Getting your Trinity Audio player ready... |
Se está a visitar Lisboa em breve e está a pensar “O que fazer em Lisboa?”, prepare o bloco de notas e a caneta para não perder nenhum local, pois vai ter muito que explorar.
Lisboa é uma cidade maravilhosa, cheia de pontos turísticos, praças, parques, ruas, monumentos, igrejas e prédios históricos. Lisboa é repleta de uma magia inigualável. Além disso, a hospitalidade dos portugueses, a gastronomia, o idioma, o clima, etc… tudo combina com uns belos dias de passeio e lazer. Ao longo deste artigo, não lhe faltarão motivos para visitar a capital portuguesa.
Por que visitar Lisboa?
Cheia de encantos, Lisboa é com certeza um dos principais destinos de eleição de muitos brasileiros, mas também de muitos portugueses que vivem noutras cidades do país. Lisboa é uma cidade histórica, com muita arte e cultura, detentora de paisagens arrebatadoras e com um clima excelente, adequado para visitar os vários locais que iremos sugerir. Mas antes de lhe mostrarmos o que pode fazer em Lisboa, descubra aqui 8 motivos para visitar a capital portuguesa:
Clima
Em Lisboa, o sol brilha praticamente 300 dias por ano. A temperatura é amena o ano todo. No Inverno, as temperaturas raramente descem dos 15ºC e no Verão ronda os 27ºC. Ou seja, é um clima propício a passeios ao ar livre, pelos parques e ruas da cidade, e ainda relaxar um pouco nas várias esplanadas que acompanham a cidade.
Gastronomia
Já não é novidade que a comida portuguesa é rica em sabor e diversidade, certo? Pois é, em cada canto de Lisboa, poderá encontrar restaurantes para todos os estilos de comida, preços e apresentações. O difícil é escolher!
História
Lisboa é uma cidade histórica, com dezenas de monumentos, igrejas e palácios que remontam aos séculos passados. Outro ícone da cidade e de Portugal são os azulejos. Seja nas portas, paredes, escadas ou fachadas de edifícios, os azulejos caracterizam bem a arte e história portuguesa. Introduzidos em Portugal no século XV, muitos dos azulejos são pintados à mão por aqueles que têm a arte na ponta dos dedos.
Cultura e arte
A calçada portuguesa é parte integrante da história, arte e cultura de Portugal. E claro, são um ícone da capital! É uma arte tradicional portuguesa que segue padrões geométricos pelos vários pavimentos das ruas da cidade. É possível encontrar a calçada portuguesa também em outras zonas do país.
Outro símbolo de Portugal e, nomeadamente, de Lisboa é o Fado. O Fado é a mais requintada forma de expressão portuguesa, por isso é normal que encontre muitas casas de fados ou concertos intimistas enquanto janta. De arrepiar!
Além disso, ainda poderá encontrar homenagens às grandes obras da literatura portuguesa dos grandes autores Fernando Pessoa, José Saramago ou Eça de Queirós.
Segurança
Pode usufruir da cidade de dia e de noite, pois vai sentir-se seguro, mesmo pelos bairros da cidade.
Hospitalidade
Os portugueses são muito hospitaleiros, pelo que vai encontrar muita simpatia, sorrisos e interajuda.
Acessibilidade
Lisboa detém uma grande rede de transportes públicos que circulam a toda a hora e para todos os locais. Além disso, é muito fácil circular pela cidade de bicicleta, metro ou elétrico.
Paisagens
Para além dos miradouros existentes na cidade, Lisboa tem ainda muitos miradouros “naturais”. Chamada a cidade das “sete colinas”, receberá uma recompensa cada vez que subir a cada ladeira: uma paisagem arrebatadora.
Lista do que fazer em Lisboa
Agora que já não tem “desculpas” possíveis para não visitar Lisboa, vamos oferecer-lhe uma lista daquilo que pode fazer em Lisboa:
Centro de Lisboa
Terreiro do Paço
À margem do rio Tejo, a Praça Terreiro do Paço (ou Praça do Comércio), é a mais famosa praça de Lisboa. Com uma área de 180m x 200m, tem espaço suficiente para cafés, restaurantes e esplanadas, onde poderá usufruir da vista incrível para o pôr do sol, ao fim do dia. A sua edificação já foi utilizada como palácio dos reis de Portugal, nomeadamente do rei Manuel I, onde detinha toda a sua coleção de livros. Hoje em dia, são escritórios do ministérios do governo português. Se passar por aqui, não se esqueça de tirar a típica fotografia no Arco da Rua da Augusta, um dos cartões postais mais famosos da capital.
Rua Augusta
E após passar pelo Arco, entra diretamente na Rua da Augusta. É das ruas mais famosas de Lisboa e liga a Praça Terreiro do Paço à Praça do Rossio. Em toda a sua extensão, vai poder admirar as casas com azulejos, a calçada portuguesa e até parar pelos diversos cafés e restaurantes para comer um pastel de bacalhau. A Rua Augusta também é um dos locais indicados para quem quer fazer compras.
Praça do Rossio
É das mais praças mais importantes de Lisboa. Em todo o seu redor, pode visitar o Teatro Nacional Dona Maria II, a Estação Ferroviária do Rossio, a Estátua D. Pedro IV e o Café Nicola (dos mais antigos e famosos da cidade).
Castelo de São Jorge
Se visitar Lisboa, não pode deixar passar a visita ao Castelo de São Jorge. As torres do Castelo oferecem-lhe uma vista inigualável para a cidade, sobretudo se for ao fim do dia e apreciar o pôr-do-sol sobre o Tejo. Há, inclusive, uma torre com mais de 100 metros de altura, onde eram guardados os tesouros da família real. Nessa torre, a vista é ainda mais poderosa. É uma das principais atrações turísticas, pois reúne história com uma paisagem de arrepiar.
Elevador de Santa Justa
O Elevador de Santa Justa foi construído em 1902, pelo arquiteto Gustav Eiffel (o mesmo criador da Torre Eiffel, em Paris). A eloquente torre de ferro, com cerca de 45 metros de altura, foi construída para facilitar o trânsito entre a Baixa Lisboeta e o Bairro Alto, mas rapidamente se tornou numa das principais atrações turísticas da cidade, pela vista incrível que oferece. O preço para entrar no elevador ronda os 5€.
Avenida da liberdade
A Avenida da Liberdade é uma das principais avenidas de Lisboa. Une a Praça dos Restauradores (próxima da Praça do Rossio) e o Marquês de Pombal. Toda a sua extensão é marcada por arvoredo, calçada portuguesa e lojas de marcas de luxo.
Parque Eduardo VII
Chegando ao Marquês de Pombal, já poderá ver o Parque Eduardo VII, com os seus arbustos em formatos geométricos. Suba o parque e relaxe um pouco. Aproveite a vista periférica que o Parque Eduardo VII lhe oferece.
Catedral da Sé
Paragem obrigatória para quem gosta de apreciar monumentos medievais, repletos de História. Estima-se que a Catedral da Sé tenha sido construída em 1150, como símbolo da reconquista cristã após a expulsão dos mouros. No seu interior, pode apreciar diversos estilos arquitetônicos. Pode aceder à Sé de forma gratuita, mas terá de pagar 2,50€ para visitar o claustro.
Andar de Elétrico
As ruas centrais de Lisboa são caracterizadas pelas diversas colinas que têm. Fazer um passeio a pé pelas ruas da baixa até às regiões mais altas é um verdadeiro desafio e um excelente exercício físico. Mas não se preocupe. Junte o útil ao agradável a faça um passeio, por exemplo, no Ascensor da Bica, que faz a ligação entre o Cais do Sodré e o Bairro Alto. Dê uma volta também no ascensor Elevador do Lavra. Não vai se arrepender.
Fotografia com Fernando Pessoa
E claro! Não se esqueça de ir ao Café A Brasileira, construído em 1905 e onde se reuniam artistas e escritores. À porta tem a famosa estátua de Fernando Pessoa com uma cadeira ao lado, onde se pode sentar e fotografar. Fica para mais tarde recordar.
Belém
Mosteiro dos Jerônimos
Uma das principais atrações de Lisboa: o Mosteiro dos Jerônimos. É aqui onde se encontram os túmulos de grandes Senhores da História de Portugal como Fernando Pessoa, Luís de Camões e Vasco da Gama. Toda a construção de arquitetura manuelina é um ponto de destaque, incluindo todos os pormenores e detalhes da história por dentro e por fora do edifício.
Torre de Belém
E ali ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, encontra-se a Torre de Belém. Construída em 1520 com o objetivo de defender a barra de Lisboa dos invasores, a Torre de Belém já passou por inúmeras transformações até chegar ao que é hoje. Já foi utilizada como presídio, alfândega e farol. Hoje em dia, é cartão postal, ideal para umas fotografias com o rio Tejo como pano de fundo. É, sem dúvida, um local de visita obrigatória.
Padrão dos Descobrimentos
Símbolo da coragem e resiliência dos portugueses ao enfrentar mares desconhecidos para expansão do território. É uma bonita homenagem às grandes navegações portuguesas, que permitiram alargar a visão do mundo e explorar cinco continentes, incluindo o Brasil. Vários heróis portugueses são aqui homenageados como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e o poeta Luís de Camões. A vista do topo do monumento é magnífica.
LX Factory
A LX Factory localiza-se numa zona industrial de Lisboa, sob a ponte 25 de Abril. Uma antiga fábrica têxtil que deu lugar a um local alternativo e acolhedor, repleto de restaurantes, cafés, bares, lojas, obras de arte, arte de rua, etc. É um espaço que concentra dezenas de espaços conceituais. No final, vá até a um dos rooftops existentes e aproveite a vista para o rio Tejo.
O que fazer em cada bairro de Lisboa
Cais do Sodré
De dia, é um excelente sítio para apreciar o rio Tejo. De noite, dos sítios mais procurados para as baladas. À beira do rio Tejo, o Cais do Sodré tem um largo passeio cheio de bares, onde poderá apreciar o fim de tarde ou, se preferir, sair para dançar e se divertir.
Baixa de Lisboa
É onde se concentram as praças do Rossio, Praça do Comércio e da Figueira. Várias ruelas com muitas lojas, restaurantes, cafés, e muitos pontos turísticos, como o Elevador da Santa Justa e o Arco da Rua Augusta.
Chiado
O verdadeiro centro comercial a céu aberto. Uma rua repleta de lojas, incluindo a Livraria Bertrand, o café A Brasileira e os Armazéns do Chiado. No Natal, esta rua fica toda iluminada, o que chama ainda mais visitantes.
Bairro Alto
Conhecido como o local mais boêmio da cidade de Lisboa. É ali onde se junta a maior parte das pessoas que pretendem se divertir pela noite dentro.
Alfama
O bairro mais antigo de Lisboa e também considerado o coração da cidade. Alfama é um espetáculo a céu aberto, com ruazinhas encantadoras e ladeiras estreitas e coloridas. Aqui, é comum ver-se as janelas com roupas penduradas, varandas floridas e com azulejos, e vizinhos à conversa de janela para janela. Um símbolo daqueles que são os bairros típicos da cultura portuguesa. Além disso, Alfama ainda oferece outro espetáculo essencial: o Fado. São muitas as casas de Fado que por aqui encontra. Alfama é a essência da capital portuguesa.
Parque das Nações (a chamada “Lisboa Moderna”)
Oceanário de Lisboa
Se está de visita pelo Parque das Nações, aproveite para visitar também o Oceanário de Lisboa. Considerado como o aquário mais bonito do mundo, o Oceanário de Lisboa abriga diversas espécies marinhas, capaz de o levar por uma viagem marítima completamente inesquecível. Uma atividade bastante interessante e divertida para adultos e crianças.
Teleférico
Se quiser ter uma visão periférica para o Rio Tejo e o Parque das Nações, o melhor é mesmo fazer uma viagem pelo teleférico. A viagem dura apenas alguns minutos mas vai deixa-lo arrepiado só com a paisagem que lhe proporciona.
Centro Comercial Vasco da Gama
Pode sempre fazer umas compras ao centro comercial Vasco da Gama com vista privilegiada para o rio Tejo.
Pavilhão do Conhecimento
Se vai com crianças, faça uma visita ao Pavilhão do Conhecimento. As exposições são bastante interessantes e mudam de tempos em tempos.
Mercados em Lisboa
Time Out Market
Localizado em frente à estação do Cais do Sodré, o antigo Mercado da Ribeira tomou o nome de Time Out Market, com o conceito de um mercado gourmet a preços acessíveis. Com pratos recriados por chefes de renome, o Time Out Market reúne pratos para todos os bolsos e gostos.
Mercado da Baixa
Se tiver a sorte de visitar Lisboa durante o Mercado da Baixa (tem agenda própria), aproveite para conhecer algumas das iguarias das várias regiões de Portugal: queijos, vinhos, enchidos, etc.
Museus em Lisboa
Museu do Chiado
O Museu Nacional de Arte Contemporânea, conhecido também como Museu do Chiado, dispõe de obras de arte de artistas portugueses conceituados como Almada Negreiros e Bordalo Pinheiro. Conta com um acervo de pinturas, desenhos e esculturas de arte portuguesa e obras desde o século XIX. Foi inaugurado em 1911 e reformado em 1994. O horário de funcionamento do Museu do Chiado é de terça a domingo, das 10h às 18h. No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.
Museu Nacional do Azulejo
Os azulejos são uma obra de arte que caracteriza a cultura portuguesa. Utilizados como forma de decoração, são muitas vezes utilizados em fachadas de edifícios, nas portas e nas paredes. O Museu Nacional do Azulejo retrata exatamente este símbolo de Portugal, explicando melhor a arte e a tradição. Este museu tem dois andares com peças de uma beleza incomparável, e com especial destaque num painel de azulejos brancos e azuis, representativo de Lisboa antes do terramoto de 1755. Está aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Lisboa Story Centre
A história da capital portuguesa antes e depois do terramoto de 1755, através de vídeos e áudios. Lisboa passou por várias fases de transformação e o Lisboa Story Centre representa um passeio pelas diversas mudanças.
Museu do Fado
Inaugurado em 1998, o Museu do Fado encontra-se no Bairro de Alfama, berço deste estilo musical. Aqui poderá encontrar expostos objetos ligados ao fado, instrumentos, troféus, discos, e homenagens aos diversos artistas portugueses que enalteceram a cantiga portuguesa. Poderá ainda consultar biografias, ver imagens e ouvir gravações.
Museu da Fundação Calouste Gulbenkian
É neste museu onde se encontram mais de 6 mil obras de arte e antiguidades, incluindo pinturas, joias, esculturas e artes decorativas dos mais diversos estilos (arte egípcia, greco-romana, islâmica, do extremo oriente). Considerado um dos melhores museus da Europa, o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian expõe obras dos artistas internacionais de renome como Van Dyck, Claude Monet, Renoir, entre outros. Todo o edifício é cercado por um bonito e espaçoso jardim, onde poderá relaxar. O museu está aberto de quarta a domingo, das 10h às 18h.
Fundação José Saramago
Situado perto da Praça do Comércio, a Fundação José Saramago contém objetos pessoais, textos, áudios e o Prémio Nobel recebido pelo autor. Para os amantes da literatura, é um local de visita bastante interessante para incluir no roteiro.
Museu Nacional do Traje
Também o Museu do Traje é uma excelente opção para quem gosta de história e, sobretudo, de saber como a Casa Real se vestia. Um pouco mais afastado, na freguesia de Lumiar, o Museu Nacional do Traje tem exposto cerca de 30 mil peças, incluindo trajes, tecidos, acessórios pertencentes à Casa Real, com vários séculos de história. O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. No primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita.
Museu de Arte e Arquitetura de Lisboa – MAAT
O Museu de Arte e Arquitetura de Lisboa é um dos locais mais procurados e visitados, tanto por turistas como pelos portugueses. A sua procura é explicada pelas suas exposições, mas também pelo local em que se encontra: à margem do rio Tejo. Além disso, o edifício é, só por si, um motivo de visita pela sua estrutura e arquitetura. No Museu de Arte e Arquitetura de Lisboa (MAAT) é possível encontrar exposições de arte, arquitetura e tecnologia. O Museu está aberto de quarta a domingo, das 11h às 19h.
Mirantes (miradouros) de Lisboa
Para além dos mirantes que já falámos neste artigo como: O topo do Arco da Rua Augusta, o Castelo de São Jorge, o Elevador da Santa Justa, o Parque Eduardo VII existem ainda alguns mirantes por descobrir, não fosse Lisboa a cidade das sete colinas:
Mirante de Santa Luzia e Largo das Portas do Sol
Amos com uma paisagem arrebatadora para as ruelas de Alfama e para o mosteiro de São Vicente de Fora. Uma “varanda” com azulejos e vistas magníficas.
Mirante da Graça
Também conhecido como o mirante de Sophia de Mello Breyner Andresen. Com vista para o Chiado, Alfama, rio Tejo e para a ponte 25 de Abril, este mirante é uma excelente opção para um pôr do sol, uma vez que poderá ter direito a ouvir um Fado.
Mirante de Santa Catarina
Um largo terraço com vista privilegiada para o rio Tejo, ponte 25 de Abril e Cristo Rei (do outro lado da margem). É um local muito procurado por artistas de rua e jovens.
Mirante de São Pedro de Alcântara
Oferece uma belíssima vista para o bairro da Alfama, Castelo de São Jorge, Baixa e rio Tejo. Uma excelente opção para passear por um parque enquanto aprecia a vista.
Conclusão sobre o que fazer em Lisboa
A visita a Lisboa não termina por aqui… Tem muito mais por ver, especialmente se quiser sair um pouco da área de Lisboa e deslocar-se para as redondezas como Cascais, Sintra, Costa da Caparica, etc. Em Cascais e na Costa da Caparica vai encontrar diversas praias de uma beleza incrível. Já em Sintra, vai encontrar Palácios com uma história de arrepiar.
Se visitar Lisboa no Verão, também poderá conhecer as diversas praias que Lisboa dispõe: Praia de Carcavelos, Praia de São Pedro do Estoril, Praia das Maçãs, etc. Para saber mais sobre as praias de Lisboa (e de outras regiões de Portugal) acesse o artigo abaixo:
Para fazer este roteiro vai precisar de estar pelo menos uma semana em Lisboa, pois é impossível conhecer Lisboa de uma ponta a outra em poucos dias. Há centenas de hotéis, residenciais e hostels onde pode ficar. Tem imensas opções para os diversos bolsos e preferências.
Se preferir, pode optar por escolher apenas alguns pontos deste roteiro, que considere mais interessantes e apelativos para conhecer.
As opções do que fazer em Lisboa são muitas. Por isso, passeie, usufrua, relaxe e aproveite a maravilhosa cidade de Lisboa!