Getting your Trinity Audio player ready... |
Quando se fala em intercâmbio, dificilmente um país falante da língua portuguesa é a primeira opção. Pois então vamos te contar que fazer intercâmbio em Portugal também pode ser uma opção para você considerar, principalmente se sua intenção é realizar algum curso universitário, mestrado, doutorado ou outro curso do mundo acadêmico!
Como fazer intercâmbio em Portugal em 2024? Qual tipo de visto é necessário?
Se você não possui um passaporte da União Europeia, para estudar em Portugal você precisará de um visto e ele dependerá do tempo que pretende ficar no país.
Existem alguns tipos de vistos para estudantes em Portugal, e para todos eles você deverá apresentar carta de aceite na universidade portuguesa, e a comprovação de que você terá meios financeiros para se sustentar no país.
Uma das modalidades de visto é o chamado visto D4, que é voltado para aqueles estudantes que pretendem ficar mais um ano em território português.
Há também o visto D5, destinado para estudantes do ensino superior que já residem e estudam na Europa, há menos de 2 anos, e queiram transferir seus estudos para Portugal ou dar continuidade em algum programa similar no país português.
E o visto E9 é aquele que é destinado para estudantes que pretendam ficar em Portugal por até 12 meses.
5 vantagens de fazer intercâmbio em Portugal
1- A língua portuguesa
A primeira vantagem, sem dúvidas, é a língua! Poder estudar em uma universidade europeia, usando a sua língua materna, é uma grande vantagem e pode facilitar muito o aprendizado.
Além disso, falar a língua do país, também é uma grande vantagem para poder compreender os processos burocráticos que você terá que enfrentar, para poder residir por lá, durante o tempo de estudo.
2- Custo do intercâmbio
Portugal pode não ser um país muito barato, considerando a desvalorização do real, em comparação ao euro, mas com certeza, dentro do bloco europeu, o intercâmbio em Portugal ainda pode ser considerado um dos mais baratos, considerando o custo de vida de lá.
Além disso, universidades muito bem conceituadas, como as Universidades do Porto, de Coimbra, de Lisboa e do Minho, oferecem excelentes cursos, por preços mais em conta do que você encontrará em outras universidades na Europa, como na Inglaterra, por exemplo.
As melhores Universidades de Portugal em 2021: como se candidatar
3- Culinária
Se você nunca pensou em fazer intercâmbio, pois tem medo da adaptação a uma nova cultura culinária, em Portugal você não sentirá tantos os efeitos deste choque cultural, pois os temperos brasileiro e português são muito próximos e a adaptação é fácil e indolor!
4- Benefícios para estudantes brasileiros
Se a sua intenção é pleitear uma vaga em uma Universidade portuguesa, para fazer o seu intercâmbio em Portugal, os alunos brasileiros podem usar a nota do ENEM em suas candidaturas, o que é uma grande vantagem!
5- Poder conhecer outros países da Europa
Durante o período de intercâmbio em Portugal, como você estará regularmente residindo em um dos países da União Europeia, desde que seu visto e passaporte estejam em dia, você poderá circular livremente pelos países do espaço de Schengen.
Nada melhor do que aproveitar os intervalos das aulas, para poder turistar um pouco pela Europa!
Quais os tipos de intercâmbio em Portugal?
Há algumas formas bem interessantes para você conseguir fazer intercâmbio em Portugal e vamos te contar alguns programas que você poderá utilizar para conseguir isso.
Erasmus Mundus
O famoso programa financiado pela Comissão Europeia, proporciona aos estudantes brasileiros a possibilidade de estudarem em qualquer país do bloco.
É uma possibilidade de você ganhar uma bolsa de estudos para estudar em uma Universidade portuguesa, para realizar um período de estudo ou até mesmo uma formação completa.
As inscrições para os programas ocorrem todos os anos e as inscrições e condições podem ser consultadas aqui.
Convênio entre universidades brasileiras e portuguesas para intercâmbio
Muitas universidades brasileiras, conseguem firmar convênios com universidades portuguesas, para que seus alunos possam realizar intercâmbio durante ou após algum módulo do curso que é estudado no Brasil.
Se você está estudando é bom você se informar se existe esta possibilidade na sua universidade. A FGV, PUC e muitas universidades públicas brasileiras praticam tais convênios, e eles facilitam muito a vida de quem já está nos bancos acadêmicos e quer ter uma experiência no exterior.
Bolsas Ibero-Americanas
O programa de bolsas financiado e apoiado pelo Banco espanhol Santander, oferece boas oportunidades para quem deseja fazer intercâmbio em Portugal.
As bolsas possuem um prazo de seis meses e ainda há uma ajuda custo de 2.300€. Para participar você deve estar estudando no Brasil e sua universidade deve fazer parte do programa.
Iniciar um curso em uma Universidade em Portugal
Se nenhuma das opções acima pode ser aplicada para sua situação, a forma mais clássica de fazer o seu intercâmbio é se candidatar para disputar uma vaga de estudo em algum curso de uma universidade portuguesa, seja para curso universitário, mestrado, doutorado ou até mesmo pós-doutorado.
Posso trabalhar em Portugal durante o meu intercâmbio?
Sim! Você poderá trabalhar durante o período de estudo, mas precisará de uma autorização do antigo SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, para tanto.
Tal autorização é necessária, pois o tipo de visto que foi concedido para a sua estadia em Portugal foi para estudar e, qualquer mudança nesta situação deve ser comunicada, para que você trabalhe com tranquilidade.
Conclusão: Vale a pena fazer um intercâmbio em Portugal?
Sim! Vale muito a pena e se você ainda está em dúvida, assista a experiência da Sabrina Silvestre, nossa cliente que estuda e vive em Portugal com o visto D4.
Sabrina fala sobre sua rotina em Porto e como é estudar arquitetura em uma das melhores universidades do mundo.
E se você quiser saber, não deixe de consultar nossos serviços.