Getting your Trinity Audio player ready... |
Nem sempre é fácil saber o que visitar no norte de Portugal, já que é uma região extensa e repleta de atrações.
O norte português encanta não só pela rica herança cultural, mas também pelas paisagens deslumbrantes e pela hospitalidade da população. É lá que você encontra uma série de locais de grande beleza que têm mesmo de integrar o seu roteiro caso queira visitar as cidades onde nasceu Portugal.
Apesar de o norte de Portugal ser, muitas vezes, desvalorizado, esta é uma região que providencia experiências inigualáveis, sendo a natureza o seu grande tesouro. Além disso, destaca-se pela história, pela cultura, pelas tradições gastronómicas e pelo enoturismo. Nestas localidades conhecidas pelas montanhas e parques naturais, é possível vivenciar as tradições portuguesas da forma mais autêntica possível.
Das cidades do Porto, Braga, Guimarães e Viana do Castelo às encantadoras vilas do Douro, todos os locais têm histórias para contar. Se não sabe o que visitar no norte de Portugal, tem mesmo de continuar a ler este artigo para descobrir, pois vai ficar a conhecer alguns dos sítios mais bonitos desta região, assim como os principais museus e monumentos a visitar.
Porto
O Porto foi considerado, em 2022, o “Melhor Destino de Cidade da Europa” e o “Melhor Destino de Cidade do Mundo”. Por isso, se visitar o norte de Portugal, tem mesmo de passar por esta cidade, localizada nas encostas do rio Douro. A cidade invicta, como assim é conhecida, tem uma série de pontos turísticos imperdíveis. Comece por conhecer a Torre dos Clérigos, local onde consegue ter uma visão de 360º da cidade. Suba e desça o Funicular dos Guindais, pois é uma forma de se deslocar de um ponto ao outro e de ter vistas privilegiadas sobre o Douro e para a Ponte Luís I. Ali bem perto, em Vila Nova de Gaia, pode aproveitar para andar de teleférico e, caso seja apreciador, pode visitar as Caves do Vinho do Porto. Aproveite e passe pela Ponte Luís I, local onde tem vistas para o rio e para toda a cidade e onde consegue tirar fotografias incríveis.
Para uma experiência completa no Porto, apanhe o elétrico. Visite o Museu do Carro Eléctrico e vá conhecer a Casa da Música, uma das mais importantes obras arquitetónicas em Portugal. Explore ainda o Palácio da Bolsa, Serralves, a Livraria Lello e o Estádio do Dragão. Pode visitar gratuitamente o Parque e Jardim da Fundação Serralves no primeiro domingo de cada mês, das 10h00 às 13h00. Se estiver bom tempo, aproveite para fazer o cruzeiro das seis pontes, ficando a conhecer um ponto da história das pontes Luís I, Maria Pia, São João, Arrábida, Freixo e Infante.
O Museu do Vinho do Porto, o Parque da Cidade do Porto, a Estação de São Bento, o Jardim das Virtudes, a Serra do Pilar, a Ribeira, a Foz, os Jardins do Palácio de Cristal, o Mercado do Bolhão e o Jardim do Morro são atrações turísticas imperdíveis que pode visitar gratuitamente. Não se esqueça ainda de ir à Sé do Porto, ao Mercado do Bom Sucesso, às Galerias Paris, ao Centro Português de Fotografia, ao WOW Porto (The World of Wine), à Igreja do Carmo, ao Jardim Botânico do Porto e ao Majestic Café. Passe pela Avenida dos Aliados, pela Praça da Liberdade, pela rua de Santa Catarina e pelo jardim da Cordoaria e sinta-se em casa.
Quer também aproveitar a noite no Porto? Então conheça o Plano B, a Casa do Livro, os Maus Hábitos e a Tendinha dos Clérigos.
Vila Nova de Gaia
Vila Nova de Gaia está situada na margem sul do rio Douro. É conhecida por ser uma cidade histórica e por ser um importante centro para a indústria do vinho do Porto, uma vez que possui múltiplas caves com visitas e provas. Nesta cidade, vai encontrar importantes praias, como a Praia da Madalena e a Praia dos Lavadores, e vai poder conhecer o seu cais. Aqui, vai descobrir uma via cénica ao pé do rio, com cafés, esplanadas e vistas panorâmicas do Douro.
A Avenida da República é a principal avenida da cidade, podendo aqui visitar várias lojas comerciais. É também afamada por ter uma vida noturna vibrante. A Ponte Luís I é uma grande atração da cidade, pois toda a gente que a visita gosta de tirar fotografias e de apreciar as vistas. O Mosteiro da Serra do Pilar, classificado como Património Mundial pela UNESCO, é um outro ponto atrativo da cidade. A Praia de Miramar é um dos ex-líbris de Vila Nova de Gaia. Além da paisagem apelativa, a praia abriga a Capela do Senhor da Pedra e foi cenário do documentário de Manoel de Oliveira denominado Miramar (1938).
Matosinhos
Uma outra cidade que tem mesmo de conhecer no norte de Portugal é Matosinhos. Este local da Área Metropolitana do Porto é especialmente conhecido pela ligação com o mar e pelas tradições piscatórias. As suas praias e a gastronomia variada são grandes motivos de atração de Matosinhos. O Mercado Municipal de Matosinhos é um edifício histórico onde é possível descobrir uma grande variedade de produtos frescos, desde peixe e marisco a frutas, legumes e outros produtos locais.
Se passar por esta cidade portuguesa, visite o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e o monumento do Senhor do Padrão, um dos símbolos de Matosinhos. Conheça ainda, nesta cidade, o Mosteiro de Leça do Balio, o Obelisco da Praia da Memória, o NorteShopping, a Igreja Paroquial do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a Casa da Arquitectura, o Senhor do Padrão, as Conservas Pinhais, a Piscina das Marés, a Praia do Cabo do Mundo, a Praia da Memória, a Casa de Chá da Boa Nova, o Museu da Quinta de Santiago, o Parque Municipal da Quinta da Conceição, o Farol de Leça, a Loja Interativa de Turismo, a Paróquia de Nossa Senhora da Hora e a Casa do Mar e Tanques Romanos.
O município sobressai também pela sua localização privilegiada para explorar a cidade do Porto, uma vez que está a uma curta distância de carro ou de transportes públicos da mesma.
Braga
Braga é considerada uma cidade de grande beleza. Está localizada a nordeste do Porto e é famosa pela sua herança e pelos seus eventos religiosos. O Santuário do Bom Jesus (classificado como Património Cultural Mundial da Humanidade pela UNESCO), a Sé de Braga (um espaço de culto), o Santuário da Nossa Senhora do Sameiro (localizado a 566 metros de altitude) e o Mosteiro de Tibães são alguns dos principais pontos atrativos desta cidade portuguesa conhecida por “Roma Portuguesa”, pois teve origem na cidade romana “Bracara Augusta”.
Se decidir conhecer esta cidade, não deixe de explorar a Praça da República, onde encontra dois cafés centenários (o Café Vianna e o Astória); o Palácio do Raio; o Arco da Porta Nova (“porta de entrada” da cidade); o Museu e os Jardins dos Biscainhos (caracterizados pelos cenários surpreendentes); o Theatro Circo (espaço de cultura); o Jardim de Santa Bárbara (abraçado pela fachada do Paço Medieval de Braga); o Museu PIO XII; e a Capela e Casa dos Coimbras.
O município bracarense é limitado a norte pelo município de Amares, a leste pela Póvoa de Lanhoso, a sudeste por Guimarães, a sul por Vila Nova de Famalicão, a oeste por Barcelos e a noroeste por Vila Verde.
Guimarães
“Aqui nasceu Portugal”. É esta a placa que se pode ler à entrada de Guimarães, cidade conhecida como o berço da nação portuguesa. Esta cidade histórica do norte do país conta com mais de mil anos de existência e possui um centro histórico classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi nesta cidade que nasceu o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, aquele que deu início ao processo de independência do país.
Localizada na região do Minho, esta cidade repleta de história e beleza arquitetónica é famosa por integrar o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança. Considerado a principal atração da cidade, o Castelo de Guimarães é um edifício histórico que se consta ter sido fundado pela Condessa Portucalense, D. Mumadona Dias, na segunda metade do século X, com o intuito de proteger o Mosteiro de Guimarães. Nos dias de hoje, é um dos castelos medievais mais emblemáticos do país. Já o Palácio dos Duques de Bragança foi concebido no início do século XV por D. Afonso de Barcelos, filho de D. João I, primeiro duque de Bragança.
Nesta cidade, aproveite ainda para conhecer a Igreja de S. Miguel do Castelo; a rua de Santa Maria, o Convento de Santa Clara (edifício onde está instalada a Câmara Municipal de Guimarães); o Largo da Oliveira; a Praça de S. Tiago, uma das principais áreas públicas da cidade; a Muralha de Guimarães, uma antiga fortificação que delimitava a cidade vimaranense; a Zona de Couros, área histórica que teve um papel fulcral na economia da cidade durante séculos; a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos; o Santuário da Penha, um local de culto católico e um dos principais pontos turísticos da cidade, situado no topo de uma colina, a 400 metros de altitude; a Citânia de Briteiros, localizada na freguesia de Salvador de Briteiros; e o Museu de Alberto Sampaio, um espaço de arte sacra e arqueologia cujas coleções incluem arte sacra, artefactos arqueológicos, mobiliário antigo, pinturas, esculturas e ourivesaria. Na Cidade Berço, pode ainda visitar a Praça da Oliveira e Padrão do Salado e o Largo do Toural.
Viana do Castelo
Já ouviu o slogan “Quem gosta vem, quem ama fica”? Só esta frase já revela que Viana do Castelo é uma cidade apaixonante. Caso opte por conhecer esta cidade minhota, não perca a vista no topo do Santuário de Santa Luzia (também conhecido como Santuário do Sagrado Coração de Jesus), o Museu do Traje (integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2004), a Fundação Gil Eannes, a Praia do Cabedelo, a Fábrica do Chocolate, a Ponte Eiffel, o Forte de Santiago da Barra, o Centro Histórico, o Elevador de Santa Luzia, a Sé de Viana, a Casa dos Nichos, a Capela de São Francisco de Paula (também conhecida como Capela das Malheiras), a Praia Norte, a Praia da Amorosa, a Igreja da Misericórdia e a Citânia de Santa Luzia, um exemplar dos povoados fortificados existentes no Noroeste Peninsular. Nesta cidade, não perca a oportunidade de experimentar algumas das iguarias típicas da região, como as bolas de berlim do Natário e os manjericos de Viana.
Valença
Valença é uma cidade portuguesa que pertence à sub-região do Alto Minho. Se não sabe o que visitar nesta cidade, comece pela Fortaleza de Valença, uma das principais fortificações militares da Europa. Este ponto turístico situado no alto de uma colina caracteriza-se por ser um espaço de convivência galaico-minhoto, comercial e turístico. Os seus primeiros muros remontam a uma povoação da Idade do Ferro.
Mas Valença tem mais locais que tem de conhecer. Explore o Marco Miliário Romano, a Igreja de Santo Estevão, a Igreja Paroquial de Santa Maria dos Anjos, a Capela do Bom Jesus, o Núcleo Museológico de Valença, o Jardim Público de Valença, o Mosteiro de San Fins, a Torre de Lapela, a Cascata da Grova, o Parque de Merendas de Taião e o Castelo de Fraião. Aprecie a Estátua de São Teotónio, visite a feira semanal de Valença e atravesse a Ponte Rodo-Ferroviária de Valença, também conhecida por Ponte de Valença ou Ponte Internacional de Tui. Esta ponte é uma infraestrutura rodo-ferroviária do Ramal Internacional de Valença, que cruza o Rio Minho, na fronteira entre Portugal e Galiza.
Parque Nacional da Peneda-Gerês
O Parque Nacional da Peneda-Gerês, considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, é uma das maiores atrações naturais de Portugal. Com mais de 69 mil hectares, o Parque Nacional da Peneda-Gerês estende-se dos planaltos da Mourela ao de Castro Laboreiro e engloba as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Esta região montanhosa com vales profundos destaca-se pela sua diversidade botânica e por possuir um grande património histórico-cultural, que abrange necrópoles megalíticas, vestígios da romanização, castelos, espigueiros tradicionais com maçarocas de milho, velhos fornos, moinhos de água, levadas, socalcos e termas. O parque abrange ainda dois centros de peregrinação de renome: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e o São Bento da Porta Aberta.
Neste parque, existem imensas atividades que pode realizar, especialmente no verão. Pode aproveitar as várias praias, pode fazer trilhos de caminhada, pode praticar desportos aquáticos (como canoagem, surf e paddle), pode andar a cavalo, de barco ou de mota de água, pode passear de bicicleta ou de jipe, pode apreciar os rios e as cascatas e admirar as paisagens dos mais diversos miradouros.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês integra as serras da Peneda, do Soajo, Amarela e do Gerês, passando por cinco concelhos: Melgaço, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Terras de Bouro e Montalegre. Se quiser conhecer vários pontos turísticos deste locais, visite os que se seguem: Mata de Albergaria, Soajo, Albufeira da Caniçada, Lindoso, Castro Laboreiro, Pitões das Júnias (local onde, posso confirmar, encontra o melhor bolo de chocolate do mundo), Santuário da Nossa Senhora da Peneda, Miradouro da Pedra Bela e Ponte da Misarela.
Praias a explorar no norte de Portugal
O norte de Portugal é rico em paisagens de beleza natural, pelo que as praias não são exceção. Conheça, agora, algumas das praias mais bonitas da região.
- Praia de Moledo: Em Caminha, vai encontrar a Praia de Moledo, uma das mais conhecidas e apreciadas pelas grandes extensões de areal e pelas perfeitas condições para a prática de desportos aquáticos, como surf e windsurf;
- Praia da Apúlia: Esta praia, situada no concelho de Esposende, é uma das preferidas das famílias portuguesas. Além de poder praticar desportos náuticos, aqui pode aproveitar para relaxar e nadar e para caminhar ao longo dos passadiços de madeira;
- Praia de Afife: Em Viana do Castelo, encontra uma das praias mais bonitas do norte do país. Com uma paisagem deslumbrante, a praia destaca-se pelas dunas, pelo ambiente familiar e pelo respeito pela sustentabilidade ambiental;
- Praia do Cabedelo: Também em Viana do Castelo, na freguesia de Darque, vai deparar-se com uma das praias mais procuradas da região. Está rodeada por um pinhal e por parques de campismo, o que atrai logo a população. A par disto, a praia tem animação de dia e de noite e possui condições perfeitas para a prática de windsurf, surf e bodyboard;
- Praia de Ofir: Esposende tem uma outra praia famosa: a Praia de Ofir. Se gosta de desportos aquáticos, tem mesmo de visitar esta praia, que disponibiliza também passadiços de madeira para que possa caminhar tranquilamente;
- Praia do Senhor da Pedra: Esta praia, também conhecida como Praia de Miramar, situa-se em Matosinhos e é considerada uma das mais bonitas do país. O local destaca-se pela paisagem de grande beleza e pelo facto de ter, no meio do areal, uma capela. Quando a maré está alta, a capela fica rodeada pelo mar;
- Praia da Azurara: Em Vila do Conde, vai encontrar uma das praias mais procuradas pelos jovens, sendo também um local onde se realizam vários concertos e festivais. Além disso, é uma praia muito afamada pela prática de desportos aquáticos, como o surf;
- Praia de Leça da Palmeira: Esta praia localizada em Matosinhos possui um areal extenso. O facto de o mar ser bastante agitado nesta zona torna-a mais apelativa para os praticantes de desportos aquáticos;
- Praia de Mindelo: Se gosta de praias sossegadas, tem de fazer uma visita à Praia de Mindelo, em Vila do Conde. Apesar de o areal não ser extenso, os nortenhos gostam de relaxar neste local, delimitado por uma formação rochosa.
Gastronomia regional: os pratos que tem mesmo de experimentar
A gastronomia do norte de Portugal é rica e variada, pelo que os pratos tradicionais desta região refletem, precisamente, a cultura e os ingredientes locais.
- Francesinha: Este é um dos pratos mais famosos do norte e, principalmente, do Porto. Apresenta-se como uma espécie de sanduíche de carne que normalmente contém linguiça, salsicha fresca, bife e presunto. É coberta com queijo derretido e molho picante, que difere de local para local. É servida com batatas fritas;
- Tripas à moda do Porto: Este é um outro prato tradicional da cidade do Porto. Pode apreciar, nesta especialidade, um guisado de tripas de porco com feijão branco, salsichas e diversos vegetais;
- Bacalhau à Gomes de Sá: O bacalhau é um peixe muito apreciado em Portugal, pelo que este é uma das mais variadas formas de o preparar. O bacalhau é cozido com batatas, cebola, azeite e alho. Depois, vai ao forno para gratinar;
- Arroz de Sarrabulho: Este é um prato típico do Minho, especialmente em Ponte de Lima. O arroz de sarrabulho é feito com arroz, sangue de porco, carne, toucinho e temperos, o que lhe confere um sabor único;
- Rojões: Os rojões são típicos do norte de Portugal. Consistem em pequenos pedaços de carne de porco, que são fritos até ficarem crocantes e dourados. Os rojões são geralmente temperados com alho, louro e outros condimentos;
- Caldo verde: O caldo verde é uma sopa típica do norte de Portugal, que tem como base a couve-galega (uma variedade de couve), batatas e chouriço. É um prato reconfortante e muito popular, especialmente no inverno;
- Alheira de Mirandela: A alheira de Mirandela é uma salsicha defumada tradicional, que é preparada com uma mistura de carne de aves, pão e azeite. É geralmente frita ou grelhada e servida com batatas fritas ou legumes;
- Cabrito à moda de Braga: Este prato é tipicamente minhoto. O cabrito é assado no forno e temperado com ervas e especiarias. Costuma ser acompanhado por batatas e arroz;
- Papas de Sarrabulho: Este é um outro prato típico da região do Minho, nomeadamente em Ponte de Lima. As papas são feitas com farinha de milho, sangue de porco e carne;
- Arroz de pato: Este é um prato muito apreciado pelos portugueses. Este arroz é cozido com pedaços de pato, chouriço, presunto e azeitonas. É frequentemente coberto com queijo derretido e, depois de preparado, fica a gratinar no forno.
O Enoturismo no norte de Portugal – e a importância do Douro Vinhateiro
Portugal é reconhecido como um país de tradição, de cultura e de paisagens naturais de cortar a respiração. Além disso, é considerado o segundo maior destino mundial de enoturismo. De acordo com o ranking da britânica William Reed Media, Portugal apresenta nove quintas de enoturismo entre as 100 que deve mesmo conhecer.
Se aprecia vinho e ainda não teve a oportunidade de visitar Portugal, tem mesmo de o fazer. Comece por conhecer o Douro Vinhateiro, onde pode provar o afamado vinho do Porto. O Alto Douro Vinhateiro é reconhecido como Património Mundial da UNESCO e, por isso, é um dos destinos enoturísticos mais procurados.
Além de poder subir o Douro de barco e apreciar as paisagens vinícolas deslumbrantes, vai conseguir passear de comboio pela linha do Douro. Se visitar esta região nos meses de setembro e outubro, consegue ainda participar nas vindimas. É uma oportunidade de ouro para conhecer a única região do mundo onde é praticada a viticultura de montanha de clima quente.
As condições climáticas amenas e os solos predominantemente xistosos (algumas áreas contêm solos graníticos) desempenham um papel crucial na longevidade das vinhas e na produção de mostos (ou misturas) mais ricos em açúcar e coloração. O Douro pode ser dividido em três sub-regiões distintas:
- Baixo Corgo, notável pelo clima mais fresco, pelos solos férteis e pela densa concentração de vinhas;
- Cima Corgo, que sobressai pela produção do Vinho do Porto de qualidade superior, graças à maior concentração de açúcar nas uvas;
- Douro Superior, que se destaca por ser a região mais extensa e pela excelência na produção de vinhos brancos, de espumantes e do conhecido Moscatel.
Para iniciar a rota do Douro, é aconselhável que o faça no Porto, onde tem mesmo de fazer uma visita às icónicas caves de Vinho do Porto, localizadas em Vila Nova de Gaia. Vai ter também a oportunidade de degustar vinhos e visitar as mais variadas exposições. Além disso, não deixe de conhecer a cidade de Peso da Régua, local onde é possível visitar o Museu do Douro.
Na Região Demarcada do Douro (Região Vinhateira do Alto Douro), vai encontrar uma variedade impressionante de mais de 115 castas autorizadas para a produção de Vinho do Porto e Vinho DOC Douro. Estas castas são predominantemente autóctones, o que significa que têm a capacidade de se adaptar aos diversos climas da região.
Conheça os principais eventos e festivais da região
O norte de Portugal é rico em eventos culturais, festivais e celebrações que decorrem ao longo de todo o ano. Embora a disponibilidade destes eventos possa variar de ano para ano, descubra alguns dos principais certames nos quais pode participar:
- Feiras Novas, em Ponte de Lima: Esta é uma das maiores festas populares do norte de Portugal. Costuma realizar-se em setembro e inclui música, dança, romaria e mercados de rua;
- São João, em Braga e no Porto: A festa de São João é uma das mais populares em Portugal, sendo celebrada em vários locais, especialmente em Braga e no Porto. Ocorre em finais de junho e é acompanhada de concertos, fogo de artifício, marteladas, comida tradicional e festa na rua;
- Queima das Fitas, no Porto: Esta é uma festa estudantil que se realiza em maio e que visa celebrar o fim do ano letivo. Por isso, existem muitos eventos preparados para que os alunos possam celebrar. Concertos, desfiles e bancas de comida e bebida são algumas das principais atividades. O mesmo acontece em Braga, mas com um nome diferente – Enterro da Gata;
- Festas de São Gonçalo, em Amarante: Esta é uma festa popular que também ocorre em junho e que conta com desfiles, música, dança e uma tradicional corrida de cavalos;
- Festival Internacional de Cinema do Porto (Fantasporto): O Fantasporto é um importante festival de cinema que ocorre anualmente, em fevereiro ou em março. Neste festival, são apresentados vários filmes, de diferentes categorias, de todo o mundo;
- Festival Paredes de Coura: Este é um dos festivais de verão mais adorados. Ocorre em agosto e atrai bandas e artistas nacionais e internacionais;
- Festival Serralves em Festa, no Porto: Este é um evento de arte contemporânea que ocorre no Parque de Serralves, em junho. O festival engloba exposições, performances, música e diversas atividades para entretenimento da população;
- Festa de São Bento da Porta Aberta, Terras de Bouro: Esta é uma das maiores festas religiosas de Portugal. Costuma realizar-se no mês de julho e atrai peregrinos de todo o país;
- Feira Medieval de Santa Maria da Feira: Durante o verão, este evento histórico transforma a cidade de Santa Maria da Feira num verdadeiro mercado medieval. Neste evento, pode contar com apresentações, encenações e comida típica da época;
- Antoninas, em Vila Nova de Famalicão: As Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão são consideradas as principais festas em honra de Santo António do norte do país. Realizam-se em junho e incluem tradições populares, como as marchas antoninas, o saltar das fogueiras, a construção de cascatas e o desfile alegórico e etnográfico.
Melhores épocas para visitar esta região
Ainda não sabe qual é a melhor época e o que visitar no norte de Portugal?
A resposta a esta questão vai depender do tipo de experiência que deseja vivenciar. No entanto, a primavera (que vai de março a junho) e o outono (que vai de setembro a novembro) são considerados os momentos ideais. Durante estas duas estações do ano, o clima é ameno, as paisagens são exuberantes e existem menos turistas, o que lhe permite visitar a região com mais tranquilidade. Na primavera, pode aproveitar para conhecer as praias do norte, para visitar as zonas verdes e para ir aos festivais locais. No outono, tem a oportunidade de experimentar as vindimas e apreciar os cenários espetaculares do Douro.
Se preferir visitar o norte de Portugal no verão, pode sempre ir à praia, acampar ou ir aos festivais mais badalados. No entanto, tenha em consideração que, por esta altura, há sempre mais movimento de turistas. O inverno nesta zona é mais fresco e chuvoso, mas pode ser uma opção caso procure ambientes mais calmos e experiências de inverno. Se visitar Portugal nesta altura, não deixe de visitar os vários mercados de Natal, como os que se seguem: Jardins do Palácio de Cristal, no Porto; Parque de Serralves, no Porto; Mercado do Bolhão, no Porto; Praça da Batalha, no Porto; Urban Market Xmas Edition, Hard Club e Ateneu Comercial do Porto; Cooperativa Árvore, no Porto; Mercado de Natal World of Wine (Vila Nova de Gaia); Mercado de Natal FAMA, Jardim Basílio Teles, em Matosinhos; Mercado de Natal de Guimarães; Mercado de Natal da Maia; Mercado de Natal de Braga; e Mercado de Natal de Santa Maria da Feira.
Como se locomover pela região
Ainda sobre o que visitar no norte de Portugal, se não tiver carro próprio para se locomover facilmente pela região, tem várias opções disponíveis para o efeito. Assim, pode alugar um carro, pode recorrer aos transportes públicos (como comboios e autocarros), pode utilizar o metro e, em alguns locais, o elétrico, pode chamar um táxi ou um uber, e pode ainda participar em passeios turísticos (as juntas de freguesia, as agências de viagens e os próprios municípios estão constantemente a organizar viagens deste género).
Em suma, seja a explorar as paisagens dramáticas do Parque Nacional da Peneda-Gerês ou a navegar pelo rio Douro, o norte de Portugal oferece uma jornada única, repleta de descobertas e momentos inesquecíveis. Esta é uma região que convida os seus visitantes a perderem-se em cada recanto, a degustarem vinhos premiados e a apreciarem a autenticidade da tradição portuguesa.