Getting your Trinity Audio player ready... |
Nem só de água salgada e areia branca é feito o verão português. As praias fluviais em Portugal também são um atrativo para quem busca amenizar o forte calor que, não raramente, passa dos 35°C de norte a sul do país.
Neste texto vamos falar sobre algumas das principais, seja em termos de qualidade da água, infraestrutura ou belezas naturais. Vamos citar duas por região para que você possa programar-se e conhecer também estas maravilhas. Prova de que não é preciso estar no litoral para divertir-se (e refrescar!) durante a estação mais quente do ano.
O que são praias fluviais em Portugal?
Em Portugal, são muitos os rios e albufeiras – locais com água represada em grande quantidade, em uma espécie de lago – aproveitados como praias fluviais. São áreas mantidas pelas Câmaras Municipais (semelhantes às nossas prefeituras no Brasil), por associações ou, ainda, por particulares, destinadas à balneabilidade durante o verão, como verdadeiras praias de água doce.
Para banho, elas funcionam oficialmente durante o verão, mas muitas podem ser visitadas durante o inverno e são bem bonitas independentemente de estação. A diferença é a estrutura: a maioria tem salva-vidas, ao menos um pequeno bar ou café para atender os visitantes, área com guarda-sóis, dentre outras facilidades. É um conceito que não vemos muito no Brasil e, por isso, chama a atenção – inclusive pela entrada, em grande parte dos casos, ser gratuita.
As praias fluviais em Portugal são ótimas opções para quem vive no interior e não deseja deslocar-se até o litoral. Se você quiser saber mais sobre as praias perto de você pode acessar esse link e também baixar o aplicativo Info Praia.
Bandeira azul
Fazer listas é sempre complicado, afinal, a definição de “melhor”, às vezes, pode ser um tanto subjetiva por depender de gosto pessoal, experiências, enfim. Então, por isso, começamos falando sobre uma distinção importante e que, realmente, faz a diferença na hora de você escolher sua praia fluvial em Portugal – independentemente de ela estar dentre as nossas sugestões ou não. Trata-se da bandeira azul.
A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos, dentre os quais, a qualidade da água balnear (cinco anos seguidos sem análises ruins), a presença de salva-vidas e a qualidade dos acessos. 393 praias em Portugal tem essa bandeira. Elas estão distribuídas por 102 municípios e 50 ficam em rios e albufeiras no interior do país.
Ou seja, ter bandeira azul é um excelente critério para sua escolha. Dito isso, vamos à nossa lista com sugestões espalhadas pelo território português, indo de Norte a Sul:
Praia Fluvial do Rabaçal
No Norte de Portugal, cerca de 1h distante de Bragança, está a Praia Fluvial do Rabaçal, localizada em Valpaços (aproximadamente 8km do centro da cidade, nas coordenadas 41°37’58.3″N 7°14’50.8″W). Além de um grande areal e muita sombra, a infraestrutura conta com banheiros com chuveiros, churrasqueiras, parque infantil, restaurante e salva-vidas.
Destacamos essa praia fluvial em Portugal especialmente pelo fato de ser inclusiva, ou seja, está adaptada a pessoas com mobilidade reduzida. Isso se reflete nas facilidades para chegar à água – com espaço de guarda-sóis em local também facilitado e estacionamento com vagas específicas para esse público.
Albufeira do Azibo
Também na região Norte, próximo à fronteira com a Espanha, a Albufeira do Azibo integra a Reserva da Bisosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, assim classificada pela UNESCO – a maior reserva da Europa.
A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo está situada a dois quilômetros da Cidade de Macedo de Cavaleiros e compreende duas praias fluviais: a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira.
Percursos pedestres, áreas para esportes, vestígios arqueológicos…é um espaço que atrai pessoas interessadas nas mais variadas atividades – ou simplesmente relaxar à sombra e com água fresca.
Todos os detalhes sobre essas praias fluviais em Portugal você encontra em: https://www.azibo.pt/
Praia Fluvial das Rocas
Já na região Centro, praticamente no meio do caminho entre Lisboa e o Porto , há uma opção para quem não dispensa ondas, ainda que longe do mar: é a Praia Fluvial das Rocas, em Castanheira da Pera.
Há uma ilha no centro da Praia, uma piscina com 2100 m2 (a maior com ondas do país), uma albufeira e uma ponte secular. O conjunto forma uma espécie de parque aquático. Há opções de bar, restaurante e até alojamentos junto ao local.
Diferente da maioria das praias fluviais, especialmente devido à infraestrutura, nessa praia fluvial em Portugal são cobrados valores de entrada. A bilheteria online está disponível nesse site: https://www.praiadasrocas.com/
Praia Fluvial de Loriga
Também no Centro, incrustada na belíssima Serra da Estrela – em Seia – fica uma das praias fluviais em Portugal mais fascinantes, a ser visitada tanto no inverno quanto no verão. Trata-se de Loriga, a única do país em um Vale Glaciar.
No inverno, o contraste da água de um azul magnífico com a montanha nevada é inesquecível. Já no verão, o verde do entorno é que faz o cenário encantador. Ela é pequena, mas o tamanho não impede que esteja entre as mais maravilhosas.
A infraestrutura da praia fluvial de Loriga conta com estacionamento, salva-vidas, bar e restaurante, banheiros, posto de primeiros socorros, dentre outros quesitos.
Praia Fluvial da Tapada Grande
Em Mértola, mais ao sul de Portugal – no Alentejo – está a Praia da Albufeira da Tapada Grande, na Mina de São Domingos. Está colada à fronteira com a Espanha e também próxima do Faro (aproximadamente 140km).
Localiza-se na maior de duas albufeiras de água doce criadas pela empresa Mason & Barry durante o século XIX para fornecer água para o processamento de minerais de baixo teor pela via húmida.
Além da infraestrutura considerada básica para uma área de bandeira azul, essa praia fluvial em Portugal conta com anfiteatro ao ar livre, espaço infantil e está inserida no Programa Praia Acessível – inclusive com cadeira anfíbia para acesso à água. Não é à toa que em 2017 foi escolhida pelo World Travel Awards (prêmio que é praticamente um Oscar do turismo) como o melhor destino europeu na categoria “Praias Interiores”.
Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara
No Sudoeste alentejano, menos de 50km distante do mar, está uma das maiores e mais bonitas albufeiras de Portugal, que abriga uma praia com Bandeira Azul e com o selo Qualidade Ouro. Trata-se da Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara, em Odemira, junto à aldeia de Santa Clara-a-Velha.
Além do vasto espelho d’água, há uma plataforma flutuante que torna a experiência de banhar-se nessa praia fluvial em Portugal mais atrativa: nessa plataforma formam-se duas piscinas, sendo uma delas para crianças. Também é especialmente atrativa para quem gosta de praticar esportes náuticos.
Essas são algumas de nossas dicas, mas a lista poderia ser muito mais extensa. O que não faltam são pequenos paraísos – alguns escondidos em meio a florestas e montanhas, outros nem tanto.
Por isso, a dica é: permita-se descobrir Portugal fora do óbvio. Há muito para ser visto e desfrutado!