Getting your Trinity Audio player ready... |
O mercado de trabalho em Portugal tem passado por mudanças significativas nos últimos anos.
Apesar da economia portuguesa ser estável, a taxa de desemprego fechou em 5,8% em 2022, como resultado ainda da pandemia, bem como da guerra na Ucrânia.
De toda forma, mesmo em um cenário difícil, espera-se que a economia portuguesa volte a crescer em 2023. A recuperação pode ser gradual, mas os setores de turismo, tecnologia da informação e saúde são esperados para serem os principais motores de crescimento.
Se você tem interesse em trabalhar em Portugal e quer saber mais como funciona o mercado de trabalho português, leia até o final para tomar a sua decisão de mudar de vida.
Como é o mercado de trabalho em Portugal?
O mercado de trabalho em Portugal é bastante variado, porém, há setores que concentram maior quantidade de mão-de-obra, como o do turismo e do comércio.
Assim, com a carência de mão-de-obra em outros setores importantes da economia, como indústria, saúde, agricultura e construção civil, vagas de emprego não faltam!
Além disso, uma outra característica do mercado de trabalho português, é que há pouca empregabilidade para pessoas com mais de 55 anos e jovens até 24 anos, que tentam buscar uma primeira oportunidade.
Com essa característica, a faixa etária da mão-de-obra portuguesa empregada está entre os 25 e 54 anos, segundo dados do site Pordata.
Ademais, quando se fala em qualificação, o mercado de trabalho em Portugal também sofre um pouco, pois a quantidade de vagas que exigem mão-de-obra qualificada é maior que a oferta, principalmente em áreas específicas, como área de TI, Engenharia, Construção Civil e Saúde, por exemplo.
Apesar de não parecer um cenário muito animador quando falamos do mercado de trabalho português, para estrangeiros que desejam aproveitar a qualidade de vida que Portugal oferece, e possui qualificação, conseguir uma vaga de emprego, que paga uma boa remuneração não é difícil e quem souber surfar essa onde de oportunidades, pode ter muito sucesso em terras lusitanas!
Curiosidades sobre como é trabalhar em Portugal
Já que estamos falando sobre o mercado de trabalho em Portugal, se você tem interesse em fazer parte, é interessante conhecer um pouco sobre as suas condições.
Assim, ao entrar no mercado de trabalho em Portugal, saiba que:
- o regime de trabalho é de 40 horas semanais (8 horas por dia);
- você terá direito a 22 dias úteis de férias anuais (com vencimento todo dia 01 de janeiro), sendo que no primeiro ano de contratação, você tem direito a 2 dias úteis de férias por cada mês de duração do contrato, até 20 dias. Sendo que só pode gozar esses dias após 6 meses completos de execução do contrato;
- tanto o subsídio de férias, quanto o subsídio de Natal (recebido em novembro e que equivale ao 13º do Brasil), podem ser divididos anualmente, ou seja, você pode incluir os valores diluídos no seu salário.
Tipos de contratos de trabalho em Portugal
- Contrato a termo certo – como o próprio nome diz, é um contrato que possui início e fim certos, sendo o mais comum em Portugal, então não estranhe se te oferecerem um. Tal contrato pode ser prorrogado por três vezes, no máximo, antes de virar sem termo.
- Contrato sem termo – é um contrato que não possui validade e, portanto, é mais seguro, pois garante ao trabalhador maior estabilidade, sendo o tipo de contratação mais desejado.
- Contrato a termo incerto – parecido com o anterior, ele não tem prazo certo para acabar, mas possui uma duração máxima de 4 anos, sendo muito comum em situações em que a pessoa é contratada para realizar um projeto, por exemplo.
- Contratos de curta duração e de muito curta duração – tais contratos, como seus nomes já revelam, são contratos, cujas durações não ultrapassam os 70 dias.
- Promessa de trabalho – se você precisar de um visto para trabalhar em Portugal, possivelmente será esse o contrato que você receberá na empresa. Com a promessa, você consegue dar entrada e obter o visto, para então conseguir um outro regime de contrato (a termo ou sem termo, por exemplo).
- Part-time – aqui, ao invés de você trabalhar 40 horas por semana, a sua carga horária pode ser reduzida para 75%, que pode ser em horas ou dias da semana.
- Pré-reforma – aplicável para quem tem mais de 55 anos, onde a pessoa possa trabalhar menos horas, mas manter o valor do seu salário mensal.
- Recibos verdes – para quem trabalha por conta própria, essa é a forma que geralmente as empresas oferecem oportunidades.
- Estágio – para quem está no início na carreira, o contrato de estágio é similar a como funciona no Brasil.
Agora que você já sabe um pouco sobre o que te espera, vamos para o próximo tema!
O que esperar para 2023 no mercado de trabalho em Portugal?
Com o ano novo fresquinho e os reflexos da pandemia ficando cada vez mais diluídos na economia portuguesa, são os impactos da inflação, agravada pela guerra na Ucrânia, que poderão influenciar no crescimento do número de empregos em Portugal e na economia portuguesa, como um todo.
Segundo a Comissão Europeia, é previsto para 2023 um crescimento do PIB português em 0,7%, que, apesar de parecer singelo, ainda é um cenário positivo, se comparado com a Alemanha, cuja previsão é negativa, de -0,6%. Já para as taxas de desemprego, segundo o mesmo relatório, estima-se que ficará em 5,9%.
Ou seja, 2023 promete ser um ano desafiador para o mercado de trabalho em Portugal, porém, é justamente por isso, que o Governo português irá, cada vez mais, incentivar que mão-de-obra qualificada seja enviada ao seu território, para suprir a carência de diversos setores e, aos poucos, conseguir recuperar a sua economia.
Quais as vagas mais buscadas e quais os setores mais carentes no mercado de trabalho português?
Para quem está buscando um trabalho para pagar as contas, qualquer vaga é vaga e é nos setores de turismo, como hotelaria e gastronomia, bem como serviços e comércio que você encontrará muitas oportunidades, especialmente em alta temporada (verão – entre abril e setembro).
Entretanto, não é sobre essas vagas que vamos falar. Vamos aproveitar para falar sobre as vagas que são as mais buscadas que, por coincidência, são as que estão nos setores de maior carência do mercado de trabalho português. Afinal, quanto maior a demanda, maior a oferta de oportunidades e maiores são as chances de obter êxito nas buscas!
Assim, vamos focar naquelas cuja demanda está alta e as chances de você conseguir uma vaga com um bom salário são maiores!
Vagas no setor de TI
Já falamos aqui, como você pode trabalhar com TI em Portugal, que é uma área que está sempre com excelentes oportunidades!
Dentre as vagas mais buscadas pelo mercado de trabalho em Portugal no setor de Tecnologia da Informação, destacamos as seguintes:
- Business Intelligence Analyst;
- Front-End Developer;
- Full-Stack Developer;
- Cibersegurança;
- Analista de Sistemas ou Programador;
- Arquitetos e Administradores da Cloud;
- Cientista de Dados (Data Scientist).
Setor de vendas e Marketing
Para o mercado português, que está se destacando cada vez mais como um centro europeu para startups, a demanda por profissionais de marketing tem crescido nos últimos anos também.
Assim, se você possui qualificação, tem experiência no setor, vagas não faltam nas empresas portuguesas, dentre as quais destacamos:
- Gestor de Marketing;
- Gestor de Marketing Digital;
- Gestor de e-Commerce (e-Commerce Manager);
- Representante Comercial (intermedia a relação empresa e cliente e implementa estratégias de venda);
- Responsável de Vendas (identifica oportunidades de crescimento e busca aumentar as vendas e o lucro da empresa).
Engenharia
O setor de engenharia é muito amplo e o profissional qualificado e com experiência pode encontrar oportunidades em diversos setores do mercado de trabalho em Portugal.
Atualmente, há grande carência no setor da construção civil e agricultura, mas outros setores industriais e até mesmo da saúde, também podem oferecer boas oportunidades, dentre as quais, destacamos as com maior carência de mão-de-obra:
- Engenheiro de Robótica;
- Engenheiro Informático e Engenheiro de Machine Learning;
- Engenheiro Civil;
- Engenheiro Biomédico.
Setor financeiro
Apesar do setor financeiro ser aquecido em Portugal, a oferta de oportunidades de trabalho tem aumentado nos últimos anos.
Entretanto, vale observar que, se você é contador no Brasil e deseja atuar em Portugal, antes você deverá passar pelo processo de validação do seu diploma, além de ter de passar por outros procedimentos, para atuar de forma legal no país.
Para além da profissão de contabilista em Portugal, todavia, há outras oportunidades de trabalho no setor financeiro em Portugal, dentre as quais:
- Gestores financeiros; e
- Controladores de risco, que monitoram a situação financeira de uma empresa.
Assim, se você já atua no Brasil em algum desses setores, conseguir uma oportunidade em um Banco em Portugal, por exemplo, pode ser mais fácil.
Como se candidatar para as vagas em Portugal?
Havendo interesse em trabalhar em alguma vaga em Portugal, a candidatura vai depender de onde você encontrou a oportunidade, se foi diretamente no site da empresa, em sites de busca ou através de uma empresa recrutadora, por exemplo.
De toda forma, ao encontrar a vaga, há algumas dicas que você pode seguir para garantir uma maior chance de ser chamado, pelo menos, para uma primeira conversa:
- Leia atentamente a oferta do emprego, para ver se você pode atender e se você é a pessoa ideal para aquela vaga;
- Atente-se na língua que a oferta foi feita (se for em português, mantenha o material em português, se for em inglês, tente manter a comunicação nas duas línguas);
- Ao se candidatar, anexe o seu CV e a sua carta de apresentação (falamos mais sobre isso aqui).
Infelizmente não existe uma regra única para se candidatar, mas é sempre muito importante verificar o que a vaga está exigindo para não correr o risco de deixar passar algum detalhe importante, como por exemplo, se a vaga exige que você envie um portfólio ou que você tenha que fazer um teste antes de enviar o seu material.
E você quiser saber onde buscar por vagas de emprego no mercado de trabalho em Portugal, aqui temos um texto com os principais sites em Portugal.
Além dos sites, as empresas de recrutamento e sites de busca de emprego, como o LinkedIn, o Indeed e o Randstad, são boas opções (e as mais populares) para encontrar empregos em Portugal.
Quais os vistos para trabalhar em Portugal?
Bom, depois de tudo o que escrevemos até aqui, se você não um cidadão da União Europeia e depende de visto para morar em Portugal, aqui vão algumas opções para você poder trabalhar no país:
- Visto D1 – para quem tem Contrato ou Promessa de Trabalho. Para pedir tal visto, você precisará ter um contrato de trabalho com uma empresa sediada em Portugal ou, pelo menos, uma promessa de contrato de trabalho, cuja duração seja superior a 12 meses.
- Visto D3 – para Profissionais Altamente Qualificados – Geralmente, grande parte dos profissionais de TI se enquadram na categoria de altamente qualificados, porém, é necessário avaliar caso a caso, para ver se esse será mesmo o seu caso.
- Programa Tech Visa – principalmente para profissionais de TI, para essa modalidade de visto, o processo é um pouco diferente, pois quem deve iniciar o processo é a empresa interessada na contratação. Assim, depois que a empresa se cadastrar e demonstrar interesse na contratação, ao realizar a proposta ou contratação de referida pessoa, será a partir daí que o visto poderá ser solicitado, chegando em Portugal.
- Visto para procura de emprego – essa nova modalidade, aprovada em Agosto de 2022, trouxe a possibilidade para a pessoa buscar uma vaga de TI em Portugal, já estando em território português, sendo ideal para quem já tem experiência e vai conseguir uma posição rápida, pois ele possui duração de apenas 6 meses.
Agora que você já possui o caminho das pedras, é só começar as buscas! Sucesso!