Getting your Trinity Audio player ready... |
Brasil e Portugal têm muitas coisas em comum e uma delas são os nomes e sobrenomes portugueses. E não é para menos, depois da colonização, muitos portugueses ficaram e formaram famílias no Brasil, mantendo os sobrenomes portugueses por muitas e muitas gerações.
Assim como os sobrenomes de Portugal, os nomes portugueses também estão no dia a dia de todos os brasileiros. Quem é que não conhece uma Maria, um João, um Manuel, um Joaquim?
Mas apesar dessas serem algumas das referências de nomes portugueses no Brasil, quais são os nomes e sobrenomes portugueses mais comuns?
Sobrenomes Portugueses
São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa. Porém, há uma curiosidade nesta lista: as incidências dos sobrenomes portugueses já não se concentram mais em Portugal, mas sim no Brasil.
Estes são apenas os sobrenomes de Portugal mais comuns, mas vamos ver o que eles e alguns outros bem típicos portugueses significam?
Silva: significa bosque ou floresta e sua origem, provavelmente, tenha sido na região de Valença, no Norte de Portugal. É um sobrenome muito comum na Galícia também.
Santos: tem origem portuguesa e espanhola e deriva do latim Sanctorum, que significa dos Santos. Dizem que seu surgimento está relacionado com as pessoas que nasciam em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos no cristianismo, e, assim, ganhavam esse sobrenome.
Ferreira: surgiu na Península Ibérica e sua origem portuguesa pode estar associada ao ferro, minas de ferro e ferreiro.
Pereira: o sobrenome Pereira significa literalmente a árvore que dá pêras e pode ter surgido pelo fato das famílias de regiões com muitas plantações de pêra adotarem o sobrenome. Dizem que o senhor da Quinta da Pereira foi o primeiro a usar o sobrenome português tão comum em Portugal.
Costa: o nome tem origem no latim Costa, que significa costela lateral, tanto que o brasão da Família Costa em Portugal possui algumas costelas. Porém, o surgimento do nome é um pouco confuso, alguns dizem ser de Guimarães, outros dizem ser italiano. A verdade é que muitos Costas do Brasil não possuem relação nenhuma com os Costas de Portugal, já que muitos brasileiros acabavam usando o Costa como um sobrenome de quem vinha da costa marítima.
Alves: originou-se de um nome, Álvares, que significa filho de Álvaro.
Cunha: um sobrenome toponímico (que tem origem geográfica). Significa rochedo isolado com a forma de cunha. Dizem que sua origem remota de 1147, quando D. Paio Guterres mandou colocar nove cunhas no Castelo de Lisboa e assim retomar a cidade. Também dizem que a origem é do sobrenome judaico Kohen, traduzido como Cunha para o português.
Abreu: também de origem geográfica, pode ter surgido no século XI, na torre de Abreu, em Valença do Minho. Outra origem para o sobrenome português é a derivação de Abraão.
Marques: deriva de Marcus, nome muito comum entre os romanos, e significa filho de Marcos. Dizem que a primeira família Marques de Portugal foi a de Antônio Marques de Oliveira, governador de Coimbra e cônsul da Antuérpia.
Nomes portugueses
Os nomes e sobrenomes mais comuns em Portugal foram mudando com o tempo, principalmente os nomes que seguem uma tendência e uma relação com a atualidade. Porém, os portugueses são um povo tradicional, o que reflete também na escolha dos nomes.
Nomes femininos portugueses
Maria segue disparado como o nome português mais comum entre as mulheres. Seja sozinho, seja composto, todo mundo conhece uma Maria. É um nome tão forte em Portugal que em 1977 era o primeiro lugar no nome das mulheres, e nos últimos anos isso se repete..
Veja os nomes portugueses mais comuns entre as mulheres registradas em 2022:
1- Maria
2- Alice
3- Leonor
4- Matilde
5- Benedita
6- Isabel
7- Carolina
8- Mariana
9- Ana
10- Francisca
Apesar de não estarem na lista, nomes como Catarina, Sofia, Inês e Marta estão sempre a nomear as portuguesas.
Nomes masculinos portugueses
Francisco foi o nome português mais registrado em 2022, o que é uma novidade, já que João sempre manteve as primeiras posições na lista dos nomes portugueses mais comuns.
Veja os nomes portugueses mais comuns registrados entre os homens em 2022:
1- Francisco
2- Afonso
3- João
4- Santiago
5- Gabriel
6- Duarte
7- Lourenço
8- Miguel
9- Rodrigo
10- Tomás
Os nomes portugueses para homens tiveram mais variações do que para mulheres, mas nomes como Pedro, Paulo, Rui, Nuno, Carlos e Antônio estiveram nas listas de algumas décadas atrás.
Composição dos nomes portugueses
Apesar de haver mil e uma combinações que possam ser feitas com os nomes e sobrenomes portugueses, há uma regra para tal.
A Justiça de Portugal definiu regras para a composição dos nomes, entre elas estão:
- o nome pode conter 2 nomes próprios e 4 sobrenomes,
- o primeiro nome não deve colocar em dúvida o sexo da criança,
- não pode ter nome igual aos irmãos, só se o mesmo for falecido,
- o nome deve constar na lista da base de dados do Registro Civil.
Nomes proibidos
Embora a lista da base de dados do Registro Civil contenha 164 páginas de nomes, em Portugal, você não pode inventar o nome que quiser para registrar seu filho. É preciso registrar a criança com um dos nomes que estiver na lista, atualizada em 2017.
Os nomes da Família Real
Os nomes da Família Real e da corte de Portugal servem de exemplo de como nomes e sobrenomes portugueses perduram pelos séculos.
Na Família Real era muito comum que nomes e sobrenomes se repetissem geração após geração e este é ainda um costume de muitos portugueses.
Os homens tinham nomes portugueses como: D. João, D. Manuel, D. José, o famoso D. Pedro, D. Miguel.
Já as mulheres, tinham Maria em seu nome na maioria das vezes: Dona Maria, Maria Isabel, Maria Francisca, Maria Clementina, Isabel Maria, Maria da Assunção. Está explicado porque Maria ainda continua a ocupar a primeira posição de nomes das mulheres portuguesas.
Os sobrenomes portugueses da época do reinado e das famílias mais importantes mantém-se até hoje e, entre os mais comuns, podemos encontrar:
1- Noronha
2- Coutinho
3- Sousa
4 – Vasconcelos
5- Melo
6- Cunha
7- Sá
8- Silva
9- Castro
10 – Pereira
11- Abreu
12- Almeida
13- Albuquerque
14 – Lima
15 – Andrade
Todos os sobrenomes de Portugal que tiveram alguma referência na história do reinado ou da corte portuguesa podem ser vistos no teto da Sala dos Brasões no Palácio Nacional de Sintra. Ali, D. Manuel I mandou pintar os brasões das 72 famílias mais importantes da época.
Já pensou seu sobrenome português estar ali?
O sobrenome português da direito à nacionalidade portuguesa?
Ter um dos nomes ou sobrenomes portugueses não quer dizer que você tenha direito à nacionalidade portuguesa. Não é possível ter cidadania portuguesa apenas por meio de um sobrenome de Portugal.
Descobrir a origem do seu sobrenome é um caminho, mas é preciso muito mais para ter direito à nacionalidade.
Saiba quem tem direito e como conseguir a cidadania portuguesa.
E se depois de toda essa busca pelos nomes e sobrenomes portugueses, você constatar que não pode ter a sua cidadania, há outras formas de morar legalmente em Portugal, como solicitando um visto. São inúmeros tipos de visto, conheça cada um deles e saiba que a Nacionalidade Portuguesa pode lhe ajudar em todo o processo.