Getting your Trinity Audio player ready... |
A qualidade e o custo de dentista em Portugal estão entre as preocupações de quem está de mudança para as terras lusitanas e sabe que vai precisar de serviços de saúde. Até porque ir ao dentista não é apenas para tratar problemas dentários, mas para preveni-los e para cuidar da estética também.
Se você tem um dentista no Brasil que já consulta há anos e tem receio em mudar de profissional, saiba que terá diversas opções de médicos dentistas para escolher em Portugal, sejam portugueses ou brasileiros, já que o país tem uma boa fama nessa área entre os países europeus.
Neste artigo, vamos falar não só da média de custo de dentista em Portugal, mas também sobre como pagar menos no dentista e como funciona a medicina dentária no país – inclusive com informações úteis para você que é dentista e quer trabalhar na sua área em Portugal.
Como é o serviço de dentista em Portugal?
Os serviços odontológicos em Portugal são geralmente acessíveis e de qualidade, tornando-se uma escolha popular para residentes locais e expatriados. Claro que cada pessoa vai ter uma experiência única, mas saiba que, para cada história de atendimento ruim que você ouvir, terá uma história boa para equilibrar.
Acessibilidade Financeira
Em comparação com muitos países europeus e ocidentais, os custos dos tratamentos dentários em Portugal são geralmente mais acessíveis. Veja que é geralmente, pois varia muito conforme a cidade, o status da clínica e os serviços oferecidos.
O país oferece uma variedade de opções de seguro de saúde que cobrem parte de procedimentos odontológicos básicos e, em alguns casos, parte de procedimentos mais complexos.
O que dificilmente se encontra é cobertura 100% por parte dos Seguros (em Portugal o Seguro de Saúde equivale ao Plano de Saúde no Brasil) e até mesmo da saúde pública, que não é totalmente gratuita.
No entanto, há uma abundância de clínicas dentárias privadas em todo o país, permitindo que os pacientes escolham de acordo com suas necessidades e orçamento. Vamos ver mais adiante uma média de preços no particular.
Variedade de serviços odontológicos
As clínicas dentárias em Portugal oferecem uma ampla gama de serviços, desde consultas e limpezas regulares até procedimentos odontológicos avançados, como implantes dentários e ortodontia. Os dentistas em Portugal são bem treinados e qualificados, muitas vezes recebendo formação internacional para fornecer o melhor atendimento possível aos pacientes.
E sim, com a chegada de tantos brasileiros nos últimos anos, a variedade de serviços têm aumentado, seja por parte de profissionais que buscam se diferenciar oferecendo serviços que antes não eram populares, seja por parte de pacientes brasileiros que querem os mesmos serviços encontrados no Brasil, aumentando a procura.
Turismo Dentário
Portugal também é conhecido pelo turismo dentário, atraindo pacientes de todo o mundo, especialmente da própria Europa, devido à qualidade de serviço somada a um custo relativamente baixo.
Muitos turistas optam por realizar procedimentos dentários em Portugal por ser mais acessível do que receber os mesmos tratamentos em seus países de origem. Inclusive, existe um incentivo para isso.
De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas de Portugal, a medicina dentária do país agora faz parte das áreas de aposta do Health Cluster Portugal, que tem um projeto chamado Medical Tourism in Portugal, que pretende aumentar a prestação de serviços médicos ao exterior e firmar Portugal como um destino de turismo médico de alta qualidade.
Higiene e normas de segurança
A higiene e as normas de segurança em clínicas dentárias portuguesas são rigorosas e seguem padrões internacionais.
Os dentistas e suas equipes são obrigados a aderir a protocolos rigorosos para garantir a segurança dos pacientes, o que traz mais tranquilidade quanto à qualidade dos serviços que se está recebendo.
Consulta e comunicação
Os dentistas em Portugal, sejam portugueses ou brasileiros, geralmente são conhecidos por sua abordagem atenciosa e comunicativa.
A maioria dos profissionais dedica tempo para entender as preocupações dos pacientes, explicar os procedimentos em detalhes e responder a todas as perguntas.
Qual é o custo de dentista em Portugal?
Agora sim, vamos ao que mais interessa a muita gente: quanto custa para tratar uma cárie? Quanto custa uma limpeza dos dentes? E se precisar de uma restauração ou aparelho?
Bem, a verdade é que os preços variam bastante dependendo da clínica, da cidade e até dos materiais que cada dentista usa. Mas, como sempre, vamos dar uma média:
Extração de siso: 85 euros
Extração de dente: 60 euros
Restauração: 50 euros
Obturação temporária: 20 euros
Canal: 80 euros
Retirada de tártaros: 50 euros
Branqueamento: 200 euros
Aparelho fixo: 500 euros (a partir de)
Aparelho invisível: 2.000 euros (a partir de)
Implante: 500 euros (a partir de)
Como pagar menos no dentista em Portugal?
Se você achou essa média de custo de dentista em Portugal cara, calma, porque existem alternativas para pagar menos. Existem até casos em que se consegue algum tratamento gratuito, e vamos falar disso também. Veja só:
Planos e Seguros de Saúde
Há uma diversidade de opções em Planos e Seguros de Saúde exclusivamente para medicina dentária em Portugal.
O marketing feito em cima desses serviços é forte, e provavelmente você vai perceber isso logo ao comprar seu primeiro número de celular português e começar a receber ligações com ofertas.
Como há grande concorrência, há também muitas opções de serviços, descontos e coparticipações para você escolher o que melhor se encaixa às suas necessidades e da sua família.
Serviço de Saúde Pública
A Saúde Pública em Portugal não é totalmente gratuita, mas os valores costumam ser bem acessíveis – as chamadas taxas moderadoras. Quanto à medicina dentária, depois que você já tem seu Número de Utente – que é um cadastro para poder usar os serviços no Centro de Saúde –, pode fazer a consulta por lá mesmo ou, quando o Centro não tem serviço de dentista, pode conseguir um encaminhamento para fazer seu tratamento pagando preços abaixo dos aplicados no particular.
Cheque dentista
O Cheque Dentista é a forma de não ter custo de dentista em Portugal. Trata-se um vale que algumas pessoas recebem para tratar dos dentes em clínicas particulares que têm acordo com esse tipo de serviço. Quem tem direito a receber o cheque dentista são:
Crianças (7, 10, 13 e 15 anos) que estejam frequentando escolas públicas;
Gestantes (têm direito a 3 cheques no início da gravidez);
Idosos enquadrados no complemento solidário;
Portadores de HIV/SIDA;
Beneficiários do Projeto de Intervenção Precoce do Cancro Oral;
Jovens de 18 anos que tenham sido beneficiários do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (e concluído o tratamento aos 16 anos).
Como é ser dentista brasileiro em Portugal?
Há muitos dentistas brasileiros em Portugal, seja nas próprias clínicas particulares ou trabalhando como colaboradores em redes de clínicas. Mas, como se trata da área da saúde, é necessário fazer a equivalência do seu diploma brasileiro em uma universidade portuguesa para, só depois, poder atuar.
Essa equivalência, também chamada de Reconhecimento Específico, é um processo dividido em etapas, que envolve passar por duas universidades para reconhecer o diploma, passar por uma avaliação de análise da comunicação, fazer uma prova teórica com 200 questões e depois a defesa do TCC. Reserve pelo menos um ano e meio para isso.
Depois, o profissional passa pela análise da OMD (Ordem dos Médicos Dentistas), e aguarda cerca de dois meses para ter a resposta se vai poder atuar ou não. O processo é rigoroso, mas necessário, e muitos dentistas brasileiros já passaram com sucesso.
Então, seja você dentista ou paciente brasileiro vindo para Portugal, saiba que este mercado é bastante aquecido e opções não faltam, assim como o custo de dentista em Portugal está cada vez mais acessível, já que a procura por profissionais e por vagas de trabalho também é crescente.