo, se não conseguir ir ao museu, pode visitar ao ar livre os espaços marcantes desta revolução. Conhecidos como “Lugares de abril”, eles estão espalhados por Lisboa e é possível conferir quais são neste mapa.
Festa da Flor
Portugal em abril também comemora a primavera com grande estilo, como é o caso da Festa da Flor, na Ilha da Madeira. Com início ao final do mês e seguindo para o começo de maio, a Festa da Flor celebra a primavera e traz muita cor para as ruas de Funchal. Há desfiles com trajes enfeitados de flor, concertos, instalações florais e muita festa.
Festival do Chocolate de Óbidos
Como ainda está um pouco friozinho, Portugal em abril é uma ótima estação para comer chocolate. E não só por causa da Páscoa: é em abril que acontece o Festival do Chocolate de Óbidos. Muito tradicional na vila medieval, há chocolates para todos os gostos, além de esculturas, cascatas e diversão para as crianças.
Salão MotorClássico
Portugal em abril também agrada aos fãs de carros clássicos. Uma feira completa dedicada aos automóveis clássicos e motos que recebe anualmente 40.000 visitantes em uma área de exposição de mais de 20.000 m2, o Salão MotorClássico.
Semana do Brasil
E apesar de estarmos em Portugal, o Brasil também é lembrado durante o mês de abril na Semana do Brasil, organizada pela Câmara de Belmonte. Belmonte é uma das aldeias históricas de Portugal e terra de Pedro Álvares Cabral, daí o motivo das comemorações brasileiras justamente durante o período de descobrimento do Brasil, em 22 de abril.
Como você já reparou, não dá para ficar entediado em Portugal em abril, não é?
Turismo em Portugal em abril
São muitas atrações que Portugal em abril pode proporcionar e é um bom mês para visitar o país, visto que as passagens aéreas estão mais baratas, além dos hotéis.
Porém, é preciso levar em conta o tempo chuvoso, que pode prejudicar seu roteiro, como também as temperaturas mais frias durante a noite.
Como é morar em Portugal em abril
Morar em Portugal em abril é uma trégua do frio do inverno e é quando os dias são mais longos e proveitosos. O horário de verão em Portugal dura 7 meses e as noites são bem mais agradáveis, já que escurece por volta de 21h.
Portugal em abril para quem mora é ver as ruas mais floridas com a primavera e poder desfrutar mais ainda de espaços ao ar livre, como parques e jardins. O movimento nas ruas já fica mais intenso e o frio não atrapalha tanto a rotina.
Fuso horário com o Brasil
Para quem precisa se comunicar de alguma maneira com o Brasil, abril já pode ser um mês mais complicado. O fuso horário entre Brasil e Portugal com o horário de verão passa a ser de 4 horas (com exceção dos Açores que são 3h).
Sendo assim, não acordem ninguém com uma ligação às 7h da manhã pensando que no Brasil já são 8h. E avisem os familiares também para não ligarem às 20h, já que em Portugal já será meia-noite!
No Brasil, abril é quando começa esfriar, ao contrário de Portugal. É o início do outono e o calor já deu uma trégua.
Mesmo com temperaturas ainda mais baixas, Portugal em abril é um respiro de alegria, um respiro de que o inverno se foi e a primavera vem para colorir tudo ao redor. É quando as noites não são mais tão escuras e os dias muito mais proveitosos.