Getting your Trinity Audio player ready... |
Portugal em junho é festa, é a chegada do verão, é o início da época balnear e é quando todos estão na rua curtindo as festas ao ar livre, os festivais e os eventos espalhados pelo país.
Junho também é o mês das Festas dos Santos Populares, uma das mais esperadas do ano em Portugal. É nesta altura que o país vai às ruas para cantar, dançar e se divertir.
Como é o clima em Portugal em junho?
Com a chegada do verão no dia 21 de junho, Portugal já entra em clima de férias. Isso porque é o fim do ano letivo, diferentemente do Brasil, em Portugal as aulas acabam em junho e iniciam-se em setembro.
O calor já é sentido em todo país e as praias começam a encher de residentes e também de turistas, vindos de todo lugar do mundo, mas principalmente da Europa, em que as férias também coincidem com Portugal.
Portugal em junho é o início da época balnear, que é quando as praias se adequam para receber o fluxo de banhistas com salva-vidas, quiosques, aluguel e cadeiras e até eventos na praia.
Embora já seja quase verão, ainda é possível sentir um friozinho durante à noite em Portugal em junho. Mas a maioria dos dias são mais quentes e de céu azul, espere temperaturas médias em torno de 21°C, com algumas chuvas ainda neste período.
Festividades em Portugal em junho
Não tem como negar, Portugal em junho é clima de festa durante quase todo mês. Os portugueses aguardam ansiosos pela chegada do dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, que é quando estão oficialmente abertas as Festas dos Santos Populares.
Dia do Santo Antônio em Lisboa
Juntamente com as festas, ocorrem diversos eventos pelo país durante junho. Em Lisboa, o dia de Santo Antônio é o mais aguardado: já no dia 12, há desfiles pela Avenida da Liberdade, muita música, comida, bebida e um prato típico de Portugal em junho: a sardinha assada.
É comum ver vasinhos de manjerico, um tipo de manjericão em Portugal, à venda em todo canto. É a tradição do Santo Antônio: o namorado oferece um manjerico à namorada com um poema de amor. A namorada então deve cuidar bem do manjerico para que ele dure até o ano seguinte, uma forma de demonstrar que o amor também sobreviveu ao ano.
As festas em Lisboa continuam até julho e cada bairro tem sua programação diferenciada e sua festa, porém, a mais conhecida é pelas ruas de Alfama.
São João do Porto
Já no Porto, o dia mais importante é dia 24 de junho, Dia de São João. A festa já começa no dia 23 e a cidade se volta completamente para tal ocasião.
Se estiver no Porto no dia 23 de junho, não se assuste se tomar uma martelada de brincadeira na cabeça. Essa é uma das tradições deste dia. Na verdade, é uma tradição modificada, pois a verdadeira é bater com a flor do alho-poró na cabeça de quem estiver passando para desejar felicidade e abundância.
Com o tempo, incorporaram o martelinho de plástico e, aos poucos, ele foi substituindo a flor do alho-poró. Por isso, todos pegam o seu martelinho e vão às ruas para cantar, dançar, comer sardinha e soltar balões.
Porém, o ápice da festa de São João é à meia-noite, quando um show de fogos de artifício e música acontece no Rio Douro e na Ponte Luís I. Para vê-lo de perto é preciso se posicionar lá pelas 22h e aguardar apertadinho nas margens do lado do Porto ou de Vila Nova de Gaia.
O espetáculo é mais bonito e maior do que a festa do Ano Novo e os fogos enchem o céu em sincronia com músicas cantadas também pela multidão.
E se você pensa que acabou, está enganado! Depois dos fogos é a hora dos balões, soltados por todos os cantos da cidade, que parecem estrelas de fogo no céu.
Já no dia 24, feriado no Porto, as famílias fazem a tradicional sardinha assada, seja em casa, seja nas calçadas. É a ressaca de uma festa bem aproveitada.
Cada cidade tem sua própria festa em Portugal em junho, mas todas seguem o mesmo padrão: barraquinhas vendendo chopp, sangria, sardinhas e churros. Algumas vezes montam parques temporários com diversão para as crianças e também palcos para shows.
Por isso, onde você estiver em Portugal em junho, haverá festa.
Em 2020, as Festas dos Santos Populares não puderam acontecer por causa da pandemia, mas esperamos que o clima de festa retorne assim que possível.
Outros eventos
Além das Festas dos Santos, Portugal em junho também é marcado por outros eventos importantes.
A Feira do Livro em Lisboa é uma delas. Ela tem início no final de maio e se estende até o meio de junho. Na ocasião, o Parque Eduardo VII recebe diversas editoras e se transforma em um pavilhão a céu aberto.
Também é em Lisboa que acontece a FIA, Feira Internacional do Artesanato, a maior feira de multiculturalidade da península ibérica e a segunda maior da Europa. Ela acontece no Parque das Nações e tem início no final de junho, se estendendo até julho. Uma feira que vale a pena a visita para conhecer todo o tipo de artesanato do país.
Portugal em junho é o início da temporada de feiras medievais. Esses festivais, típicos em todo o país, acontecem durante o verão e recriam a vida medieval. Um deles é a Barcelos Cidade Medieval, que normalmente acontece neste mês.
Por outro lado, não é só no continente que se festeja. Em junho, na Ilha da Madeira, acontece o famoso Festival do Atlântico, que marca a chegada do verão na ilha. Em todos os sábados do mês, acontece um show com fogos de artifício e música, além da programação para todo o mês, como a Semana das Artes, as Festas dos Santos e a Feira Regional do Pão.
Época de Cerejas
Portugal em junho é o mês das cerejas! A época deste fruto é curta e por isso muito apreciada em todo o país. Há algumas cidades que promovem festivais e colheitas, como é o caso da Festa da Cereja no Fundão.
Além disso, é uma chance de conhecer a ginja, fruta similar à cereja e usada para fazer a ginjinha, um licor bem típico português. A ginjinha original é proveniente de Óbidos, por isso, se passar por lá em junho, pode ser que conheça a fruta ao vivo.
Feriados em Portugal em junho
Portugal em junho é um mês repleto de feriados e dias comemorativos. O primeiro deles é o Dia das Crianças, que em Portugal é comemorado em 1° de junho. Embora não seja feriado, é um dia marcado por comemorações e alguns eventos especiais.
Ainda em junho, há o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de junho. É feriado nacional e dia de alguns eventos pelo país, como desfiles e apresentações aéreas.
Como já se viu, Portugal é um país muito católico e muitos dos feriados são relacionados a datas católicas, como é o caso de Corpus Christi, em Portugal, chamado de Corpo de Deus. Assim como no Brasil, também é feriado.
Turismo em Portugal em junho
Junho é uma época de muita procura por ser o início das férias, por isso, os preços de hotéis e passagens tendem a ser mais altos. Mas ainda é uma boa opção para viajar, pois a temporada mais alta é entre julho e agosto.
Além disso, é uma época muito gostosa para estar no país. São muitas atrações para aproveitar e muitas festas para participar. Por isso, a alta dos preços pode compensar pela diversão e pela chance de pegar uma praia.
Como é morar em Portugal em junho
Para quem mora em Portugal, junho é um mês muito esperado. A chegada do verão e das férias fazem com que o país ganhe um outro clima, todos estão mais relaxados, com vontade de aproveitar os dias mais longos e as noites mais quentes.
É visível o clima de festa em Portugal em junho: as ruas estão mais cheias, assim como as mesas dos restaurantes ao ar livre. Mesmo quem ainda trabalha neste período, aproveita para descontrair no final do expediente nos bares, parques ou até mesmo na praia, já que o sol só se põe por volta de 21h.