Getting your Trinity Audio player ready... |
Alguns dos estudantes e trabalhadores que querem mudar de área, ao pensarem em carreira e desenvolvimento profissional em Portugal, pretendem acertar na escolha de seus cursos técnicos. Contudo, são muitas as dúvidas, especialmente porque essas capacitações podem garantir rendimentos satisfatórios. Mais um ponto positivo dos cursos é a geração de um conhecimento específico, o que acaba por ser ideal para abrir portas no mercado de trabalho.
Não existe segredo para fazer a carreira decolar, no entanto, o curso técnico pode ser o início de tudo. Atualmente, Portugal sofre com a falta de mão de obra qualificada em diversos ramos de atuação e, ao se especializar, você pode ser essa peça diferencial no meio. Portanto, acompanhe o conteúdo que fala de como escolher o melhor curso técnico em Portugal e entenda como ocorrem as diferenciações por setores, a demanda por profissionais, a qualidade das instituições de ensino, o reconhecimento dos cursos, as candidaturas, as opções de financiamento de estudos em Portugal, dentre várias outras informações úteis!
A importância da formação técnica e profissional para o mercado de trabalho em Portugal
A formação técnica e profissional é essencial para preparar os trabalhadores com as capacidades necessárias ao mercado, fornecendo às pessoas as competências práticas e os conhecimentos especializados que elas buscam.
No que se refere à empregabilidade, por exemplo, ao escolher o melhor curso técnico em Portugal que se adequa à área determinada de interesse, o indivíduo estará apto a ocupar posições em setores que exigem certas habilidades, tais como engenharia, saúde, tecnologia da informação, turismo, construção civil, entre outros.
Ainda, com o aumento da competitividade, as empresas estão em busca de colaboradores com conhecimento avançado, para se destacarem em suas funções. Cabe dizer que, ao ingressar em um curso técnico, o profissional torna-se mais competitivo, tanto em Portugal quanto internacionalmente.
Além disso, a formação técnica impulsiona a inovação e o desenvolvimento econômico de um país. Ao dispor de mais profissionais formados, tanto o setor público quanto o privado poderão suprir a necessidade de mão de obra qualificada e investir no desenvolvimento de produtos e serviços.
A crescente demanda por profissionais qualificados em áreas específicas
À medida que a economia evolui e se torna mais complexa, os empregadores buscam cada vez mais profissionais com habilidades focadas em áreas especiais. A seguir, alguns campos de atuação que exemplificam essa ideia:
Tecnologia da Informação (TI): a partir da transformação digital que é uma realidade em vários setores da economia, a expectativa por preencher vagas de TI tem aumentado em Portugal. Neste sentido, especialistas em programação, de desenvolvimento de software, de análise de dados, de cibersegurança, entre outros, são alguns dos mais cotados pelas grandes empresas.
Energias Renováveis: as energias renováveis, tais como solar, eólica, hidrelétrica, entre outras, fazem parte de outro ramo de atuação que demanda engenheiros, técnicos e especialistas em sustentabilidade, refletindo a busca do país por uma transição energética mais sustentável.
Saúde: as áreas de enfermagem, fisioterapia, medicina dentária, farmácia e saúde mental são as que mais precisam preencher o seu quadro de colaboradores em hospitais, clínicas e lares de idosos. Isso vem também na sequência do envelhecimento da população e das mudanças relativas aos cuidados de saúde.
Turismo e Hotelaria: o turismo é um setor importante em Portugal, por isso torna-se essencial contar com pessoas atuantes na gestão hoteleira, na gastronomia, e em tudo o que envolve o marketing turístico.
Engenharia e Construção Civil: há uma crescente demanda por profissionais qualificados em engenharia civil, arquitetura, gestão de projetos e outros campos relacionados à construção civil e infraestrutura.
Critérios para a seleção dos melhores cursos técnicos em Portugal
A seleção do melhor curso técnico em Portugal pode não ser tarefa fácil e irá variar dependendo dos critérios específicos e das necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho.
Antes de tudo, é fundamental verificar se o curso é reconhecido e regulamentado pelas autoridades educacionais em Portugal. Esse cuidado garante que o curso atenda aos padrões de qualidade.
Avaliar o currículo e o conteúdo programático do curso, analisando se ambos estão atualizados, também é relevante. E a qualificação e experiência dos professores e instrutores do curso devem ser, do mesmo lodo, coisas levadas em consideração.
Já a infraestrutura e os recursos disponíveis para os estudantes, como laboratórios, equipamentos, bibliotecas e tecnologia de fácil acesso, são outros fatores primordiais para o aprendizado prático.
Buscar feedback de ex-alunos do curso, ou seja, opiniões e experiências de estudantes que já concluíram o curso, pode, ainda, gerar informações valiosas sobre a qualidade do curso.
Por fim, e não menos importante, observar o custo do curso em relação ao orçamento disponível e à viabilidade financeira do estudante, considerar a localização e a acessibilidade do curso, incluindo a disponibilidade de transporte e acomodação; são os outros aspectos que devem ser vistos com antecedência.
Confira a lista dos cursos registrados em Portugal.
Relevância e demanda no mercado de trabalho
Torna-se essencial selecionar um curso que esteja alinhado com as necessidades atuais do mercado e que ofereça oportunidades de emprego promissoras após a sua conclusão.
A relevância pode entrar em avaliação sob um prisma da atualidade dos conhecimentos e habilidades ensinados. E, isto sabe-se por meio de análise de dados e tendências de emprego, como taxas de empregabilidade, salários médios, oportunidades de carreira e demanda de empresas do setor.
Atenção para a possibilidade de crescimento profissional a longo prazo. Cursos técnicos que ofereçam oportunidades de progressão na carreira, como programas de estágio, parcerias com empresas ou continuidade dos estudos em níveis mais avançados, podem ser mais vantajosos.
Qualidade das instituições de ensino e reconhecimento dos cursos técnicos em Portugal
Para que você escolha o melhor curso técnico em Portugal, as instituições de ensino que entram em destaque podem ser públicas ou privadas. As entidades de ensino superior passam pelas normas da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), responsável por garantir a qualidade do ensino superior no país.
O reconhecimento dos cursos técnicos, da mesma forma, é um aspecto relevante. Vale checar se o curso técnico escolhido está devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação de Portugal ou por órgãos profissionais competentes, como as ordens profissionais.
Recomenda-se ver mais sobre a reputação da instituição de ensino e do curso técnico escolhido, através das avaliações de estudantes, ex-alunos, mercado de trabalho e rankings de ensino. A taxa relacionada à empregabilidade dos graduados do curso técnico é mais uma questão que pode revelar dados interessantes.
Potencial de crescimento e remuneração na área
Alguns setores técnicos, como a engenharia, tecnologia da informação, saúde, turismo e energia renovável, têm apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos em Portugal.
A experiência profissional também é um critério fundamental. Profissionais técnicos com vários anos de experiência em suas áreas podem ter maiores chances de ascensão na carreira e, consequentemente, alcançar remunerações mais altas. Neste caso, a idade e o tempo de atuação, contam a favor.
Como se sabe, a remuneração pode variar de acordo com a empresa, a região, o setor e outras situações. Por esse motivo, fazer uma pesquisa detalhada sobre a remuneração média na área técnica em que se deseja ingressar, é uma alternativa.
Setores em destaque para cursos técnicos em Portugal:
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é um dos que estão em destaque, se o seu objetivo é encontrar o melhor curso técnico em Portugal.
Algumas das oportunidades de cursos técnicos são para desenvolvimento de software, com formações em programação, desenvolvimento de aplicativos, web development, entre outros.
Com o crescente número de ameaças cibernéticas, a segurança da informação tem se tornado uma área crítica em TIC. Estão relacionados, neste contexto, os cursos em ethical hacking.
Cursos técnicos em redes de computadores, administração de sistemas e cloud computing também são demandados, uma vez que a infraestrutura de redes é a base para o funcionamento de sistemas de informação e comunicação.
Data science e análise de dados são cursos que servem para extrair e interpretar informações valiosas, com estudos voltados a variados segmentos, como data science, big data, análise de dados e machine learning.
Por outro lado, cursos técnicos em telecomunicações, como redes de comunicação, telefonia e sistemas de transmissão são, de igual maneira, úteis para o setor de TIC.
Energias renováveis e sustentabilidade
Quando se trata de cursos técnicos em energia solar fotovoltaica, sistemas solares térmicos, instalação e manutenção de painéis solares, o sucesso pode ser almejado. Isso porque há a necessidade de profissionais que possam projetar, instalar e manter sistemas de energia solar.
Já os cursos em energia eólica, como instalação e manutenção de turbinas eólicas e operação de parques eólicos têm obtido ênfase em Portugal, em razão de um potencial significativo para a produção de energia eólica no país.
Aproveitamento de biomassa e biogás, incluindo a sua produção, conversão e utilização como fonte de energia renovável, é outro campo válido de estudos, no contexto da sustentabilidade e das fontes de energia mais limpas.
Cursos técnicos em eficiência energética, como auditorias energéticas, gestão de consumos e certificações energéticas de edifícios, prevêem a otimização do consumo de energia e a redução de desperdícios.
Paralelamente a isso, há os cursos em mobilidade sustentável, incluindo a utilização de veículos elétricos, infraestrutura de carregamento e planejamento urbano sustentável.
Saúde e cuidados pessoais
No que tange a área da saúde, os cursos profissionalizantes em enfermagem são muito requisitados, pois preparam profissionais para auxiliar e dar suporte aos cuidados em diversas áreas.
Um exemplo engloba os cuidados de idosos e gerontologia, que capacitam estudantes para cuidar de idosos em diferentes contextos, como lares de idosos, residências assistidas e cuidados domiciliares.
Mais um segmento em amplo desenvolvimento em Portugal, a estética constitui um dos campos de estudo mais procurados por profissionais que desejam atuar em spas, centros de bem-estar e outros estabelecimentos, realizando procedimentos estéticos e terapêuticos.
Os cursos técnicos em farmácia e parafarmácia são direcionados aos que trabalham em farmácias e estabelecimentos de venda de medicamentos, oferecendo orientação sobre medicamentos, atendimento ao cliente e gestão de estoque.
Ainda, a fisioterapia e terapia ocupacional englobam a reabilitação física, funcional e ocupacional de pacientes com diferentes condições de saúde, como lesões musculoesqueléticas, doenças neurológicas, entre outras. E, formam mais uma área indicada para a realização de um curso técnico.
Turismo e hotelaria
Portugal é um destino turístico popular, conhecido por suas belezas naturais, cultura rica, história e gastronomia, o que torna o turismo e a hotelaria valorizados pela economia do país.
Se o intuito é escolher o melhor curso técnico em Portugal no âmbito do turismo, há a opção de se fazer o curso de gestão hoteleira, que inclui conhecimentos na gestão de hotéis, pousadas e resorts. Assim, existe a possibilidade de desenvolver habilidades em gestão de operações hoteleiras, atendimento ao cliente, marketing e gestão de equipes.
Se a ideia é, entretanto, trabalhar na gestão de agências de viagens, operadoras de turismo, e destinos turísticos, há cursos técnicos que apresentam temas como planejamento, marketing, gestão de produtos turísticos e atendimento ao cliente.
Cursos técnicos de formação de guias turísticos, gestão de eventos e gestão de restauração e bebidas são capacitações que também surgem como alternativa ao estudante que almeja qualificação no segmento turístico.
Indústria e manufatura
Uma das áreas em alta é a da indústria e manufatura em terras portuguesas. Isso, pois são necessários desde operadores para funções mais simples às mais complexas. Um curso técnico em mecânica industrial, pode direcionar o estudante para atuar na manutenção e reparação de equipamentos e maquinaria industrial. O conhecimento envolverá mecânica, hidráulica, pneumática, eletromecânica e leitura de desenhos técnicos.
A automação industrial, por outro lado, forma profissionais para trabalhar na concepção, programação, instalação e manutenção de sistemas automatizados de produção industrial. E, no caso da elétrica industrial, a manutenção e reparação de equipamentos eletrônicos utilizados na indústria, podem ser alguns dos tópicos em evidência.
Além disso, existe o curso de gestão da produção industrial, com foco na gestão de processos produtivos em indústrias, na otimização de processos, no controle de qualidade, na gestão de equipes, e em melhoria contínua.
Porém, se a aptidão da pessoa está mais pendente para a área têxtil e do vestuário, alguns cursos podem habilitar os profissionais na produção de vestuário, e também em corte, costura, modelagem, acabamento e gestão de produção têxtil.
Melhores cursos técnicos por setor:
TIC: Técnico em Programação e Desenvolvimento de Aplicações
A formação em Programação e Desenvolvimento de Aplicações é uma opção de relevância no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Esse curso capacita os estudantes com habilidades em programação, desenvolvimento de software e aplicações, e outras tecnologias da informação.
Demais cursos técnicos no ambiente de TIC abrangem Técnico em Redes e Sistemas, Técnico em Cibersegurança, Técnico em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Técnico em Design Gráfico e Multimídia e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Energias renováveis e sustentabilidade: Técnico em Energias Renováveis e Eficiência Energética
O curso técnico em Energias Renováveis e Eficiência Energética capacita os estudantes para conhecerem sobre a geração, distribuição e utilização de energias renováveis, bem como a promoção da eficiência energética em diversos setores.
Mas, a pessoa também pode se especializar como Técnico em Instalação e Manutenção de Sistemas Solares Fotovoltaicos, Técnico em Gestão da Água, Técnico em Gestão Ambiental, Técnico em Agricultura Biológica ou Técnico em Gestão de Resíduos; que são cursos igualmente diferenciados no que se refere à área de energias renováveis e sustentabilidade.
Saúde e cuidados pessoais: Técnico Auxiliar de Saúde ou Técnico em Geriatria
Atuar como Técnico Auxiliar de Saúde ou Técnico em Geriatria é uma opção pertinente para quem quer trabalhar num campo especializado em Portugal. Mas, outros cursos técnicos em Portugal, para o caso de um colaborador no segmento de saúde, podem ser Técnico em Análises Laboratoriais, Técnico em Farmácia, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Fisioterapia ou Técnico em Enfermagem.
Turismo e hotelaria: Técnico em Turismo ou Técnico em Hotelaria e Restauração
Esses cursos capacitam os estudantes para operarem na indústria do turismo e da hotelaria, especialmente em regiões turísticas como Lisboa, Porto, Algarve, entre outras.
Além destas, outras formações incluem: Técnico em Guia Turístico, Técnico em Eventos e Relações Públicas, Técnico em Cozinha e Pastelaria, Técnico em Restauração e Bebidas e Técnico em Recepção em Unidades Hoteleiras.
Indústria e manufatura: Técnico em Automação Industrial ou Técnico em Mecatrônica
Ser Técnico em Automação Industrial ou Técnico em Mecatrônica em Portugal pode render bons salários e, por esta razão, são bons cursos técnicos a serem escolhidos. Assim, o aluno conseguirá aprimorar técnicas para trabalhar em processos de automação industrial e sistemas mecatrônicos, muito utilizados na indústria de manufatura e produção.
Cursos como Técnico em Soldadura, Técnico em Manutenção Industrial, Técnico em Eletrônica Industrial e Automação e Técnico em Fabrico Mecânico, são outros recomendados.
Como se candidatar e quais os requisitos para ingressar nos cursos técnicos em Portugal
Se quer encontrar o melhor curso técnico em Portugal, saiba que os requisitos e o processo de candidatura para ingressar nessas capacitações podem variar conforme a instituição de ensino e o curso específico.
Primeiramente, pesquise sobre os cursos técnicos disponíveis e identifique aqueles que mais se assemelham aos seus objetivos profissionais.
Depois, esteja atento aos requisitos específicos de admissão do curso desejado, que podem envolver idade mínima, escolaridade mínima, pré-requisitos específicos, proficiência na língua portuguesa ou em outra língua de ensino do curso, por exemplo.
Prepare a documentação necessária para a candidatura, como as cópias de documentos de identificação, histórico escolar, certificados de conclusão de estudos anteriores, comprovante de proficiência em línguas e, somente após isso, faça a candidatura.
O processo de inscrição pode ser feito online ou presencialmente. Mesmo assim, é necessário seguir o protocolo, preenchendo os formulários e anexando a documentação necessária.
Após o envio da candidatura, aguarde o resultado do processo seletivo. As instituições de ensino geralmente têm prazos específicos para a divulgação dos resultados.
Se a sua candidatura for aceita, siga as orientações da instituição de ensino para efetuar a matrícula e a inscrição no curso técnico. Geralmente, isso envolve o pagamento de taxas, a apresentação de documentos adicionais e a confirmação da vaga. Porém, já indica que você estará prestes a começar um caminho interessante rumo ao conhecimento de uma nova função.
Opções de financiamento e bolsas de estudo disponíveis para estudantes
O governo português oferece bolsas de estudo para estudantes com base em critérios socioeconômicos. Essas bolsas são geralmente concedidas a alunos com baixo rendimento econômico e podem cobrir total ou parcialmente os custos de mensalidade, alimentação, alojamento, material didático e transporte.
Entretanto, muitas instituições oferecem suas próprias bolsas de estudo para estudantes com bom desempenho acadêmico, talento em áreas específicas, ou com necessidades financeiras. Essas bolsas podem mudar de acordo com valor e critérios de elegibilidade, e são anunciadas pelas próprias instituições ou entidades.
Em Portugal, existe ainda, como meio de ingresso no curso, o chamado crédito estudantil. Ele é oferecido por instituições financeiras, e permite aos estudantes financiar seus estudos e pagar o valor em prestações, após a conclusão do curso.
Perspectivas de carreira e empregabilidade após a conclusão do curso
As perspectivas de carreira e empregabilidade alternam-se segundo a área de atuação e a localidade. Como já visto ao longo do texto, tecnologia da informação e comunicação (TIC), energias renováveis e sustentabilidade, saúde e cuidados pessoais, turismo e hotelaria, e indústria e manufatura, são alguns dos segmentos de maior chance para as oportunidades no mercado.
O constante investimento e a aposta de Portugal em políticas de incentivo à inovação, empreendedorismo e startups, são ações que têm motivado a criação de oportunidades de emprego em setores técnicos e tecnológicos. É ficar atento (a) às tendências mercadológicas, estudar e estar pronto para os desafios que podem vir pela frente! Boa sorte!
Esperamos que com todas essas dicas referentes às formações especializadas, você possa ter encontrado mais motivos para seguir seus objetivos em busca do melhor curso técnico em Portugal. Ou seja, o curso que melhor se adequa aos seus anseios e objetivos profissionais.