Getting your Trinity Audio player ready... |
Portugal é um dos melhores países da Europa para visitar no inverno. O clima é agradável na maior parte do tempo, a gastronomia é rica em sabores, tem muita história e cultura, e lugares incríveis para conhecer. Mas, não sabes o que fazer no inverno em Portugal?
Neste artigo, ficarás a saber como é Portugal no inverno e algumas sugestões de lugares imperdíveis que deves mesmo conhecer.
Qual é o período de inverno em Portugal?
A temperatura começa a arrefecer a partir do meio de outubro. Em novembro, por outro lado, o frio já pede casacos mais quentes, cachecóis, luvas e guarda-chuva.
No entanto, o inverno em Portugal, assim como no resto da Europa, começa oficialmente no dia 20 ou 21 de dezembro e termina no dia 20 de março.
Ou seja, a época de inverno em Portugal coincide com o verão do Brasil.
Como é o inverno em Portugal?
As temperaturas variam em todo o país. Por exemplo, pode estar a nevar na Serra da Estrela e em Lisboa estar um sol gostoso.
No entanto, à semelhança de Espanha e Itália, o inverno em Portugal é considerado ameno quando comparado a outros países do hemisfério norte. Em Lisboa, a temperatura média anda à volta dos 8ºC. Já em Berlim, por exemplo, a temperatura média regista -3ºC a 4ºC.
Isto não quer dizer que Portugal também não seja frio. Contudo, por ser um país mediterrânico, o inverno não é tão rigoroso como noutros países da Europa.
Chove muito em Portugal?
É durante os meses de inverno que há mais precipitação no país. Porém, não penses que chove o inverno inteiro. Há muitos dias de sol, com temperaturas gostosas, que permitem até um passeio na praia nos melhores dias.
Aliás, Portugal é um dos países europeus com mais dias de sol.
Há neve em Portugal?
Como já dissemos, Portugal não é um país com temperaturas rigorosas. Por isso, não encontrarás neve nas grandes cidades, como Lisboa e Porto.
No entanto, se procuras bonecos de neve e paisagens branquinhas, há uma região que é muito procurada nos meses de inverno: a Serra da Estrela, que é o ponto mais alto de Portugal Continental.
O ideal para conhecer a Serra da Estrela é nos meses de janeiro e fevereiro.
O que fazer no inverno em Portugal?
Nos últimos anos, Portugal, tem sido um dos destinos internacionais mais visitados da Europa e do mundo! É, também, um país que recebe muitos estrangeiros para fixar residência, incluindo milhares de brasileiros.
Queres conhecer os motivos que fazem de Portugal um país tão visitado e escolhido para viver, mesmo nos meses de inverno? Preparámos uma lista com 5 locais imperdíveis que tens mesmo de conhecer!
5 locais imperdíveis em Portugal no inverno
1 – Lisboa
É a melhor altura para conhecer Lisboa porque há menos turistas. As esplanadas não estão cheias e podes aproveitar para beber e petiscar em dias de sol, conhecer o Castelo de São Jorge, passear à beira do rio ou nos jardins, conhecer os monumentos, os bairros tradicionais, e descansar a vista nos miradouros espalhados pela cidade.
Se o dia estiver cinzento, não te preocupes! Podes aproveitar para visitar museus, o oceanário ou o jardim zoológico, por exemplo.
Se quiseres aproveitar a noite na cidade podes optar pela euforia do bairro alto ou por um jantar com comida tradicional portuguesa e um fado ao vivo.
Caso tenhas oportunidade, come um pastel de Belém e faz um desvio até ao Palácio Nacional da Pena, em Sintra.
2- Porto
O Porto, a norte de Portugal, é a 2ª maior cidade portuguesa. Tem uma identidade muito própria, que reflete os seus habitantes, e um património cultural vasto. Para não falar da gastronomia, do seu centro histórico, que é Património Mundial da Unesco, e do famoso vinho do Porto.
Não percas a oportunidade de visitar a Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa, a Sé, a Casa da Música, e a famosa livraria Lello, que inspirou J. K. Rowling a escrever Harry Potter.
Percorre também as ruas românticas da cidade e conhece as famosas caves de vinho do Porto.
Se tiveres oportunidade dá uma escapadinha de barco ou de comboio à cidade do Peso da Régua, em Trás-Os-Montes e Alto Douro, conhecida pelas suas paisagens inspiradoras cobertas de montes e vinhas.
3- Gerês
Esta é a melhor sugestão sobre o que fazer no inverno em Portugal para aqueles que procuram contacto com a natureza (cascatas e matas), atividades ao ar livre, desportos de aventura, banhos de água quente em piscinas naturais, silêncio, casas rústicas, e paisagens naturais de cortar a respiração.
O Parque Nacional Peneda-Gerês é mais procurado no verão, mas no inverno encontrarás preços mais baixos e menos turistas.
No entanto, fica a saber que ir ao Gerês no inverno é para quem gosta de clima de montanha (frio), aldeias históricas e comer (muito) bem.
Além disso, o Gerês pode ser chuvoso. Por isso, organiza-te bem!
4- Serra da Estrela
A Serra da Estrela é a região mais alta em Portugal, com 1993 metros de altitude, e pertence aos distritos de Castelo Branco e Guarda. É um dos locais mais frios em Portugal, por isso, é o ideal caso procures paisagens cobertas de neve.
Se fores à Serra da Estrela, não percas a paisagem glaciar do Vale do Zêzere, a Torre (local mais alto da região), e a Lagoa Comprida, um reservatório de água da região.
Estância de Ski da Serra da Estrela: se gostas de adrenalina, aventura-te nas pistas de esqui. Os bilhetes custam a partir dos 35 euros.
5- Óbidos
Se não sabes o que fazer no inverno em Portugal, mas gostas muito do Natal, não penses duas vezes: conhece Óbidos!
É aqui que acontece a Vila Natal mais famosa do país, cheia de atividades e eventos. E para não sentir o frio do inverno, os mais pequenos podem aconchegar-se com uma chávena de chocolate quente e os adultos com a tradicional Ginja de Óbidos servida em copo de chocolate.
Visita esta vila muralhada onde não faltam luzes de Natal e muita animação.
Vale a pena visitar Portugal no inverno?
Depois de leres este artigo, e teres ficado a conhecer algumas sugestões do que fazer no inverno em Portugal, ainda tens dúvidas se vale mesmo a pena visitar este país nesta estação do ano?
Portugal é um país com paisagens de perder a respiração, história que não cabe em livros, gastronomia rica em sabores e com vasta cultura. Isto aliado ao frio do inverno, que não é demasiado rigoroso, é o cenário perfeito para a tua próxima viagem!