Getting your Trinity Audio player ready... |
Por mais provocativa que possa parecer a afirmação de que Lisboa é a nova Silicon Valley, há muito que se entender quanto a esse novo momento da capital portuguesa.
A cidade já é um pólo líder de tecnologia na Europa, e essa dimensão tende a ser ampliada nos próximos anos.
Diversos investimentos públicos e privados na área de tecnologia e inovação aliados a empreendedores ávidos por conquistar novos mercados, bem como eventos superlativos do segmento tem construído o cenário aquecido de Lisboa e Portugal.
Neste artigo vamos falar de todos esses aspectos que envolvem tecnologia, empreendedorismo em Portugal e qual o papel do poder público e privado no momento atual do país e da cidade de Lisboa.
A Silicon Valley
Muito mais que um lugar, Sillicon Valley, região próxima a São Francisco nos Estados Unidos é sinônimo de inovação e futuro.
É lá que as empresas mais inovadoras do mundo (Google, Apple, Facebook, Tesla, entre outras) estão estabelecidas e fomentam seus laboratórios de desenvolvimentos de novos produtos e soluções das mais diversas áreas.
Um conglomerado tecnológico que atrai muitos investidores e empreendedores de todo mundo.
Porém cenário mudou muito desde a sua “fundação”.
Em busca de descentralização, facilidades geográficas, muitas empresas e negócios passaram a atribuir a outros locais no mundo, até de forma espelhada com a Silicon Valley, novas plantas de trabalho.
E é aí, que Lisboa entra no circuito como uma nova possibilidade de investimento e captação de talentos e investimento na área de inovação e tecnologia.
Vantagens geográficas de Portugal
Em um mundo cada vez mais digital e que supera barreira físicas, ter uma posição geográfica estratégica ainda pode ser um grande diferencial.
Dois fatores são importantes na localização da vertente de desenvolvimento de novas ideias, uma a que trata da legislação e outra da proximidade de centros consumidores.
Portugal tem trabalhado nas facilidades e benefícios fiscais para investidores e empreendedores, com subsídios de programas governamentais e uma legislação mais branda, contra a da americana por exemplo, quanto a restrições de alguns novos produtos.
Além disso, Portugal hoje esta localizado dentro da União Europeia, mercado de mais de 500 milhões de pessoas, esta muito próximo da África e Ásia, e com uma relação de proximidade com a América Latina.
Investimento público e privado
A prosperidade das startups em Portugal é o melhor indicador do bom momento que o país português atravessa.
Especificamente na região de Lisboa, os números positivos se devem e muito aos financiamentos de aceleradores e investidores, bem como uma legislação atrativa aos empreendedores.
As primeiras startups surgiram há quase 10 anos, e hoje já representam mais de 1% do PIB português.
Em 2018, as vendas e serviços ofertados pelas startups de Portugal, chegaram aos 2,2 bilhões de euros.
Já em 2016, o poder público de Portugal, passou a criar centros tecnológicos e de startups em Lisboa, oferecendo bolsas para mais de 400 empreendedores.
Um fundo de risco também foi criado pelo governo português de 200 milhões de euros para incentivar os investimentos estrangeiros em startups no país.
Segundo o relatório da Startup Europe, na capital portuguesa, 32 empresas levantaram perto de 900 mil euros, representando metade das empresas da cidade.
Leia também: O cenário de Startups em Portugal
E entre 2014 e 2016, em Lisboa, 700 empresas de tecnologia abriram atividade.
O crescimento do ecossistema de startups de tecnologia tem promovido novos projetos, revitalizando áreas menos importantes da cidade, como é o caso do campus de startups, o Hub Creativo Beato e o Centro de inovação do Google a ser construído na região metropolitana de Lisboa, ainda sem data prevista de instalação.
E assim também ocorre com outras grandes empresas, que buscam na inovação a sustentabilidade de seus negócios, como o caso da Vollkswagen, que esta a criar um centro de desenvolvimento de software na capital portuguesa, com base no projeto TRANSFORM 2025+.
Startups de Portugal
Conheça algumas das Startups de Portugal já em plena atuação no mercado:
Zaask – ambiente online para encontrar ou oferecer diversos serviços, como marketing digital, organização de eventos, yoga, etc.
Prodsmart – digitaliza fábricas e suas linhas de produção, através de sensores para captação de informação otimizando processos industriais.
Codacy – plataforma de revisão de códigos de programação para agilizar o desenvolvimento de softwares.
Uniplaces – mercado online de arrendamento de quartos para estudantes.
Landing Jobs – oferta no meio digital de empregos na área de tecnologia de informação, voltado a estudantes ou profissionais da área.
Heptasense – software de inteligência artificial para câmeras de segurança, capaz de compreender o movimento humano.
James – ligada ao setor financeiro, ajuda bancos de média dimensão a analisar riscos de crédito.
DefinedCrowd – coloca a inteligência artificial a serviço da análise de dados, ajudando nas tomadas de decisão de empresas.
Eventos
Lisboa tem sido palco de grandes eventos na área de tecnologia, inovação, marketing digital e empreendedorismo.
Um belo exemplo, é o Lisbon Investment Summit, que aconteceu em Junho de 2019.
O evento recebeu mais de 200 investidores, 750 startups e 400 executivos de grandes empresas para falar de oportunidades de investimentos e promover o cenário de novos negócios.
E há o Web Summit Lisboa, que carrega a alcunha de ser “A maior e mais importante conferência de tecnologia do mundo”.
Durante 4 dias em novembro o Web Summit vai reunir mais de 70.000 pessoas, entre elas grandes investidores, empresários e CEOs das maiores e mais poderosas empresas de tecnologia do mundo. Além de empreendedores que têm no evento o ambiente ideal para discutir e apresentar suas startups e novos negócios.
Leia também: O Que Esperar do Web Summit Lisboa 2019 (10% de desconto no ingresso
Missão de Negócios para brasileiros no Web Summit 2019
A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, em parceria com a Atlantic Hub e No Gap Ventures, promovem a missão de negócios, tecnologia e inovação, que vai conectar startups e empresários brasileiros com stakeholders da capital portuguesa, onde o ponto alto é a participação no Web Summit Lisboa.
E nós do blog Nacionalidade Portuguesa, a fim de privilegiar nossos leitores, separamos um desconto especial.
No link abaixo, você terá acesso a toda a agenda e diferenciais da Missão Web Summit Lisboa 2019.
E para garantir o desconto de 10%, exclusivo para nossos leitores, basta adicionar o código promocional: nacionalidadeptws19