Getting your Trinity Audio player ready... |
Depois da celebração do Natal, de as pessoas estarem empanturradas de rabanadas e sonhos, chega a noite que marca o fim de um capítulo e o início de outro: a Passagem de Ano. E queres festejar o Réveillon em Portugal, mas não sabes onde?
Fica a saber tudo sobre a comemoração da Passagem de Ano em Portugal neste artigo.
Como é o Réveillon em Portugal? É muito diferente do Brasil?
Assim como no Brasil, a Passagem de Ano em Portugal é vivida com grande êxtase. No entanto, tem algumas semelhanças e algumas diferenças. Desde logo, a que salta mais à vista, e que mais se sente na pele, a diferença de temperatura.
Temperatura
Enquanto no Brasil as pessoas vivem esta altura do ano com temperaturas quentes, em Portugal é inverno e está frio, chegando mesmo a nevar em alguns locais.
No entanto, as diferenças não ficam na temperatura e estendem-se às tradições e superstições. Mas, há também algumas semelhanças.
Qual roupa usar no reveillon de Portugal?
No Brasil usar roupas brancas na Passagem de Ano é uma das tradições mais conhecidas. Remonta às religiões de matriz africana e simboliza a purificação.
No Réveillon em Portugal não existe esta tradição de indumentária branca. Além disso, esta cor quase não se vê nas pessoas no inverno, por causa do frio e da chuva.
É habitual os portugueses vestirem roupas pretas ou escuras e, para os mais esmerados, uns brilhantes ou umas lantejoulas.
Uma das superstições da Passagem de Ano em Portugal é as mulheres usarem roupa interior azul nesta noite para trazer sorte para o resto do ano.
Ceia de Passagem de Ano
A noite de Réveillon em Portugal, assim como no Brasil, é passada com amigos e/ou família numa festa em casa ou num restaurante, com muita comida e bebida. No entanto, há algumas superstições que são levadas em conta.
Por exemplo, a ingestão de aves é evitada. Tais como: frango e peru. Acredita-se que traz má sorte. Por este motivo, recomenda-se carnes suínas, bovinas ou peixes – porque traz prosperidade.
Para brindar ao novo ano bebe-se espumante porque, segundo as crenças, traz sorte e prosperidade.
Uvas passas
A tradição de comer 12 uvas passas à meia-noite, e pedir um desejo para cada mês do ano, é uma prática comum em ambos os países. Na realidade, a tradição veio de Portugal.
No Brasil há também a tradição de comer sete sementes de romã e guardá-las na carteira. As sementes não são mastigadas, come-se apenas a polpa da romã.
Entrar com o pé direito
Em Portugal, existe a superstição de subir a uma cadeira e descer com o pé direito à meia-noite. Este gesto simboliza uma entrada com boa sorte.
No Brasil, as pessoas costumam desfrutar a Passagem de Ano na praia. Aqui, existe a superstição de correr para o mar e pular sete ondas. Sete porque é um número espiritual que abre caminhos e ajuda a ultrapassar dificuldades.
Fogos de artifício
Os fogos de artifício são muito comuns em ambos os países, pela sua explosão de cores e barulhos. Esta prática foi difundida pelos chineses e contagiou o mundo. Seja com a família ou com os amigos, a tradição mantém-se.
A diferença é que os portugueses assistem ao fogo de artifício encasacados e com as mãos escondidas nos bolsos, enquanto os brasileiros estão na praia com os pés enterrados na areia e o corpo molhado de água salgada.
Para os mais supersticiosos
Os mais supersticiosos acreditam que devem entrar no novo ano com dinheiro na mão, no bolso ou no sapato para atrair abundância de dinheiro.
Além disso, deve-se fazer muito barulho à meia-noite. O fogo de artifício não chega, é preciso bater tachos e panelas à janela, partir pratos e arranjar formas de criar caos e afastar tudo o que é negativo.
Onde comemorar o Réveillon em Portugal
Portugal tem várias festas de Passagem de Ano, de norte a sul, que garantem animação, música, espetáculo, fogo de artifício, e tudo o que faz parte de um Réveillon memorável com amigos e família.
Neste artigo, separamos alguns dos Réveillons mais memoráveis em Portugal, nomeadamente o do Porto, Lisboa, Algarve, Madeira, entre outros destinos.
Réveillon no Porto
A cidade invicta enche-se de festas espalhadas pela cidade na noite de Passagem de Ano. Muitos portugueses e turistas escolhem visitar o Porto nesta altura do ano por causa do Réveillon.
As pessoas jantam em restaurantes ou em casa com amigos e família, e perto da meia-noite, correm para um dos sítios mais procurados: a Avenida dos Aliados. Aqui, há concertos de música ao vivo e à meia-noite as pessoas assistem a um dos melhores fogos de artifício do país que ilumina a cidade com as suas cores vibrantes.
Para aproveitar o resto da noite há várias opções. Muitas pessoas rumam para a Ribeira do Porto ou de Gaia, outras optam pelas Galerias Paris e pelas discotecas existentes em vários pontos da cidade.
Nesta data especial o metro funciona toda a noite.
Réveillon em Lisboa
À semelhança do Porto, nesta época do ano, a capital é muito visitada pelos portugueses e turistas.
O principal ponto de encontro na noite de Passagem de Ano, depois de jantar, é a Praça do Comércio – Terreiro do Paço. Aqui, reúnem-se milhares de pessoas para celebrar o começo do novo ano com concertos ao vivo e fogo de artificio à meia-noite que ilumina os céus de Lisboa.
O resto da noite é aproveitado nas ruas de Lisboa, como o Bairro Alto, ou nos bares e discotecas espalhados pela cidade. Nesta altura, também há muitos eventos para festejar o Réveillon.
Uma das atrações nesta altura do ano é o Wonderland, no Parque Eduardo VII.
Réveillon no Algarve
Um dos destinos mais procurados para festejar o Réveillon em Portugal é, sem dúvida, o Algarve. As zonas mais requisitadas são: Albufeiras, Lagos, Tavira, Faro, Vila Real de Santo António e Quarteira.
A passagem de ano no Algarve é a que mais se assemelha ao Réveillon do Brasil. Depois de jantar, em restaurantes ou em casa com os amigos e família, as pessoas reúnem-se junto às praias, como a dos Pescadores em Albufeira, e assistem a concertos ao vivo e ao fogo de artifício à meia-noite.
Nesta altura do ano, existem vários packs de férias e de escapadinhas para passar a passagem de ano em terras algarvias.
Madeira – um dos melhores destinos para passar o Réveillon em Portugal
Em Portugal, não há nenhum destino que tenha um fogo de artifício tão grandioso como o da Madeira. Aliás, em 2006, a ilha da Madeira escreveu o seu nome no livro de recordes do Guinness com o “maior espetáculo pirotécnico do mundo”.
O fogo de artifício é lançado em mais de 50 lugares diferentes por toda a ilha, incluindo do mar, com uma duração de oito minutos.
Nesta época do ano, a maior parte dos hotéis apresenta pacotes que incluem uma ceia especial, estadia e festa. No entanto, os preços podem não ser acessíveis.
Outros destinos
O Réveillon em Portugal não acontece apenas nos principais destinos. Há outras alternativas para quem procura menos confusão ou entrar no novo ano de maneira diferente.
Alguns locais onde pode passar a Passagem de Ano e, ao mesmo tempo, aproveitar a cultura e a beleza que estes destinos têm para oferecer, são Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Braga e no arquipélago dos Açores.
Um destino diferente para festejar o Réveillon é na Serra da Estrela. É uma opção para muitos portugueses, sobretudo para famílias com crianças, visto que é o único local onde se pode praticar desportos de inverno em Portugal.
Portugal é um país que oferece boas opções para festejar a Passagem de Ano, com boa comida, bons espumantes, música, animação, fogos de artifício e muita festa. Mas, se quiseres passar o Réveillon em Portugal, não te esqueças de saltar da cadeira com o pé direito e com dinheiro no sapato… isto se quiseres prosperidade e abundância de dinheiro.
Um Feliz Ano Novo!