Getting your Trinity Audio player ready... |
Portugal é um país que convida os seus visitantes e residentes a viajarem de carro. As estradas são seguras, devidamente sinalizadas, contam com boa estrutura e oferecem o que é preciso para que o motorista siga seu rumo, sem receios. Assim, um dos trechos mais interessantes, neste sentido, e que vale ser destacado é o da viagem de Lisboa a Porto.
Com paradas estratégicas, cada vila, cada cidade, reserva particularidades e experiências únicas.
E como são tantas as alternativas de lugares para conhecer, pontos turísticos e peculiaridades, selecionamos dicas e informações para quem vai da capital portuguesa ao Porto de carro.
Desse modo, você ficará por dentro das vantagens em percorrer as terras lusitanas com um automóvel. Isso inclui a qualidade das estradas, o valor do aluguel de carro e a própria geografia de Portugal. Acompanhe o texto e saiba detalhes!
Guia de cidades para viajar de Lisboa a Porto
É importante dizer, que esta viagem pode ser feita no seu tempo, quer seja em um dia, afinal em pouco mais de 3 horas você chega no Porto saindo de Lisboa.
Mas há muito roteiros diferentes para quem deseja aproveitar mais a viagem, até mesmo com estadia de mais de um dia.
Sugerimos uma lista de cidades no caminho, que podem estar todas no mesmo roteiro, ou então aparecer unitariamente. Mas para isso é preciso conhecê-las.
Vamos a elas?
Cascais
Uma viagem de Lisboa a Porto pede, com certeza, uma parada em Cascais. Distante a aproximadamente 30 km de Lisboa, esta é uma cidade costeira encantadora.
Você pode visitar a Praia do Guincho para apreciar a paisagem deslumbrante do oceano Atlântico e explorar o centro histórico de Cascais, com suas ruas charmosas e o famoso Mercado de Cascais.
Com a ideia de aproveitar uma refeição à beira-mar em um dos muitos restaurantes e relaxar nas praias locais, você também pode encher a vista com as mansões glamourosas de verão e com as flores que aparecem por todos os lados. Almoce na Guia de Cascais e aprecie todo o encanto das encostas que encontram o mar. E, ao fim do dia, assista ao pôr do sol nas rochas da Boca do Inferno, essa obra da natureza que é digna de aplausos.
Sintra
Pelo caminho, outro ponto que merece relevância é a cidade de Sintra. Esta cidade é conhecida por seus palácios deslumbrantes, como o Palácio Nacional da Pena e o Palácio Nacional de Sintra. Perca-se nos jardins exuberantes da Quinta da Regaleira e visite o icônico Castelo dos Mouros!
As fachadas coloridas dignas de um conto de fadas já fazem o passeio valer a pena. Isso, visto que os castelos e palácios remontam uma explosão de cores e azulejos. Por outro lado, os jardins e o Castelo Monserrate, são mais locais que devem ser apreciados com calma. Ou, então, antes de pegar a estrada novamente, você pode render-se às delícias do local, com as queijadas ou os famosos travesseiros de Sintra.
Óbidos
A vila está localizada a cerca de 85 km a norte de Lisboa, e pode ser facilmente acessada de carro em aproximadamente uma hora. Ao chegar a Óbidos, você será recebido pelas suas muralhas imponentes e pelas pitorescas ruas de paralelepípedos. Estacione seu carro fora das muralhas, pois o centro histórico é um local protegido e apenas pedestres têm acesso a ele.
Comece sua visita caminhando pelas muralhas de Óbidos. Elas oferecem vistas deslumbrantes da vila e dos campos circundantes. É uma ótima oportunidade para tirar fotos panorâmicas e curtir a atmosfera medieval. Mas, se tiver tempo, explore as ruas: descendo das muralhas, perca-se nas ruas estreitas e pitorescas de Óbidos, repletas de casas brancas tradicionais, lojas de artesanato e pequenas tavernas. Pode, do mesmo modo, visitar o Castelo de Óbidos, que data do século XII e é um exemplo impressionante da arquitetura medieval.
Nazaré
Ao continuar seu trajeto, na viagem de Lisboa a Porto, não esqueça de uma parada que pode ser até mais extensa em Nazaré, a cidade das ondas gigantes. Se quiser aproveitar ainda mais o local, reserve um hotel com antecedência e, dessa maneira, você consegue ficar de um dia para o outro, para visitar, com tempo, tudo o que Nazaré pode oferecer.
Torna-se interessante observar como a cidade se divide em parte baixa e parte acima do penhasco. Há quase 100 metros de altura, você terá acesso por meio do ascensor ou mesmo de carro ou ônibus a uma vista que é um show à parte!
Entretanto, comece seu passeio caminhando pelo centro histórico. As ruas estreitas e empedradas estão repletas de casas tradicionais, lojas de artesanato e restaurantes acolhedores. Passe, ainda, pelo Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, localizado no topo de uma colina. Além de sua importância religiosa, o santuário oferece vistas panorâmicas deslumbrantes.
Se você visitar Nazaré no inverno, terá a oportunidade de testemunhar algumas das maiores ondas do mundo. A Praia do Norte é famosa por suas ondas gigantes, atraindo surfistas profissionais de todo o mundo. Você pode encontrar pontos de observação ao longo do litoral para ver os surfistas em ação.
E, como não poderia deixar de ser, outro lado evidenciado pelos turistas é a gastronomia local. Pratos tradicionais como peixe fresco grelhado, caldeirada de peixe ou a famosa “caldeirada à Nazarena”, uma especialidade local, são apenas algumas das delícias portuguesas.
Alcobaça
Também detentora de um dos mais belos patrimônios históricos de Portugal, Alcobaça possui o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que é literalmente o centro da cidade e, saindo de Nazaré, é mais uma localidade a ser vista neste trajeto de carro.
A monumentalidade da obra chama a atenção, mas os fatores relevantes que são motivo de visita são os túmulos de Dom Pedro I e sua amante Dona Inês de Castro. Dica de ouro: além do mosteiro, os melhores doces conventuais de Portugal estão na Pastelaria Alcôa. Isso vale ou não um café da tarde em Alcobaça?
Batalha
E, para uma parada rápida, você pode organizar-se rumo à Batalha, onde localiza-se o impressionante Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Patrimônio Histórico reconhecido pela Unesco, também chamado de Mosteiro da Batalha. Não é preciso ser especialista em arquitetura para notar a influência gótica que está em cada detalhezinho dessa construção do século 14.
Figueira da Foz
Ao passar por Figueira da Foz, nesta aventura em forma de viagem de Lisboa a Porto, você será recebido pelas extensas praias de areia dourada e pelo mar azul. Relaxe, estacione seu carro e comece a explorar a cidade.
A Praia da Figueira, ou Praia da Claridade, é a praia principal da cidade e detém uma ampla faixa de areia onde você pode tomar sol e dar um mergulho no mar. Neste momento, se estiver com tempo, existem os esportes aquáticos, como surf ou stand-up paddle, que podem ser explorados. Para os que preferem não se arriscar nos esportes, há as passarelas de madeira, pistas de caminhada, “casas de banho” e quiosques de madeira colorida, que são o charme da Praia da Figueira. Se o plano é dormir por lá, vale conhecer o cassino da cidade, que também é ícone.
Coimbra
Nesta verdadeira jornada pelas estradas de Portugal, Coimbra é uma cidade repleta de história e que, mais uma vez, pede uma parada mais longa. A Universidade de Coimbra, um dos pontos turísticos emblemáticos da cidade, junto da Biblioteca Joanina, com sua arquitetura deslumbrante e coleções de livros raros, são pontos turísticos muito interessantes. Por ali, caminhe pelo Pátio das Escolas, onde você encontrará a famosa estátua do estudante.
Não deixe de visitar a Sé Velha, a catedral de Coimbra, que remonta ao século XII. O seu interior é impressionante, com vitrais coloridos e arte sacra.
Em contrapartida, o centro histórico de Coimbra, conhecido como “Baixa”, tem as suas ruas estreitas e a arquitetura medieval das casas e igrejas, que é algo de encher os olhos. Aproveite para almoçar em uma das tascas tradicionais de Coimbra e experimentar pratos típicos da região, como o leitão assado à Bairrada ou a chanfana, um guisado de carne de cabra.
Contudo, se a ideia é comer uma refeição mais leve para ter tempo de caminhar, faça uma visita ao Jardim Botânico de Coimbra, um oásis verde no coração da cidade, com seus jardins exuberantes de plantas e árvores. Outras atrações são o Rio Mondego e a Ponte Pedro e Inês, o Convento de Santa Clara-a-Velha e o Portugal dos Pequenitos (um parque temático que representa monumentos do país em miniatura).
Aveiro
A “Veneza Portuguesa” está localizada a aproximadamente 65 km a norte de Coimbra, e você pode chegar lá de carro em menos de uma hora. Comece a sua visita conhecendo o centro histórico da cidade. Ao andar pelas ruas charmosas, você irá admirar a arquitetura colorida das casas tradicionais. Lembre-se de registrar fotos da Ria, um dos cartões-postais da cidade.
Outra dica é seguir em um passeio pelos canais de Aveiro a bordo de um moliceiro, um barco típico da região. Você poderá observar a paisagem encantadora e aprender sobre a história e cultura da cidade, com os guias locais.
Aveiro é também famosa por seus doces tradicionais, especialmente os ovos moles, presentes nas confeitarias locais. Os ovos moles são doces em formato de conchas, feitos com gema de ovo e açúcar, e são uma verdadeira iguaria. Se puder, vá observar o processo de fabricação na Oficina do Doce.
Ainda, antes de seguir viagem, você pode ir até a Praia da Costa Nova, que está localizada a poucos quilômetros dali. Essa praia é conhecida pelas suas típicas casas coloridas, chamadas de “palheiros”, uma atração turística por si só. Desfrute de um passeio pela praia, sinta a brisa do mar e acompanhe a movimentação turística e da comunidade local.
Dicas para a viagem de Lisboa a Porto
As estradas na viagem de Lisboa a Porto são excelentes e, normalmente, só há trânsito nas maiores cidades nos horários de pico (Lisboa, Porto, Braga, Coimbra). O interior de Portugal é belíssimo e conhecer as cidades pequenas, as vilas e as aldeias pode ser um programa excelente para fugir dos locais tradicionalmente visados.
Por mais que você tenha definido os principais pontos de parada, fugir das autoestradas e descobrir as cidades menores também é muito valioso. Além de castelos, cidades com muralhas, vestígios arqueológicos, igrejas imponentes, Portugal possui muitas praias, serras, neve, trilhas ecológicas e refúgios encantadores.
E, para aproveitar ao máximo seu tempo em Portugal, alugar um carro e fazer uma roadtrip pelo país, pode ser mais rápido e você poderá conhecer mais de uma cidade por dia.
Aluguel de carro em Portugal
O primeiro passo é alugar um carro em Portugal. Você pode fazer isso antes da sua viagem, com antecedência pela internet. Os valores são muito bons e valem muito a pena, principalmente se você puder dividir os custos do aluguel, combustível e pedágio com mais pessoas.
Saiba que os custos diários de aluguel de carros em Portugal podem variar dependendo de vários fatores, como o tipo de veículo, a época do ano, a duração do aluguel e a empresa de aluguel escolhida. No entanto, para dar uma estimativa geral, os preços diferem entre 20€ e 100€ ou mais, contando com esses fatores.
Quanto às empresas de aluguel de carros mais recomendadas em Portugal, há algumas opções populares, como a Europcar, que é reconhecida por contar com uma ampla seleção de veículos e diversas localizações em todo o país.
Outra empresa bem estabelecida em Portugal, a Hertz possui uma variedade de opções de veículos e possui diferentes filiais nas principais cidades e aeroportos, assim como a Avis.
Existe a Budget, uma opção popular para aluguel de carros econômicos e ainda a Sixt, empresa internacional que passou a ser recomendada nos últimos tempos.
Carteira de Motorista
Agora, é possível utilizar a sua Carteira de Motorista em Portugal, de categoria A e/ou B, até a validade da carteira. Então, nesta viagem de Lisboa a Porto, de carro, você pode usar o seu documento, sem qualquer problema. , de categoria A e/ou B, até a validade da carteira. Então, nesta viagem de Lisboa a Porto, de carro, você pode usar o seu documento, sem qualquer problema.
Em razão de uma recente mudança nas leis portuguesas e de um acordo entre Brasil e Portugal, desde julho de 2022 os brasileiros que possuem carteira de habilitação válida conseguem guiar em Portugal. Isso, claro, desde que a sua carta de condução esteja dentro da validade e nos parâmetros estabelecidos. Além disso, a CNH deve ter sido emitida ou renovada há menos de 15 anos e o condutor precisa ter entre 18 e 60 anos.
Via Verde e SCUTS
A dica mais valiosa para quem vai alugar em um carro de Lisboa ao Porto é: alugue um Via Verde para passar nos pedágios em Portugal. Desse modo, você evita qualquer dor de cabeça com os pedágios, pode passar direto e depois ser cobrado no cartão de crédito.
A vantagem de ter o Via Verde é que você não precisa ir atrás de uma rede PayShop (ou Correio CTT) para pagar os SCUTS depois. Os SCUTS são um sistema de cobrança de pedágio que você não pode pagar na hora. O leitor tira uma foto da sua placa e você precisa lembrar de pagar em até 5 dias depois. Só que muitas vezes quando você vai pagar o valor, ele ainda não está disponível no sistema.
Com o Via Verde tudo é cobrado no seu cartão de crédito e você não precisa se preocupar com as portagens em Portugal. O valor total do pedágio de Lisboa ao Porto pode variar dependendo da rota escolhida e das taxas aplicadas nas diferentes estradas. A rota mais direta entre Lisboa e Porto é pela autoestrada A1. O valor total do pedágio nesta rota pode chegar a cerca de 20€ a 25€, considerando apenas a ida.
É importante lembrar que os valores do pedágio estão sujeitos a alterações, portanto, é recomendável verificar as tarifas atualizadas antes de sua viagem. Você pode obter informações mais precisas sobre os custos de pedágio em Portugal consultando sites oficiais de concessionárias de rodovias, como a Brisa (www.brisa.pt) e a Infraestruturas de Portugal (www.infraestruturasdeportugal.pt).
Limite de velocidade nas estradas de Lisboa ao Porto
O limite de velocidade padrão nas autoestradas em Portugal é de 120 km/h. Porém, em determinadas áreas ou em condições específicas, os limites podem ser reduzidos para 100 km/h ou 80 km/h.
Em algumas seções da rota entre Lisboa e Porto, você encontrará vias rápidas. O limite de velocidade nessas vias é geralmente de 100 km/h, mas fique atento às placas de sinalização, pois em algumas áreas podem haver reduções de velocidade temporárias.
Nas estradas secundárias fora das áreas urbanas, o limite de velocidade geralmente é de 90 km/h. No entanto, em áreas residenciais ou mais congestionadas, o limite pode ser reduzido para 50 km/h.
E, dentro das áreas urbanas, o limite de velocidade geralmente é de 50 km/h, a menos que haja sinalização indicando limites diferentes.
Estacionamento
Na sua viagem de carro por Portugal, saiba que você vai contar com parquímetro, na maioria das cidades. Por isso, não esqueça de colocar algumas moedas na máquina ao estacionar. Além, como é óbvio, de colocar no papel do carro o horário, para evitar uma eventual multa.
Segurança
Durante a noite, ao longo deste passeio pelas cidades, é possível deixar o carro na rua. A maioria dos locais de Portugal são extremamente seguros. Só evite deixar pertences à mostra e redobre o cuidado se estiver em cidades grandes, como Lisboa ou Porto. É bom evitar dar chance ao azar, não é mesmo?
Pronto, agora é só aproveitar e curtir sua viagem de Lisboa a Porto e fazer uso do carro para conhecer mais cada cantinho desse maravilhoso país, Portugal!